SóProvas


ID
3154018
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ISBN facilita o gerenciamento de direitos e a monitoração dos dados de venda para a indústria editorial. A respeito do ISBN, é correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 2108:2006

    4.1 Estrutura geral de um ISBN

    A partir de 1 de Janeiro de 2007, as agências do sistema ISBN só atribuirão ISBN que consistam em treze dígitos, compostos dos seguintes elementos.

    a) elemento de prefixo;

    b) elemento de grupo de registro;

    c) elemento registrante;

    d) elemento de publicação;

    e) dígito de verificação.

    4.2 Elemento de prefixo

    O primeiro elemento de um ISBN de 13 dígitos deve ser um prefixo de 3 dígitos especificado pela Agência Internacional do ISBN, em conformidade com o sistema global de numeração de produtos EAN.UCC. Este prefixo é disponibilizado à Agência Internacional do ISBN pela EAN International. Esse prefixo, incluído no número de produto de 13 dígitos, indica que o produto origina-se no e é parte do sistema ISBN.

    4.3 Elemento de grupo de registro

    O segundo elemento de um ISBN de 13 dígitos indica o grupo de registro. Ele identifica os grupos nacionais, geográficos, de idiomas ou outros grupos semelhantes no qual uma ou mais agências do ISBN operam.

    4.4 Elemento registrante

    O terceiro elemento de um ISBN de 13 dígitos indica o registrante do ISBN. Esse elemento será atribuído pela Agência de registro do ISBN designada com esse objetivo em cada grupo de registro. Na maioria dos casos, o elemento registrante refere-se a um editor. Sob certas circunstâncias, mais que um editor pode compartilhar um elemento de registrante, geralmente como resultado de fusões ou outras atividades comerciais que envolvam títulos específicos. Agências de registro do ISBN podem reservar um bloco comum de elementos de registrante, com a finalidade de atribuir um ISBN individual a editores de um único título.

    4.5 Elemento de publicação

    O quarto elemento de um ISBN de 13 dígitos é o elemento de publicação. O elemento de publicação é alocado conforme as especificações do Anexo A. Normalmente ele é alocado pelo editor da publicação monográfica, embora, em alguns casos, agências de registro do ISBN possam optar por atribuir um ISBN individual para editores de um único título, alocando elementos de publicação únicos de um bloco de elementos de registrante comum reservado com esse objetivo.

    4.6 Dígito de verificação

    A extensão do elemento de publicação é determinada pela extensão dos elementos de grupo de registro e de registrante que o precedem.

    Gab. C

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre as funções do ISBN.

    O ISBN (International Standard Book Number) é o sistema internacional usado na identificação de livros. É desde 2007 formado por 13 dígitos (adequando-se ao sistema global de numeração de produtos EAN.UCC) que identificam o grupo de publicação, o editor, o número do item (que remete ao titulo do livro) e um digito de verificação.

    A norma ABNT NBR ISO 2108:2006 é atualmente a que indica as características  e regras para a construção do número do ISBN. Segundo a norma, os três primeiros dígitos do ISBN (na versão de 13 dígitos) consistem em um prefixo indicado pela Agência Internacional do ISBN para indicar que o produto em questão é parte do sistema.

    O segundo conjunto de números é usado para indicar grupos nacionais geográficos ou de idiomas no qual as agências de ISBN operam.

    O terceiro conjunto indica um editor enquanto o quarto conjunto refere-se a publicação . O quinto e ultimo conjunto de números do ISBN é formado por dígitos verificadores.

    O ISBN no Brasil é administrado pela Agência Brasileira do ISBN ligada a CBL – Câmara Brasileira do Livro.

    Com base nestas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, identificamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. A variação de número de dígitos se dá de acordo com a origem do registro, sendo que cada país recebe um código pré- determinado.

    b) INCORRETA. O elemento do grupo de registro refere-se aos grupos nacionais, geográficos e de idiomas.

    c) CORRETA. É o prefixo 978 que se adequa ao EAN.UCC (sistema global de numeração de produtos).

    d) INCORRETA. O número é formado por 13 dígitos separados por hifens em 5 grupos.

    e) INCORRETA. A base de calculo do digito de verificação é a mesma do EAN-13.

    Gabarito do Professor: Letra C.