SóProvas


ID
3156280
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência à criança no momento do nascimento deve-se empregar o princípio ético da não maleficência. Os profissionais de saúde devem considerar os possíveis danos que qualquer intervenção pode causar no processo fisiológico de adaptação do recém-nascido (RN) no momento do nascimento.


Assinale a alternativa correta acerca da assistência ao recém-nascido.

Alternativas
Comentários
  • O clampeamento precoce do cordão umbilical , o contato imediato pele a pele e o início da amamentação exclusiva são práticas que devem ser encorajadas e têm impacto na nutrição e na saúde da mãe e do bebê.

    O correto é o clampeamento tardio

    Após a realização dos cuidados de rotina na sala de parto, o recém-nascido em boas condições clínicas deve ser encaminhado diretamente para a unidade neonatal para que a mãe consiga descansar e se recuperar do parto.

    RN com boa vitalidade devem ficar juntos a sua mãe.

    Em RN com idade gestacional inferior a 29 semanas ou peso ao nascer inferior a 1.500 g, não se recomenda o uso de saco plástico transparente de polietileno pelo risco de asfixia neonatal.

    O contato pele a pele imediatamente após o nascimento, em temperatura ambiente de 26°C, reduz o risco de hipotermia no RN a termo com respiração espontânea, sem necessidade de ventilação, desde que cobertos com campos preaquecidos.