SóProvas


ID
315652
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes características:

I. Propriedade coletiva.

II. Integração contínua.

III. Metáfora.

Dentre as práticas componentes da Extreme Programming, aplica-se o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Metáforas são usadas frequentemente durante o desenvolvimento de sistemas, na medida em que os desenvolvedores criam elementos dentro do computador para simular outros que existem regularmente fora dele, no mundo físico. A lixeira, a mesa de trabalho, janelas, pastas e outros itens que estamos habituados a encontrar no computador, simulam elementos do mundo físico e seus respectivos comportamentos. XP procura explorar ao máximo a utilização de metáforas, para que clientes e desenvolvedores sejam capazes de estabelecer uma vocabulário apropriado para o projeto, repleto de nomes representando elementos físicos com os quais os clientes estejam habituados em seu dia-a-dia, de modo a elevar a compreensão mútua. 
  • São práticas do XP:

    Posse coletiva (Collective Code Ownership) - E equipe como um todo é responsável por cada arquivo de código. Não é preciso pedir autorização para alterar qualquer arquivo.

    Integração contínua (Continuous Integration) - Os diversos módulos do software são integrados diversas vezes por dia e todos os testes unitários são executados. O código não passa até obter sucesso em 100% dos testes unitários. .

    Metáfora (Metaphor) - O time se comunica sobre o software em termos de uma metáfora, caso consiga encontrar uma boa.

  • Praticas XP

    1.
    Metáfora (Metaphor)
    2.Ritmo Sustentável (40 Hour Week)
    3.Padrões de Codificação (Coding Standards)
    4.Propriedade Coletiva (Collective Ownership)
    5.Programação em pares (Pair Programming)
    6.Refatoração (Refactoring)
    7.Projeto Simples (Simple Design)
    8.Integração Contínua (Continuous Integration)
    9.Desenvolvimento Guiado pelos testes (Test First Design)
    10.  Pequenos Lançamentos (Small Releases)
    11.  Jogo do Planejamento (The Planning Game)
    12.  Cliente Presente (On-site customer)
  • Uma das características importantes do XP é que não existe um processo de design tradicional com a elaboração de modelos da arquitetura do software. O sistema é concebido a partir de uma metáfora e são descritos em estórias do usuário. Uma metáfora é a transposição de uma conceitualização do mundo real para o sistema a ser desenvolvido. Por exemplo, os programas de correio eletrônico foram construídos utilizando os conceitos de mensagem, caixa de entrada e caixa de saída. Cada mensagem possui remetente, destinatário, assunto e cópias carbono (cc). Este modelo conceitual reflete a forma como correspondências são enviadas nos escritórios e pelo sistema de correio dos Estados Unidos. A metáfora passa a ser fundamental para a elaboração das estórias de usuários.

    http://engenhariadesoftware.blogspot.com.br/2007/03/programao-extrema-xp.html
  •  

    Práticas do XP:

    Collective Code Ownership (Propriedade Coletiva do Código)
    Todos são responsáveis pelo código, não é necessário autorização para
    alterar qualquer arquivo.

     

    Metaphor (Uso de Metáforas no Projeto)
    Como forma de facilitar a comunicação da equipe, o estabelecimento de
    metáforas em pontos chave do projeto permite uma fácil assimilação.

     

    Continuous Integration (Integração Contínua)
    Os diversos módulos devem ser integrados tão logo sejam
    construídos. O código precisa obter sucesso em uma série de
    fatores pré-definidos