SóProvas


ID
3154540
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Acabo de levantar-me; logo serão cinco horas da manhã; procuro não fazer barulho, vou até a cozinha e preparo uma xícara de chá enquanto tento resgatar fragmentos de meus entressonhos, esses entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância. Nunca tive boa memória, sempre sofri essa desvantagem; mas talvez seja um modo de recordar apenas o que se deve, talvez a maior coisa que nos aconteceu na vida, a que tem algum significado profundo, a que foi decisiva – para o bem e para o mal – nesta complexa, contraditória e inexplicável viagem rumo à morte que é a vida de toda pessoa. Por isso minha cultura é tão irregular, repleta de enormes lacunas, como que construída com restos de belíssimos templos cujos pedaços se encontram entre detritos e plantas selvagens. Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.
      Quando me param na rua, numa praça ou no trem, para perguntar-me que livros é preciso ler, respondo sempre: “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência”.

(Ernesto Sabato. Antes do fim. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2000)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, sinônimos adequados ao contexto para os termos destacados a seguir.


•  ... entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância.

•  Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.

•  “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ... entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância. ? "entressonhos" é um substantivo e está relacionado ao campo semântico de imaginação, ilusões, devaneios.

    ? Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade. ? o verbo marca a ideia de ter "estudado" as teoria, pesquisado-as.

    ? ?Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência?. ? "suportar" marca a ideia de ir tolerando, não significa derrotar, nem enfrentar, nem confrontar, está relacionado a um campo semântico de neutralidade.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    A

    Devaneios, estudei, tolerar.

  • Esta questão avalia conhecimentos sobre significados de palavras, mais precisamente as relações de sinonímia. Sinônimos são palavras que têm o mesmo sentido, como objetivo/intuito ou propósito; carro/veículo ou automóvel; jornada/trajeto/viagem ou percurso. Tais conhecimentos são imprescindíveis para que o candidato consiga responder de maneira adequada.

    Dito isto, vamos à resolução.

     

    Após a leitura do texto associado à questão, o candidato se depara com o seguinte enunciado:

     

    Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, sinônimos adequados ao contexto para os termos destacados a seguir.

    •  ... entressonhos que, aos 86 anos, aparecem-me atemporais, misturados com lembranças da infância.

    •  Os livros que li, as teorias que frequentei, deveram-se a meus próprios tropeços com a realidade.

    •  “Leiam o que os apaixone, apenas isso os ajudará a suportar a existência".

     

    Agora, analisemos cada uma das alternativas, mas sempre lembrando que, além do conhecimento acerca dos sinônimos, é fundamental levar em consideração o contexto de produção.

     

    A) Devaneios, estudei, tolerar. Correta. Um dos sinônimos da palavra sonho é, justamente, devaneio, considerando um contexto de produção em que sonho significa não o ato de sonhar, mas sim, a capacidade de imaginar algo que é praticamente impossível de se alcançar.  Ainda que o autor use uma palavra inventada (entressonhos), o contexto permite fazer essa relação de efeito de sentido. Frequentei, aqui, não significa ir com determinada frequência a algum lugar, e sim, o ato de estudar muito. Notem o contexto: o texto fala sobre teorias e livros que são lidos com regularidade, logo, o melhor sinônimo para frequentei é estudei. Por fim, suportar é sinônimo de tolerar.

     

    B) Imaginações, visitei, confrontar. Incorreta. No contexto do texto associado, imaginações e visitei até poderiam ser opções de sinônimos para entressonhos e frequentei, todavia, o verbo confrontar não possui o mesmo sentido que suportar.

     

    C) Fantasias, refutei, aguentar. Incorreta. O problema, aqui, está na segunda palavra, já que refutei significa recusar, vocábulo que não se encaixa no contexto do texto.

     

    D) Conjecturas, aceitei, carregar. Incorreta. Aqui, o problema está na palavra aceitei, que significa concordei. Considerando o contexto, quem estuda não necessariamente concorda com tudo o que lê.

     

    E) Sonhos, consultei, enfrentar. Incorreta. De acordo com o contexto, o vocábulo enfrentar não é sinônimo de suportar, até porque, quem suporta não enfrenta, mas sim, tolera.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.