SóProvas



Questões de Questões no Oriente Médio do pós guerra


ID
31561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tal como oficialmente apresentada, a Conferência de Bandung,
realizada em 1955, procurou criar um novo bloco que tivesse
capacidade de ação política internacional diante dos dois pólos de
poder dominantes. A bússola que orientaria essa terceira força
seria, conforme a declaração assinada ao final do encontro, a
busca da paz por meio da cooperação internacional. Julgue
(C ou E) os itens que se seguem, concernentes a esse contexto
histórico do mundo pós-1945.

A Conferência de Bandung consagrou uma linha política de não-alinhamento, ou seja, uma opção diplomática de eqüidistância em relação ao sistema bipolar que emergiu depois da Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Bandung marcou o início da manifestação espetacular de um terceiro grupo de estados nas relações internacionais. Procuraram nortear, desde os primeiros momentos, sua vontade pela equidistância em relação aos dois mundos – o do liberalismo capitalista ocidental e o da economia socialista planificada. Sua força residia, portanto, na busca de uma outra alternativa de inserção internacional, mais independente e autônoma, menos alinhada e dependente.

  • Certo.

    Importante acrescentar que em Badung é lançada as bases do que em 1961 se concretiza como o movimento dos países não alinhados:

    A origem do Movimento pode ser encontrada na Conferência Ásia-África realizada em Bandung, Indonésia, em 1955. A convite dos primeiros-ministros da Birmânia(hoje Mianmar), do Ceilão (hoje Sri Lanka), da Índia, da Indonésia e do Paquistão, dirigentes de 24, quase todos ex-colônias dos dois continentes, reuniram-se para debater preocupações comuns e coordenar posições no campo das relações internacionais.

    O primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru, juntamente com os primeiros-ministros Sukarno (da Indonésia) e Gamal Abdel Nasser (Egito), liderou a conferência. No encontro, líderes do então assim chamado Terceiro Mundo puderam compartilhar as suas dificuldades em resistir às pressões das grandes potências, em manter a sua independência e em opor-se ao colonialismo e ao neocolonialismo.

    Após um encontro preparatório no Cairo, delegações de 25 países reuniram-se em Belgrado de 1 a 6 de setembro de 1961, na Primeira Conferência dos Chefes de Estado e de Governo Não-Alinhados, em grande medida por iniciativa do presidente jugoslavo Josip Broz Tito e mais Nasser, Sukarno, Chu En-Lai e Nehru.

    Um dos principais temas da conferência foi a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética. Nessa Conferência de Cúpula foi estabelecido oficialmente o Movimento de Países Não-Alinhados, sobre uma base geográfica mais ampla, principalmente novos estados independentes.

    Da América Latina, o único país participante como membro na primeira conferência foi Cuba.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_N%C3%A3o_Alinhado

  • Embora uma postura de equidistância, uma outra questão diz que houve mais influência da URSS (veja as fotos de Nasser e Kruschev no Google)

  • "Quando a grade de ferro da Guerra Fria se abateu sobre o globo, todos que tinham alguma liberdade de ação queriam evitar juntar-se a qualquer um dos dois sistemas de aliança, isto é, queriam manter-se fora da Terceira Guerra Mundial que todos temiam.

    Isso não quer dizer que os “não-alinhados” fossem igualmente opostos aos dois lados na Guerra Fria. Os inspiradores e defensores do movimento (geralmente chamado com o nome de sua primeira conferência em 1955 em Bandung, Indonésia) eram ex-revolucionários coloniais radicais — Jawaharlal Nehru da Índia, Sukarno da Indonésia, coronel Gamal Abdel Nasser do Egito e um dissidente comunista, o presidente Tito da Iugoslávia."

    (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos)

  • a Conferência de Bandung foi uma reunião de 23 países asiáticos e 6 africanos em Bandung (Indonésia), entre 18 e 24 de Abril de 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo, por parte dos Estados Unidos, da União Soviética.


