SóProvas


ID
3149059
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Oito civis morreram e 30 ficaram feridos em um bombardeio neste sábado contra um acampamento de deslocados no Iêmen, anunciou neste domingo uma coordenadora da ONU, sem indicar os supostos autores do ataque.
(Jornal do Brasil. 27.01.2019. Acessível em
https://bit.ly/2CVhE1g. Adaptado)

Os ataques no Iêmen se devem

Alternativas
Comentários
  • O Iêmen é um país pobre localizado na fronteira com a Arábia Saudita que é assolado por uma guerra civil desde 2014. A população é dividida em 56% de sunitas e 44% de xiitas.

    No conflito atual, opõe-se, de um lado, os rebeldes houthis (xiitas) apoiados pelo Irã, e do outro, grupos ligados ao atual presidente Abdrabbuh Mansour Hadi, apoiado pela Arábia Saudita. A disputa de poder no Iêmen inclui também tribos sunitas, a Al-Qaeda e até o Estado Islâmico.

    Os ataques da notícia em questão foram realizados pelos houthis para atingir participantes de um desfile militar, leais ao presidente do país, Abdrabbuh Mansour Hadi.

    Gabarito: C

    Fonte: Estratégia Concursos

    Espero ter ajudado!

  • A Guerra no Iêmen segue ativa desde 2015 e já é considerada a maior crise humanitária do século XXI. A forma como um ataque ocorrido no conflito foi abordada reforça a importância de manter o acompanhamento cotidiano do noticiário. O enunciado busca a alternativa que demonstre corretamente as causas do ataque. 
     

    A) Refere-se ao Irã.

    B) A disputa com o país vizinho envolve a Arábia Saudita.

    C) Com mais de cinco anos de conflito envolvendo grupos rivais no interior do país, mais a ajuda a ambos os lados por países rivais, a guerra já matou centenas de milhares de pessoas tanto em conflitos como por fome e doenças. Alternativa correta.

    D) Etiópia que tem conflito com a Eritreia.


    E) Envolve a Somália e não o Iêmen. 

    Gabarito do professor: C.