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ID
31567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tal como oficialmente apresentada, a Conferência de Bandung,
realizada em 1955, procurou criar um novo bloco que tivesse
capacidade de ação política internacional diante dos dois pólos de
poder dominantes. A bússola que orientaria essa terceira força
seria, conforme a declaração assinada ao final do encontro, a
busca da paz por meio da cooperação internacional. Julgue
(C ou E) os itens que se seguem, concernentes a esse contexto
histórico do mundo pós-1945.

A Conferência de Bandung condenou explicitamente toda e qualquer forma de colonialismo, identificado como um mal que devia ser extinto imediatamente, por ser visceralmente contrário à Carta das Nações Unidas e aos direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que o colonialismo era visceralmente contrário à Carta da ONU, uma vez que se pode dizer que, no contexto em que foi criada, a ONU tinha mais interesse em preservar o colonialismo do que, de fato, extingui-lo, isto é, a Carta é de uma neutralidade absoluta com relação aos impérios coloniais. Apenas mais tarde, por interesse americano e soviético e por meio de Resoluções da Assembleia Geral é que a organização combateu o Colonialismo.
  • Nao entendi o comentário anterior, pois a questao está correta....
    Até verifiquei na prova do CESPE (Questao 51, item 3)
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/DIPLOMACIA2007/arquivos/IRBr_001_3.pdf
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/DIPLOMACIA2007/arquivos/IRBr_GAB_DEFINITIVO.pdf
    Alguém pode me explicar?
    Grata.
  • De fato, a carta da ONU tem um capítulo sobre os países "tutelados" (as colônias) e cria até mesmo um "conselho de tutela". Por isso não vejo a carta como "visceralmente contrária" ao colonialismo. Não entendi o gabarito.
  • Tutela nao necessariamente significa colonia, que sim e visceralmente contrario a Carta de Sao Francisco.

  • Certo.

    Nessa Conferência, foram enunciados os princípios que deveriam orientar as relações entre as nações grandes e pequenas, conhecidos como os Dez Princípios de Bandung. Tais princípios foram adotados posteriormente como os principais fins e objetivos da política de não-alinhamento e os critérios centrais para pertencer ao Movimento.

    Respeito aos direitos humanos fundamentais e aos objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas.

    Respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações.

    Reconhecimento da igualdade de todas as raças e a igualdade de todas as nações, grandes e pequenas.

    A abstenção de intervir ou de interferir nos assuntos internos de outro país.

    O respeito ao direito a defender-se de cada nação, individual ou coletivamente, em conformidade com a Carta da ONU.

    A abstenção do uso de pactos de defesa coletiva a serviço de interesses particulares de quaisquer das grandes potências.

    A abstenção de todo país de exercer pressões sobre outros países.

    Abster-se de realizar atos ou ameaças de agressão, ou de utilizar a força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer país.

    A solução pacífica de todos os conflitos internacionais, em conformidade com a Carta da ONU.

    A promoção aos interesses mútuos, à cooperação e o respeito à justiça e às obrigações internacionais.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_N%C3%A3o_Alinhado