ID
31567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tal como oficialmente apresentada, a Conferência de Bandung,
realizada em 1955, procurou criar um novo bloco que tivesse
capacidade de ação política internacional diante dos dois pólos de
poder dominantes. A bússola que orientaria essa terceira força
seria, conforme a declaração assinada ao final do encontro, a
busca da paz por meio da cooperação internacional. Julgue
(C ou E) os itens que se seguem, concernentes a esse contexto
histórico do mundo pós-1945.

A Conferência de Bandung condenou explicitamente toda e qualquer forma de colonialismo, identificado como um mal que devia ser extinto imediatamente, por ser visceralmente contrário à Carta das Nações Unidas e aos direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que o colonialismo era visceralmente contrário à Carta da ONU, uma vez que se pode dizer que, no contexto em que foi criada, a ONU tinha mais interesse em preservar o colonialismo do que, de fato, extingui-lo, isto é, a Carta é de uma neutralidade absoluta com relação aos impérios coloniais. Apenas mais tarde, por interesse americano e soviético e por meio de Resoluções da Assembleia Geral é que a organização combateu o Colonialismo.
  • Nao entendi o comentário anterior, pois a questao está correta....
    Até verifiquei na prova do CESPE (Questao 51, item 3)
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/DIPLOMACIA2007/arquivos/IRBr_001_3.pdf
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/DIPLOMACIA2007/arquivos/IRBr_GAB_DEFINITIVO.pdf
    Alguém pode me explicar?
    Grata.
  • De fato, a carta da ONU tem um capítulo sobre os países "tutelados" (as colônias) e cria até mesmo um "conselho de tutela". Por isso não vejo a carta como "visceralmente contrária" ao colonialismo. Não entendi o gabarito.
  • Tutela nao necessariamente significa colonia, que sim e visceralmente contrario a Carta de Sao Francisco.

  • Certo.

    Nessa Conferência, foram enunciados os princípios que deveriam orientar as relações entre as nações grandes e pequenas, conhecidos como os Dez Princípios de Bandung. Tais princípios foram adotados posteriormente como os principais fins e objetivos da política de não-alinhamento e os critérios centrais para pertencer ao Movimento.

    Respeito aos direitos humanos fundamentais e aos objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas.

    Respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações.

    Reconhecimento da igualdade de todas as raças e a igualdade de todas as nações, grandes e pequenas.

    A abstenção de intervir ou de interferir nos assuntos internos de outro país.

    O respeito ao direito a defender-se de cada nação, individual ou coletivamente, em conformidade com a Carta da ONU.

    A abstenção do uso de pactos de defesa coletiva a serviço de interesses particulares de quaisquer das grandes potências.

    A abstenção de todo país de exercer pressões sobre outros países.

    Abster-se de realizar atos ou ameaças de agressão, ou de utilizar a força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer país.

    A solução pacífica de todos os conflitos internacionais, em conformidade com a Carta da ONU.

    A promoção aos interesses mútuos, à cooperação e o respeito à justiça e às obrigações internacionais.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_N%C3%A3o_Alinhado


ID
714757
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"O espectro da revolta sacode o Oriente Médio e o norte da África e cria imensas indagações sobre os novos cenários geopolítico, econômico e financeiro do mundo contemporâneo."
REVISTA CAROS AMIGOS, ano XIV, nº 167/2011, p. 39-40.

Sobre o Oriente Médio é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
737470
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Guerra de Suez pode ser considerada como simbolo da decadência do colonialismo europeu e da supremacia das superpotências, uma vez que é um dos marcos do processo de descolonização e responsável pelo fenômeno geopolítico da tensão interestatal no Oriente Médio.

( ) Em 1956, ao assinar a nacionalização da Companhia Universal do Canal de Suez, o regime nasserista contrariou diretamente os interesses dos acionistas, em sua maioria, ingleses e franceses, que viram nessa ação um perigo aos ganhos econômicos e militares.

