SóProvas


ID
3149482
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


      Está bem difícil a vida de quem mora no Rio de Janeiro e precisa andar na rua. Termômetros digitais mostram uma temperatura que o corpo da gente não registra: a sensação térmica é muito mais alta. Dia desses, vinha caminhando, tentando respirar e, ao mesmo tempo, poupar um pouco as energias para chegar ao meu destino, quando encontrei uma moça, numa sombra de árvore, tentando estimular seu buldogue francês, esparramado no chão, a se levantar e andar. Olhei o relógio, o qual marcava pouco mais de 11h. Ao lado do bichinho, já com meio palmo de língua para fora, havia uma cumbuca cheia de água, que a moça tentava oferecer ao animal e que, naquele momento, estava sendo inútil.

      Parei um pouco, sugeri que ela jogasse a água sobre a cabeça do cão, pegasse-o no colo e corresse com ele para casa. O risco de intermação é grande, sobretudo para raças de focinho achatado.

      Quando nos despedimos, chamei sua atenção para o perigo que o cão correra e fiz ela me prometer que nunca mais sairia com ele àquela hora no verão. “Eu sei, ele fica plantado em casa, sem sair, por causa deste calor. Não consigo acordar cedo para sair com ele”, confessou-me ela.

(Amelia Gonzalez. “Nossos pets e o aquecimento global”. https://g1.globo.com, 25.01.2019. Adaptado)

A partir de informações presentes no segundo e terceiro parágrafos do texto, o sentido original está preservado e os verbos estão corretamente empregados em:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa A, a expressão "antes disso" não deveria estar entre vírgulas?

  • Gustavo, a banca apenas pede para atentar à preservação do sentido original dos fragmentos e aos verbos, não exige quanto à pontuação.

    Em todas as outras alternativas, exceto a letra A, pode-se perceber que existe uma confirmação que a dona do cão cumpriu com as orientações do narrador, o que não é explicíto no texto, desta forma, há alteração no sentido.

  • Não concordo com esse gabarito. A alternativa D, que não vi erro, para mim está mais correta.

    A alternativa A ficou subjetiva, pois "explicações" pode ter sentido de ensinar, como se justificar.

    Veja que ela escutou "explicações", pode que a dona ensinou algo ou se justificou. O correto seria isto, "escutei justificativas".

  • Difícil. Qual é o erro da D?

  • Amigos, o problema da alternativa "D" é que a mesma passa a ideia de que o cão só não correu riscos pelo fato de "ter recebido água sobre a cabeça". Vejam que o texto não traz a informação de que isso realmente aconteceu, além de que podemos considerar que o risco existiu pelo simples fato de que a dona escolheu levar o cão para passear em um horário em que a temperatura é muito alta.

    Bons estudos :)