SóProvas


ID
3154072
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A avaliação de coleções pode ser realizada com base em diferentes procedimentos. Uma metodologia largamente utilizada é a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. De acordo com Vergueiro a metodologia mais utilizada para avaliar coleções é a QUANTITATIVA, pois requer menos conhecimentos utilizados e tem um custo mais baixo.

  • Segundo Vergueiro (1989, p. 83-88):

    Quantitativas: utilizam-se daqueles dados estatísticos referidos anteriormente, podendo abranger o tamanho total da coleçao ou sua divisão por tipos de materiais, área de assunto, data de publicação ou idioma. [...].

    Estes são, provavelmente, os métodos mais utilizados para avaliação de coleções, em parte devido às estatísticas estarem disponíveis e, também, por serem métodos que não exigem conhecimentos tão especializados da parte dos bibliotecários. Além do mais, são relativamente baratos, o que, em si, já se constitui em grande vantagem.

    Qualitativas: nesta categoria são englobados aqueles métodos que vão enfocar o conteúdo da coleção e sobre eles lançar um julgamento de valor, diagnosticando sua boa ou má qualidade. Entre estes, estão incluídos aqueles métodos chamados de ''Impressionistas", em que se solicita a especialistas que se manifestem a respeito da coleção da biblioteca, e os métodos de avaliação baseados na checagem de listas, catálogos, bibliografias, etc.

    Fatores de Uso: neste item são incluídos todos aqueles estudos que, têm como objetivo a avaliação da coleção através de seu uso pela comunidade. A partir de registros de circulação (uso domiciliar, interno, entre bibliotecas, etc.). procura-se avaliar a adequação do acervo à comunidade que deve servir. Em outras palavras: procura-se definir se a coleção está atendendo satisfatoriamente à demanda.

    Gab. A

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.