SóProvas


ID
315337
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Admite-se a tentativa

Alternativas
Comentários
  • resposta: letra "e"

    pois nao cabe tentativa em:

    - contravenção penal
    - crimes culposos
    - crimes preterdolosos
    - crimes omissivos puros ou próprios
    - crimes unissubsistentes (que se consumam em um único ato)
  • Com um exemplo clássico de crime comissivo por omissão fica fácil de matar: A, inimigo de B, é salva-vidas e vê B se afogando. Mesmo tendo o dever de atuar e evitar o resultado, característico do crime, não o faz. A tem o dever de evitar o resultado. Se este não se verifica por circunstâncias alheias à sua vontade, tem-se a tentativa (por exemplo, outro salva-vidas resgata B).
  • Informação básica para os iniciantes:

    O crime omissivo impróprio também chamado de comissivo por omissão, traduz no seu cerne a não execução de uma atividade, predeterminada juridicamente exigida do agente.

    São crimes de evento, isto porque o sujeito que deveria evitar o injusto é punido com o tipo penal correspondente ao resultado.

    Todavia o que faz de um delito omissivo, comissivo por omissão é a posição de garantia do agente. Assim, o salva-vidas que assiste, inerte, ao afogamento de um banhista incorre na prática do delito de homicídio (comissão) por omissão.

    É dizer, que nos crimes omissivos puros, viola-se um dever legal de agir, enquanto que na omissão imprópria, o dever de operar do agente decorre de uma norma proibitiva, mas se erige de uma posição garantista. Logo, na omissão pura integra o tipo, o não atendimento da ação devida; por isso, tem-se na omissão imprópria uma desatenção (indireta, por omissão) “à norma proibitiva de causar o resultado”.

    Assim, tanto na omissão própria como nos crimes comissivos por omissão (e nos crimes de omissão e resultado, como sugere a classificação tripartida dos delitos omissivos), há a essência de uma omissão, manifestando, todavia, vultuosa relevância na estrutura típica destes delitos.


    http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1677/Os-crimes-omissivos-improprios


    : )
  • o decreto 3688 reza
    Art. 4º Não é punível a tentativa de contravenção.
    assim conforme vários doutrinadores dizem que cabe tentativa, ele só não ó punível. Rogério Sanches
    Mas uma vez a FCC não sabe fazer provas..
  • Mas fica óbvio que é a letra E ne... estão reclamando não sei de que! Se nao tivesse a letra E, poderia ser a letra A.
  • Parem de brigar com a banca e dancem conforme a música. Todas fazem isso. Eu já cansei de pegar questões em que vc tem que marcar a mais óbvia e correta. Nessa questão, o gabarito oficial é o mais óbvio. É uma banca simplista....ou aprende assim ou fica fora...anos e anos reclamando!! O que vcs preferem??
  • Realmente essa de ficar brigando com a banca não cola, como dizia o jurista baiano JJ Calmon Passos: ``Concurso é emburrecimento. Tenha paciência, fique burro. Porque se você for inteligente você não passa nem com o satanás. Você tem que se mediocrizar e aprender qual é a técnica de responder a qualquer tipo de imbecilidade que lhe pergunte".

    Falow
  • "Parem de brigar com a banca e dancem conforme a música"

    Ana Beatriz Bianchi Ribeiro, deu um discurso típico de um 'brasileiro': conformista ao extremo. 

    Acho que o propósito dos comentários é justamente este, discutir sobre a questão. Debater e elevar o nível das questões.  A FCC e a CESPE, como outras bancas, fazem o canditado de 'palhaço', inventando coisas que só existem na mente deles. Se o pessoal pensasse como a Ana não existiriam questões anuladas em concursos públicos.

  • Complementando o comentário do colega Eduardo:

    C H O U PP  CULPOSO

    - contravenção penal
    - crimes habituais
    - crimes omissivos puros ou próprios
    - crimes unissubsistentes (que se consumam em um único ato)
    - crimes preterdolosos
    - crimes permanentes

    - crimes culposos

    (e lógicamente os crimes de ATENTADO)

    abraço galera! continuamos na luta!
  • Eduardo...daqui há uns anos vc vai me entender. Não generalize o que não generalizei. Cada caso é um caso. Nesse em específico, da banca FCC, acho que é da murro em ponta de faca. Não vai adiantar AGORA lutar quanto a isso. Todo mundo que tá nessa, estudando pra concurso, quer logo se livrar desse sofrimento. Quanto a recursos, com o tempo vc vai aprendendo o que vale a pena recorrer. Se a questão tem uma resposta mais correta que a outra com o tempo de estudo vc tb vai identificar isso e não errará mais a questao. Vc tem que escolher agora contra o que vai querer lutar...contra a bancar ou passar em um concurso. Quanto a outros aspectos da vida isso não se aplica...pois casa caso deve ser pensado isoladamente. Foi isso que quis dizer e não que devemos nos conformar com com as coisas erradas em nossa volta. Vc me interpretou muito mal.

    Abraços!

  • A verdade é que, ja assistir varias provas oral, perguntado se contravenção admite tentativa e a resposta e sim, e perguntado se contravenção pune tentativa e a resposta foi não, são duas situações diferentes, dizer que contravenção não admite tentativa é absudamente errado, a letra da lei é taxativa, e na verdade ja é uma questão manchada, realmente isso não da pra conformar, isso não e dançar conforme musica como foi dito, é absurdamente errado em que nenhum professor da area concorda.
  • PARA NÃO RESTAR DUVIDA DO ABSURDO DESSA QUESTÃO, NESSE QUESTÃO  Q77218 A PROPRIA FCC ADMITE TENTATIVA EM CONTRAVENÇÃO...
  • Comentário do colega Alexandre elucida a questão.