( ) A política nasserista teve como aliado Israel, ao mesmo tempo que cancelava todos os acordos e contratos de fornecimento de armas firmado com a Tchecoslováquia.

Alternativas

ID
766807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O quadro internacional no Oriente Médio não se ameniza, apesar dos avanços e recuos cotidianos, a expor o mundo a uma nova onda de instabilidade geopolítica. Julgue os itens que se seguem, relativos ao conflito Israel-Palestina e às suas implicações regionais e internacionais.

De raízes profundas, datadas da formação do Estado de Israel, o conflito no Oriente Médio guarda uma carga histórica que muito pesa na resolução das dificuldades do presente.


Alternativas
Comentários
  • Certo

  • os conflitos no oriente médio são anteriores a formação do Estado de Israel ?

  • Históricamente os conflitos no oriente médio são anteriores à formação do Estado de Israel.. Discordo do gabarito.


ID
766810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O quadro internacional no Oriente Médio não se ameniza, apesar dos avanços e recuos cotidianos, a expor o mundo a uma nova onda de instabilidade geopolítica. Julgue os itens que se seguem, relativos ao conflito Israel-Palestina e às suas implicações regionais e internacionais.

A postergada criação do Estado da Palestina alimenta ódios e ressentimentos dos dois lados mais vivos do conflito.

Alternativas
Comentários
  • Conflito que perdura por anos ...

    A Crise Israelo-Palestina de 2021 foi um conflito armado entre israelenses e palestinos que ocorreu entre 6 e 21 de maio de 2021,


ID
766813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O quadro internacional no Oriente Médio não se ameniza, apesar dos avanços e recuos cotidianos, a expor o mundo a uma nova onda de instabilidade geopolítica. Julgue os itens que se seguem, relativos ao conflito Israel-Palestina e às suas implicações regionais e internacionais.

Os dois lados principais do conflito — o Estado de Israel e a Autoridade Palestina — atuam, em seus respectivos espaços, de forma monolítica e integrada nos momentos de crise aguda.

Alternativas
Comentários
  • Palestinos moram e trabalham em locais israelitas e israelitas implantam assentamentos em locais onde moram palestino.

    Questão errada.


ID
766816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O quadro internacional no Oriente Médio não se ameniza, apesar dos avanços e recuos cotidianos, a expor o mundo a uma nova onda de instabilidade geopolítica. Julgue os itens que se seguem, relativos ao conflito Israel-Palestina e às suas implicações regionais e internacionais.

A definição de um cronograma de entrega de terras aos palestinos pelo Estado de Israel, em troca da iniciativa de deposição de armas e de cessar-fogo por parte dos setores mais radicais da OLP, está em curso nas negociações mais recentes.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, muitas questões dificultam a concretização da criação do Estado da Palestina, incluindo aí a questão dos colonos judeus incentivados por Israel. Além disso, os israelenses detêm controle sobre recursos naturais e até sobre a água e não parecem estar dispostos a ceder essa posse aos árabes. E isso sem falar na cidade de Jerusalém, considerada sagrada para os muçulmanos e reivindicada pelos palestinos e que também não será cedida, sob nenhuma hipótese, pelo Estado de Israel.


ID
3537667
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não está claro em que momento os velhos impérios compreenderam que a Era dos Impérios acabara definitivamente. Sem dúvida, em retrospecto, a tentativa da Grã- -Bretanha e da França de reafirmar-se como potências imperiais globais na aventura de Suez em 1956 parece mais condenada ao insucesso do que evidentemente parecia aos governos de Londres e Paris, que planejaram junto com Israel uma operação militar para derrubar o governo revolucionário do coronel Nasser, no Egito. O episódio foi um fracasso catastrófico (exceto do ponto de vista de Israel), tanto mais ridículo pela combinação de indecisão, hesitação e inconvincente desfaçatez do primeiro-ministro britânico, Anthony Éden.
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos – O breve século XX – 1914-1991.)


Sobre a “aventura do Suez”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • EGITO, URSS X FRANÇA, INGLATERRA E ISRAEL

    o lado de Israel, frança e inglaterra chamam o EUA para dar apoio, porem EUA recusa e respeita o outro lado que estava seu maior concorrente, a URSS.

    EGITO E URSS saem vitoriosos, principalmente o Egito, onte teve o Canal de Suez NACIONALIZADO, através do presidente Nasser.

  • A Crise de Suez começou em julho de 1956. O principal evento motivador foi a nacionalização do Canal de Suez, que possibilita a ligação entre o Oriente e Ocidente, sem que seja necessária a realização de um périplo ao redor da África. Antes de 1956, o território estava sob o domínio privados dos negociantes ingleses e franceses que ficaram diretamente prejudicados com a decisão do Egito. Por isso, juntaram-se a Israel, que foi prejudicado pelo fechamento do estreito ( o porto israelense de Eilat ficaria bloqueado, assim como o acesso de Israel ao mar Vermelho, através do estreito de Tiran, no golfo de Acaba) e prepararam uma ofensiva militar ao Egito . Em outubro de 1956 os israelenses invadiram a península de Sinai e ocuparam ,junto com os britânicos e franceses, o território. A Organização das Nações Unidas interferiu no confronto com o objetivo de evitar um conflito armado de proporções nucleares. O Conselho de Segurança, com o apoio dos Estados Unidos e União Soviética, decidiu pela retirada das tropas militares da França, Inglaterra e Israel. No ano de 1957 aconteceu a reabertura do Canal de Suez. 

    Há que ter conhecimento acerca das questões envolvendo a nacionalização do Canal de Suez no contexto da Guerra Fria. É elucidativa a leitura da obra “ Diplomacia" de Henry Kissinger, que foi um pesquisador que também atuou como Secretário de Estado dos EUA.
    Uma das opções apresenta uma afirmativa correta acerca da Crise de Suez
    A)INCORRETA - O Egito alinhou-se ao bloco soviético e assim o bloco capitalista se sentiu ameaçado economicamente, uma vez que o Canal de Suez é importante para o escoamento de produção e recebimento de matérias primas , entre elas o vital petróleo, até os dias atuais já que evita o périplo pela África. Os países que se uniram após a aliança Egito e URSS e a nacionalização do Canal de Suez foram a França, Inglaterra e Israel. Esta afirmativa está incorreta, pois os Estados Unidos se absteve deste conflito, em função do contexto da Guerra Fria, para que não houvesse retaliação soviética. 
    B) INCORRETA - O governo egípcio chefiado por Gamal Abdel Nasser decidiu, em 1956, nacionalizar o Canal de Suez que era o principal local de escoamento do petróleo dos países árabes para a Europa. Esta nacionalização prejudicou empresas francesas e britânicas. Em contrapartida França e Inglaterra se uniram a Israel para invadir a península egípcia do Sinai. Nasser era um defensor do nacionalismo pan-árabe e, a nacionalização da Companhia do Canal De Suez fez com que ganhasse possuía prestigio no mundo árabe. e estes são os motivos da alternativa estar incorreta.

    C) INCORRETA - O presidente egípcio Gamal Nasser adotou uma política de equidistância durante a Guerra Fria. Não houve um alinhamento com nenhuma das superpotências, mas sim momentos de cooperação entre Egito e as potências em disputa, que projetaram o Egito como uma ponte entre os dois blocos. Quando da nacionalização do Canal de Suez, no ano de 1956, o Egito teve o apoio soviético. E não pode ter como consequência a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte(OTAN) , que ocorreu no ano de 1949. Isto demonstra que a afirmativa está incorreta. 

    D) CORRETA - O Egito desejava construir a Barragem de Assuã com o objetivo de controlar as cheias do Rio Nilo e, assim, ampliar a sua produção econômica além de gerar energia hidrelétrica através da barragem. Assim foi pedir empréstimos para conseguir recursos para tal. Porém os ingleses que perderam parte de suas colônias no mundo árabe na ocasião não fizeram a concessão. Os Estados Unidos, aliados à Inglaterra não concederam os recursos, uma vez que periodicamente o Egito mantinha algum tipo de laço político, militar e comercial com a União Soviética. Dessa forma, os soviéticos auxiliaram os egípcios na nacionalização do Canal de Suez e na construção da Barragem, respectivamente, o que afetou os interesses comerciais da Inglaterra e da França que escoavam suas produções pelo dito Canal. 

    E) INCORRETA - O presidente egípcio Gamal Nasser nacionalizou o Canal de Suez com o objetivo de que as taxas de trafego pagas por quem cruzasse o canal pudessem financiar a construção da Represa de Assuã no Rio Nilo. Esta afirmativa está incorreta, pois a motivação para a nacionalização teve por função principal a economia do país e a reafirmação da sua identidade como nação.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3599680
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Pinhalzinho - SP
Ano
2018
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os recentes conflitos envolvendo a disputa pelo controle político da cidade de Jerusalém.


( ) Em dezembro de 2017, o governo americano reconheceu a cidade de Jerusalém como capital de Israel, manifestação que desagradou aos palestinos.
( ) A decisão dos Estados Unidos de transferir a sua embaixada de Telaviv para Jerusalém aumentou a tensão entre israelenses e palestinos.
( ) A Assembleia Geral da ONU, reunida em maio de 2018, apoiou a decisão dos Estados Unidos de aclamar Jerusalém como capital de Israel.
( ) O governo americano justificou sua decisão, afirmando que se reparava uma injustiça contra a única nação do mundo que não contava com uma capital reconhecida internacionalmente.
( ) As disputas pelo controle político de Jerusalém envolvem componentes religiosos, pois na cidade estão localizados locais sagrados do islamismo, do judaísmo e do cristianismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3715498
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2018
Disciplina
História
Assuntos

Leia a notícia abaixo e complete a coluna:


Criação do Estado de Israel completou 70 anos em 2018.

Evento alterou o equilíbrio do Oriente Médio e insuflou um conflito com os árabes-palestinos, que perdura ainda hoje. Este é o direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano”. Com essas palavras, o presidente da Agência Judaica para a Palestina, David Ben-Gurion, proclamou a criação do Estado de Israel, em ___________________________________: 

(Disponível em: https://g1.globo.com/ Redação Aaptada)

Alternativas

ID
3748066
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Como se sabe, o Oriente Médio comporta 17 países em três regiões distintas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas três regiões:

Alternativas
Comentários
  • As três regiões são:

    • Península Arábica, Golfo de Ar biz* e Canal de Suez.

    Os países que fazem parte do Oriente Médio são:

    • Egito
    • Israel
    • Líbano
    • Palestina
    • Jordânia
    • Síria
    • Turquia
    • Iraque
    • Barein
    • Kuwait
    • Emiratos Árabes Unidos
    • Arábia Saudita
    • Omã
    • Iêmen
    • Catar
    • Chipre
    • Irã

    -

    Não é o lugar mais tranquilo de se morar no Planeta.


ID
3748075
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta 3 (três) países localizados no Oriente Médio:

Alternativas
Comentários
  • Israel, Catar e Iêmen.


ID
3787867
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A vida religiosa dos povos árabes pré-islâmicos era marcada por particularismos que acentuavam o isolamento cultural de cada tribo. Todas as tribos acreditavam nos djins, espíritos que encarnavam as forças da Natureza; cada tribo tinha também seus deuses particulares e venerava seus ancestrais”.

PEDRO, Antonio, História do mundo ocidental. São Paulo, FTD, 2005.

