SóProvas


ID
3149299
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Sedentários bem alimentados

     Pela primeira vez na história de nossa espécie, foi-nos oferecida a possibilidade de comer à larga em todas as refeições e de ganhar a vida sentados o dia inteiro. Obesidade e sedentarismo se tornaram as principais epidemias nos países de renda média e alta, nos quais a praga mortífera do tabagismo começa a ser a duras penas controlada.

   Na esteira dessas duas pandemias, caminham a passos apressados hipertensão arterial, diversos tipos de câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos, articulares, renais e outras complicações que sobrecarregam o sistema de saúde, encarecem o atendimento e fazem sofrer milhões de pessoas. Nas capitais, 19% dos brasileiros adultos estão obesos e outros 35% têm sobrepeso, ou seja, menos da metade da população cai na faixa do peso considerado saudável.

   Na contramão de outros ramos da economia, a incorporação de tecnologia na área médica aumenta o custo do produto final. A assistência a uma população que envelhece mal como a brasileira exigirá recursos de que não dispomos no SUS nem na saúde suplementar.   

     Esperar as pessoas adoecerem para tratá-las em hospitais e unidades de pronto atendimento é política suicida. Não há saída: ou investimos na prevenção ou, cada vez mais, só os privilegiados terão acesso à medicina moderna.

      Nos anos 1960, cerca de 60% dos nossos adultos fumavam, hoje não passam de 10%. Se conseguimos resultado tão impressionante com a dependência química mais feroz que a medicina conhece, não é impossível convencer mulheres, crianças e homens a comer um pouco menos e a andar míseros 40 minutos num dia de 24 horas.

(Drauzio Varella. Folha de S. Paulo, 11.11.2018. www.folha.uol.com.br. Adaptado)

A conjunção Se, na frase que encerra o texto, estabelece relação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Expressa relação de causa (o fato de) "conseguimos resultado tão impressionante com a dependência química mais feroz que a medicina conhece [...]"

    Ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

  • A dica neste caso é inverter a ordem das frases e pensar nos sinonimos das conjunções apresentadas, assim como o colega Welder expôs...

    "...não é impossível convencer mulheres, crianças e homens a comer um pouco menos e a andar míseros 40 minutos num dia de 24 horas, VISTO QUE/ UMA VEZ QUE/ POIS conseguimos resultado tão impressionante com a dependência química mais feroz que a medicina conhece."

  • Questão muito boa!

    Analisemos o trecho:

    Se conseguimos resultado tão impressionante com a dependência química mais feroz que a medicina conhece, não é impossível convencer mulheres, crianças e homens a comer um pouco menos e a andar míseros 40 minutos num dia de 24 horas.

    É possível reescrever esse trecho da seguinte maneira:

    Visto que já conseguimos resultado impressionante com a dependência química mais feroz que a medicina conhece - o fumo -, não é impossível convencer mulheres, crianças e homens a comer um pouco menos e a andar míseros 40 minutos num dia de 24 horas, porque conseguimos.

    A troca de "Se" por "Visto que" deixa claro o valor causal dessa conjunção.

    Resposta: Letra D

  • A frase tá meio sem sentido, falta um ponto de interrogação no fim dela, não?

  • Caso tenha errado por colocar a alternativa B, não se culpe, todos erram.

    MAAAS, vamos esclarecer o por que não é ela?

    Você precisa ter em mente que quando é uma conjunção de concessão ou condicional, ela irá exigir do verbo a sua modificação do tempo verbal para subjuntivo, ou para o futuro do pretérito do indicativo (indica dúvida, RIA)

    B) Se conseguimos resultado tão impressionante com a dependência química mais feroz que a medicina conhece.....

    Agora, perceba que se o SE estivesse com o valor de condição ou dúvida, os verbos deveriam expressar a mesma coisa, correto? Então, para que isso acontecesse, o verbo deveria estar -> "Se Conseguíssemos resultado ...." Perceba que agora o verbo está no pretérito imperfeito do subjuntivo.

    Não sei se consegui te ajudar amigo, mas caso tenha falado alguma bobagem ou não entendeu, manda mensagem!!

    Abraçoo

  • Eu percebi o erro da B por causa do tempo verbal, mas mesmo assim marquei. Kkkkk