SóProvas


ID
3151453
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e uma das principais causas de internação hospitalar. A doença tem repercussões metabólicas e nutricionais diferenciadas, segundo o tipo de tratamento oncológico e características tumorais de localização, tamanho e estadiamento. Nesse sentido, quanto à fisiopatologia do câncer e dietoterapia em pacientes com a doença, identifique a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Para pacientes com câncer submetidos à cirurgia desnutridos ou em risco de desnutrição candidatos a

    cirurgia de médio ou grande porte, recomenda-se a utilização de fórmulas hiperproteicas com imunonutrientes (arginina, ácidos graxos ômega-3 e nucleotídeos), por via oral ou enteral na quantidade mínima de 500ml/dia no período peri-operatório, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia.

    Fórmulas imunomoduladoras contribuem para a redução das taxas de complicações pós-operatórias, principalmente as infecciosas com consequentemente diminuição do tempo de permanência hospitalar. A administração por via oral ou enteral perioperatório, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia na quantidade mínima de 500 ml a 1.000 ml por dia.

    Ref: DIRETRIZ BRASPEN DE TERAPIA NUTRICIONAL NO PACIENTE COM CÂNCER 2019

  • Recomendação da ESPEN 2016, já a ASPEN só é recomendado para pacientes Desnutridos.

  • Câncer ou tumor pode ser definido como crescimento descontrolado, disseminado e invasivo de células bem diferenciadas, resultando na formação de massas sólidas tumorais pouco delimitadas, com estrutura típica do tecido de origem.

    B

    Para tratamento de pacientes com sinais e sintomas relacionados à quimioterapia, recomenda-se modificações na dieta, como a restrição de frituras, alimentos gordurosos e líquidos durante as refeições, redução do volume, fracionamento da dieta, mastigação lenta, consumo de sucos, picolés de frutas cítricas, evitar preparações muito quentes ou muito geladas para aqueles com disfagia, odinofagia e/ou mucosite.

    C

    Pacientes com câncer, adultos e idosos, em tratamento antineoplásico devem ter oferta proteica de 1,0 a 1,2 g/Kg/dia e se houver inflamação sistêmica, a oferta proteica deverá ser de 1,5 a 2,5 g/Kg/dia (hipermetabólicos, estresse ou má absroção).

    D

    Para pacientes com câncer submetidos à cirurgia de grande ou médio porte, com estado nutricional de desnutrição ou em risco de desnutrição, é recomendado o uso de fórmulas hiperproteicas com imunomoduladores (arginina, ácidos graxos ômega-3 e nucleotídeos) , na quantidade mínima de 500 mL/dia, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia.