- 
                                	A Constituição Federal de 1988 (CF88) definiu inovações importantes no 	processo orçamentário brasileiro introduzindo novas regras para a construção do 	orçamento público. Buscou consolidar mecanismos para maior integração entre o 	planejamento e o orçamento, ao instituir o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes 	Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) (Giacomoni, 2010) 
- 
                                Não entendi o PPA foi criado pela CF/88, no meu entendimento só a LDO foi criada pela CF para integrar o PPA à LOA que já existiam antes. Creio que a alternativa também está incorreta.
 
 Algu'm poderia me ajudar?
- 
                                Letra E.
 
 "O Orçamento Plurianual de Investimentos ("OPI") não chegou a ter eficácia, não encontrando abrigo na Constituição de 1988, que estabeleceu, ao invés, um Plano Plurianual ("PPA")."
 
 GONÇALVES, Antônio Carlos da Cunha. O orçamento público brasileiro. Suas origens, princípios norteadores e forma de execução. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2523, 29 maio 2010
 
 
 Bom estudo a todos.
 
- 
                                Olá,
 
 Excelentes comentários dos nobres colegas concorrentes. Muito bem fundamentados também.
 
 Os pontos de destaque da contistuição de 1988 no que se refere a orçamento:
 
 I - Criação do PPA e da LDO (integração entre planejamento e orçamento)
 
 II - Unificação orçamentária. Reuniu no orçamento os orçamentos Fiscal, da Seguridade e dos Investimentos das Empresas Estatais.
 
 III - Resgate da competência do Poder Legislativo (até então suprimida pela CF de 1967, onde o parlamento não tinha poder de emendas sobre a matéria), sendo que agora pode realizar emendas, orientar na elaboração e conceder autorizações.
 
 Um peguinha muito recorrente em relação à questão do orçamento programa, que os examinadores costumam atribuir capciosamente à CF de 1988.
 
 "Referência: Orçamento Público, Administração Financeira e Orçamentária e LRF, Augustinho Paludo, 2ª edição, páginas 26 e 27"
 
 Abraços!
- 
                                A Correta é a Letra E! 
 Constituição de 1988:
 	- 		Devolve as prerrorgativas perdidas no período autoritário;
- 		Explicita os princípios orçamentários;
- 		Fixa os marcos legais da gestão pública.
- 		Instituiu o PPA,LDO 
 
- 
                                Introduzidos em 1988, o PPA e a LDO são novidades trazidas pela atual Constituição. Já a LOA existia antes (Lei 4320/64).
                            
- 
                                A CF de 88 criou o PPA e a LDO. Lembrando que a LOA não foi criada pela CF de 88, esta apenas deu uma nova roupagem a LOA que foi dividida em 3 orcamentos (Fiscal, Investimento das empresas e Seguridade Social). 
 
 Boa sorte a todos...
- 
                                O PPA e a LDO são inovações da CF/88 (art. 165, I e II). 
 
 As bancas tentam confundir o candidato (e muitas vezes conseguem), valendo-se do fato de que antes da CF/88 existiam instrumentos semelhantes ao PPA, como o Plano Plurianual de Investimentos - PPI. 
 A integração entre o planejamento (PPA) e o orçamento (LOA) é efetivada pela LDO.
 
 Sobre os outros itens, vejamos:
 
 A) a iniciativa das leis orçamentárias é privativa do Chefe do Poder Executivo. 
 
 B) a lei orçamentária anual compreende os orçamentos: Fiscal, da Seguridade Social, e de Investimentos nas Estatais Dependentes.
 
 C) o ciclo orçamentário não se restringe a LOA. Ele extrapola o exercício financeiro.
 
 D) invenção do examinador.
 Gabarito: E.
 
- 
                                LETRA E   a) Errada. A prerrogativa é exclusiva do Executivo para proposição de lei em matéria orçamentária. b) Errada. O orçamento monetário foi extinto. c) Errada. O Ciclo Orçamentário não se resume apenas à LOA. d) Errada. Há, além do Orçamento Fiscal, os Orçamentos da Seguridade Social e de Investimento das Estatais. e) Correta. A Constituição Federal de 1988 recuperou a figura do planejamento na administração pública brasileira, com a integração entre plano e orçamento por meio da criação do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.   Fonte : Estratégia