SóProvas


ID
31549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50

Embora tenha participado da aliança vitoriosa na Primeira Guerra Mundial, a Itália afastou-se das democracias liberais na medida em que, já na década de 20 do século passado, o país se tornou vítima dos métodos violentos do fascismo, que não encontrou resistência organizada.

Alternativas
Comentários
  • A Itália vivenciou a partir do "DULCE" um modelo ideológico onde uma de suas principais características era o antiliberalismo. A resistência ao movimento somente se efetivou após as derrocadas dos movimentos totalitários na década de 1940.
  • Certo.

    Desde Março de 1919 surgia o embrião do futuro Partido Fascista que agrupava nacionalistas de extrema direita que realizavam ações violentas contra aqueles que ameaçassem o Estado capitalista.
  • ERRADA.

    A dúvida nesta questão para a maioria era se "que o fascismo não encontrou resistência organizada".
    Tanto que ele não teve grande resistência pois após a "Marcha para Roma" culminou (após um período) no convite do Rei Vitório Emanuel a Mussolini para formar um governo (outubro de 1922). Mussolini realizou vários discursos conciliatórios à Igreja Católica. O papa Pio XI (dois após o famoso Leão XIII) levou a Igreja a se alinhar a ele, considerado com uma boa arma anticomunista.
  • Leonardo tá brigando com a banca.

  • Certa. A afirmativa trata da ascensão do fascismo na Itália. Sai da Guerra vitoriosa, mas não recebe as indenizações que lhe eram devidas, e as dissidências internas vão motivar a chegada de Mussolini (1883- 1945) no poder em 1922, nomeado primeiro ministro. O fascismo logo torna-se culto diário na Itália, impregnando a sociedade, que não ofereceu muita resistência organizada;
     

    [7000 questões comnetadas CESPE]

  • Item ambíguo. Dá a entender que, durante toda a sua história, o fascismo italiano não sofreu resistência organizada. No contexto da Segunda Guerra Mundial, entretanto, muitas foram as batalhas travadas entre a Resistenza partigiana e as tropas da República Social Italiana (Esercito Nazionale Repubblicano). Desse contexto surgiu, por exemplo, a famosa música Bella ciao.

  • A questão trata sobre a ascensão do fascismo na Itália, um país que, apesar de ter saído vitorioso da Primeira Guerra Mundial, não recebeu as indenizações que imaginava que lhe seriam devidas.

    O descontentamento generalizado e o clima de desolação dentre os italianos, foi ambiente fértil para o surgimento do fascismo no país, que se apresentava como única solução possível para o resgate da honra “perdida”.

    Resposta: Certo

  • O CESPE ignorando o Partido Comunista Italiano kkkk