SóProvas


ID
314989
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assessoria desenvolvida por Assistente Social tem como referência o atual projeto ético-político. Nesse Sentido, o Serviço Social é uma profissão que

Alternativas
Comentários
  • Boa t@rde!

     

    Comando da questão PROJETO ÉTICO POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL, compreendê-lo é fundamental para respondermos este tipo de questão nas provas e, sobretudo, entendermos a legitimação profissional na atualidade. Segue uma pequena análise de Netto sobre o esse assunto.   

     

    Este projeto profissional se vincula a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero. A partir destas opções que o fundamentam, tal projeto afirma a DEFESA INTRANSIGENTE DOS DIREITOS HUMANOS e o repúdio do arbítrio e dos preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade como no exercício profissional.

    A dimensão política do projeto claramente enunciada, se posiciona a favor da EQUIDADE E DA JUSTIÇA SOCIAL, na perspectiva DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO A BENS E A SERVIÇOS RELATIVOS ÀS POLÍTICAS E PROGRAMAS SOCIAIS; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras. Correspondentemente, o projeto se declara radicalmente democrático – considerada a democratização como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.

    RESPOSTA LETRA "D".

     

    Ver A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto.

  • O Serviço Social dispõe de um Projeto ético-político que baliza sua formação e seu exercício profissional, apresentando os valores e princípios que norteiam a profissão. Este projeto também busca regulamentar a profissão e se concretiza na Lei de Regulamentação da Profissão (8.662/1993), nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei n. 8.742/1993), bem como na produção de pesquisa. Esse projeto possui amparo na teoria social crítica e indica claramente uma crítica a sociabilidade capitalista, objetivando a transformação social, a emancipação política e humana da classe trabalhadora, a divisão da riqueza socialmente produzida, a equidade e a justiça social, e o fim de todas as formas de exploração e opressão. Portanto, todo o exercício profissional do assistente social está intimamente ligado a esse projeto que é hegemônico no interior da categoria. Nesse sentido, a assessoria desenvolvida pelo assistente social deverá considerar o exposto neste projeto e indicar o posicionamento explícito da profissão em defesa dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento de suas lutas. Ao prestar assessoria a determinada equipe ou profissional, a atuação do assessor não será neutra. Sendo assim, o assistente social assessor indicará proposições para a elaboração do projeto que prática que contemplem também os direitos dos usuários, a universalização dos serviços, a desburocratização, etc, observando o exposto pelo seu projeto profissional.


    RESPOSTA: D
  • Naão entendi.

    O assessor não é aquele que intervém, deve, sim , propor caminhos e estratégias ao profissional ou á equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições, Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente suas proposições.