SóProvas


ID
3148375
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A doença ateromatosa pode ser prevenida, farmacologicamente, com o uso de estatinas. Esse grupo de fármacos age na via

Alternativas
Comentários
  • Rang & Dale - FARMACOLOGIA

    A. FIBRATOS: são AGONISTAS dos receptores nucleares PPARα e aumentam a captação hepática de LDL.

    B. RESINAS DE LIGAÇÃO A SAIS BILIARES: eram os únicos agentes disponíveis para reduzir a absorção do colesterol e estavam entre os poucos meios para redução do colesterol plasmático. Administrados por via oral, sequestram sais biliares no intestino e previnem sua reabsorção e recirculação ênterohepática. A concentração de HDL não se altera, e causam aumento indesejado de triglicerídeos.

    C. (ESTATINAS) endógena, como inibidor competitivo da HMG-CoA redutase. ITEM CORRETO

    D. EZETIMIBA: no duodeno, inibe a absorção de colesterol (e de estanóis vegetais) por bloqueio de uma proteína transportadora (NPC1L1) nas microvilosidades (borda em escova) dos enterócitos, sem afetar a absorção de vitaminas lipossolúveis, triglicerídeos ou ácidos biliares. 

    E. ÁCIDO NICOTÍNICO: é uma vitamina e, como tal, é essencial para muitos processos metabólicos importantes. Bem à parte disto, tem sido usado em quantidades de gramas como agente redutor de lipídeos. É convertido em nicotinamida, que inibe a secreção hepática de VLDL, com consequente redução de triglicerídeos e LDL circulantes, incluindo Lp(a) e aumento do HDL.