SóProvas


ID
3149494
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


      Informação é um elemento essencial para nossa sobrevivência e tomada de decisões. É por isso que ninguém se joga, para ganhar tempo, de um edifício de dez andares em vez de descer as escadas; o mesmo acontece com tomadas de decisão. Se uma pessoa deseja viajar de avião para Nova York, ela se informa da hora da partida antes de ir ao aeroporto. Caso contrário, corre o risco de perder o voo.

      O bom senso comum, que nessas áreas é aceito por todos, não existe, contudo, no tocante a outro problema de grande importância, que é o aquecimento do nosso planeta, que está em curso. A temperatura média já subiu mais de um grau Celsius desde 1800 e provavelmente vai subir mais dois graus até o fim do século 21.

      A probabilidade de que a principal causa desse aquecimento seja a emissão dos gases resultantes da queima dos combustíveis fósseis, do desmatamento e de atividades agrícolas é muito grande, e essa avaliação decorre de inúmeros estudos científicos. As consequências do aquecimento da Terra são muito sérias e já se manifestam, por exemplo, nos desastres climáticos que estão se tornando cada vez mais frequentes.

      Para enfrentar o problema, a cooperação internacional é essencial, porque as emissões que causam o aquecimento não respeitam fronteiras. A temperatura na China (o maior país emissor mundial) está subindo por causa de suas próprias emissões, mas também das emissões dos Estados Unidos (o segundo emissor mundial) e vice-versa, bem como das emissões de todos os outros países. O Brasil é responsável por cerca de 3% das emissões mundiais.

      Existem outras causas para o aquecimento (e até o resfriamento) da Terra – além das emissões de carbono –, como já aconteceu no passado, como a variação da atividade solar, a inclinação do eixo da Terra, erupções vulcânicas, etc. Mas elas foram todas analisadas pelos cientistas: a ação do homem soma-se a esses eventos naturais e está ocorrendo numa velocidade sem precedentes na história geológica da Terra. Questionar a realidade do problema é uma posição obscurantista, como foi a da Igreja Católica no fim da Idade Média ao negar que a Terra gira em torno do Sol.

(José Goldemberg. “Aquecimento global e desinformação”.https://opiniao.estadao. com.br, 21.01.2019. Adaptado)

Em uma hipotética carta de um leitor do Estadão ao jornal, assinale a alternativa que apresenta um trecho dessa carta com emprego correto de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O artigo ?Aquecimento global e desinformação?, de José Goldemberg, expõe um problema importante para nossos dias.

    ? Aspas marcando uma especificação acerca do nome do artigo e as vírgulas isolando um aposto expicativo, pontuações usadas corretamente.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Eu não entendi a parte do "embora com sentido original ligeiramente alterado.", para mim, o sentido se manteve.

  • Qual o erro da D?

  • AS VÍRGULAS QUE DEVERIAM EXISTIR ESTÃO MARCADAS DE VERMELHO

    A)

    O senhor José Goldemberg afirma que, desde 1800, a temperatura já subiu mais de 1 grau. Gostaria de saber de onde ele tirou essa informação?

    B) Deveria ter 2 vírgulas isolando "por favor"

    Senhor editor, por favor, envie meus cumprimentos ao professor José Goldemberg pelo artigo esclarecedor.

    C) CORRETO

    O artigo “Aquecimento global e desinformação”, de José Goldemberg, expõe um problema importante para nossos dias.

    D)

    Parabenizo o jornal por apresentar matéria relevante e convidar alguém com notório conhecimento sobre o assunto, o professor “José Goldemberg”.

    E)

    A matéria afirma que os Estados Unidos (segundo emissor mundial de gás carbônico), segundo levantamento, ficam atrás apenas da China. O que é compreensível.

  • JEAN GAIA, o erro da alternativa A não reside na inexistência de virgulas separando o adjunto adverbial de tempo deslocado na oração. Por ser de curta extensão, a falta de virgulas não causa vicio gramatical.

    O erro está na presença de um ponto de interrogação ao final da frase. Não estamos diante de uma pergunta, e sim de uma solicitação do autor da carta dirigida aos responsáveis pelo jornal em questão. Não cabe aqui o sentido interrogativo.