    É perfeitamente possível a tentativa num crime comissivo por omissão. Outro exemplo, além do nosso colega Alexandre: madrasta que vê enteado de tenra idade caindo da mesa. Mesmo desmaiado, ela nada fala, pois o enteado é filho do marido com a ex e tem raiva do mesmo. No entanto, o pai da criança, sentindo sua falta, procura-o, encontra-o desmaiado e o leva ao hospital. Lá se constata que se não fosse salvo a tempo, a criança iria falecer. Aqui está configurada a tentativa de homicídio por parte da madrasta.

    - Quanto a tentativa de contravenção, ela é perfeitamente possível. Somente não é punida. O direito penal brasileiro adotou a teoria tripartite do delito. Ou seja: o crime não deixa de ser "crime" por que não é punível.

  • Segundo cleber masson,  contravencao nao admitr trntativa

  • Na culpa imprópria cabe tentativa! Não é chorar é saber a matéria! Agora entre culposos e comissivos por omissão ficaria com o último. Antes de comentar diminuindo os colegas pesquisem um pouco a matéria. 

  • ...

    e) nos crimes comissivos por omissão.

     

     

     

    LETRA E – ERRADO – O professor Cleber Masson (in Direito penal esquematizado: parte geral– vol.1 – 9.ª Ed. rev., atual. e ampl.  – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. P. 309) discorre: 

     

    “b) Crimes omissivos impróprios, espúrios ou comissivos por omissão: o tipo penal aloja em sua descrição uma ação, uma conduta positiva, mas a omissão do agente, que descumpre seu dever jurídico de agir, acarreta a produção do resultado naturalístico e a sua consequente responsabilização penal.

     

    As hipóteses de dever jurídico de agir11 foram previstas no art. 13, § 2.º, do Código Penal: (a) dever legal; (b) posição de garantidor; e (c) ingerência.

     

    O crime de homicídio foi tipificado por uma conduta positiva: “Matar alguém”. Questiona-se: É possível praticar homicídio por omissão?

     

    Depende. Se presente o dever jurídico de agir, a resposta é positiva. Não se admite, contudo, se o agente não se encontrar em tal posição jurídica.

     

    Assim, uma mãe pode matar o próprio filho de tenra idade, seja ministrando-lhe veneno, seja deixando de alimentá-lo dolosamente, ceifando-lhe a vida.

     

    Note-se que tais crimes entram também na categoria dos “próprios”, uma vez que somente podem ser cometidos por quem possui o dever jurídico de agir.

     

    São ainda crimes materiais, pois o advento do resultado naturalístico é imprescindível à consumação do delito.

     

    Finalmente, admitem a tentativa. No exemplo citado, a genitora poderia abandonar a casa e fugir, lá deixando o filho esfomeado. Entretanto, o choro da criança poderia ser notado por um vizinho, o qual arrombaria a porta do imóvel e prestaria socorro à criança, alimentando-a e a ela dispensando os cuidados necessários. O resultado teria deixado de ocorrer por circunstâncias alheias à vontade da mãe, configurando a tentativa de homicídio.” (Grifamos)

  • Claro que é possível tentativa de contravenção penal, MAS ELA NÃO É PUNÍVEL!. 

  • Reclamam tanto que na culpa imprópria cabe tentativa, mas poucos sabem que a tal "culpa imprópria" é hipótese anômala de dolo (é dolo quando o agente atua em erro, na descriminante putativa). Por isso cabe tentativa.

  • CCHUPAO: CRIMES QUE NÃO ADMITEM TENTATIVA:

    Culposos (salvo culpa imprópria)

    Contravenções penais

    Habituais

    Unisubsistentes

    Preterdolosos

    Atentado/empreendimento

    Omissivos prórpios

  • LETRA E. SEM MAIS DELONGAS

  • GABARITO: E

    Crimes que não admitem tentativa: CCHOUPP

    Contravenções Penais;

    crimes Culposos;

    crimes Habituais;

    crimes Omissivos Próprios;

    crimes Unissubsistentes;

    crimes Preterdolosos;

    crimes Permanentes (na forma omissiva).

  • Gab. letra ''E''. A doutrina conceitua os crimes omissivos próprios e impróprios da seguinte maneira:

     

    Crimes comissivos e omissivos (próprios e impróprios) Quanto ao modo de execução, os delitos comissivos são os cometidos por intermédio de uma ação (exemplo: estupro); os omissivos são praticados mediante uma abstenção (exemplo: omissão de socorro); os comissivos por omissão são os delitos de ação, excepcionalmente praticados por omissão, restrita aos casos de quem tem o dever de impedir o resultado (art. 13, § 2.º); os omissivos por comissão são os cometidos, normalmente, por meio de uma abstenção, mas que podem ser, excepcionalmente, praticados pela ação de alguém (exemplo: é o caso do agente que impede outrem, pelo emprego da força física, de socorrer pessoa ferida). 

     

     

    Curso de Direito Penal Nucci 2019 - Parte Geral - Vol.1, 3ª edição pag. 487

  • Mnemônico: CCHUPAO: NÃO ADMITE TENTATIVA:

    Culposos (salvo culpa imprópria)

    Contravenções penais

    Habituais

    Unisubsistentes

    Preterdolosos

    Atentado/empreendimento

    Omissivos próprios

  • crime comissivo por omissão é assim, ele teve o dolo do resultado e usou a ferramenta omissão.

  • Frase do dia: Quanto mais estudo menos sei!