SóProvas


ID
3155623
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando a avaliação se baseia em uma relação bidirecional chefe-subordinado, em que se discute o desempenho do funcionário e se definem objetivos para o período de avaliação seguinte – o que, na prática, se configura como um processo contínuo de avaliação – ela é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Avaliação participativa por objetivos (APPO)

    Algumas organizações estão adotando um sistema de administração do desempenho no qual participam ativamente o colaborador e o seu gerente. Esse sistema adota o relacionamento intenso e a visão proativa. E aqui ressurge a velha administração por objetivos (APO), agora com novas roupagens e sem aqueles conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, autocracia e contínuo estado de tensão e aflição dos envolvidos que caracterizaram a sua implantação na maioria das organizações.

    1. Formulação de objetivos consensuais: é o primeiro passo. Um objetivo é uma declaração do resultado que se deseja alcançar em determinado período. Os objetivos são conjuntamente formulados entre o colaborador e seu gerente pela negociação para chegar a um consenso. Os objetivos são consensuais, e não impostos de cima para baixo. A superação dos objetivos deve trazer benefício para a organização e proporcionar participação direta do avaliado nesse benefício, como prêmio ou esquema de remuneração variável. Mas deve ser um incentivo forte e convincente para dinamizar o desempenho para os fins visados. O desempenho deve estar focalizado no alcance desses objetivos e sua avaliação dependerá diretamente disso.