Quando falamos do Islamismo, nos referimos a várias ideias, tais como religião, guerra, ou questões econômicas. Porém, no aspecto histórico, a organização do islamismo por Maomé teve um outro papel, relacionado à:

Alternativas

ID
3796036
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1948 e 1973, o Estado de Israel enfrentou Estados árabes em quatro conflitos bélicos, que ficaram conhecidos como Guerras Árabe-Israelenses. O terceiro conflito, conhecido também pelo nome de Guerra dos Seis Dias (5-10 de junho de 1967), foi causado pela interdição egípcia aos navios israelenses no golfo de Akaba. Nos seis dias de combates aéreos e terrestres, o Exército israelense enfrentou e venceu, além das forças militares egípcias, os exércitos de outros dois países árabes, que haviam firmado aliança com o Egito.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos respectivos Estados árabes que, além do Egito, foram derrotados por Israel na Guerra dos Seis Dias:

Alternativas

ID
3839914
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente para o seguinte excerto a respeito da Revolução Islâmica: “O problema é que o Ocidente não entende o Irã, país persa e não árabe, e não aceita a Revolução Islâmica de 1979”.
(Carta, G. O Irã desconhecido in: Carta Capital, São Paulo, nº 792, p.30-37, 2014.)

Sobre a Revolução Islâmica, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3842137
Banca
VUNESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Guerra dos Seis Dias foi a guerra mais curta que existiu dentre os conflitos árabes-israelenses. Em junho de 1967, as Forças Armadas israelenses realizaram um fulminante ataque aos três países. Em seis dias, os exércitos da Síria, do Egito e da Jordânia foram derrotados, demonstrando a imensa superioridade da força militar israelense em relação à de seus vizinhos. Com a vitória, o Estado de Israel incorporou a seu território Gaza, a Península do Sinai, as Colinas de Golã e a
(https://brasilescola.uol.com.br/. Adaptado)

Alternativas
Comentários
  • A Guerra dos Seis Dias aconteceu em junho de 1967, entre os dias 5 e 10. Um dos lados era Israel e o outro era composto pelo Egito, Síria , Jordânia e Iraque. Já Israel sempre teve, desde a sua formação, em 1948, o apoio dos EUA, mesmo sem que este enviasse tropas .Kuwait, Arábia Saudita , Líbia, Argélia e Sudão garantiam apoio aos opositores de Israel.
     A proposta era a de destruir o Estado de Israel, considerado como braço do imperialismo ocidental na estratégica área o oriente médio. E, também um Estado estrangeiro construído na Palestina, terra de direito dos palestinos muçulmanos, que lá viviam há séculos. Embora a Palestina seja também a área de origem dos hebreus, os chamados judeus, de lá foram expulsos no ano I da era cristã, tendo acontecido então a diáspora judaica.
    A formação do Estado de Israel havia acontecido em 1948. Desde 1948 houve mais de um conflito entre os Estados muçulmanos e Israel. A Guerra dos Seis Dias foi mais um conflito, que teve como estopim a saída de tropas da ONU do Egito, por ordem do presidente Gamal Abdel Nasser, seguido do bloqueio do golfo de Ácaba , em maio de 1967, o que inviabilizou a saída de navios israelenses para o Mar Arábico a partir do porto de Eilat. O pacto entre países muçulmanos em torno do Egito e da Síria e a movimentação de tropas levou Israel à guerra relâmpago. 

    Em 6 dias as tropas do Egito, da Síria, e da Jordânia estavam vencidas , com enormes perda humanas ,materiais e territoriais. O trecho transcrito mostra os territórios que passaram ao controle de Israel com a guerra e, entre as alternativas está indicado mais um, que falta na listagem.
    A) CORRETA- A Cisjordânia esteve entre as áreas dominadas pelos israelenses com a Guerra dos Seis Dias. Além desta região , os exércitos de Israel chegaram ao estreito de Tiran e a Rumani, perto do canal de Suez. 
    B) INCORRETA – As tropas de Israel passaram pela península Arábica mas não mantiveram o controle sobre ela. 
    C) INCORRETA- A região do Canal de Suez foi devolvido ao controle do Egito com o final da guerra.
    D) INCORRETA- A bacia do Rio Eufrates não foi palco desta guerra e não era a área de maior interesse de Israel. 
    E) INCORRETA- A mesopotâmia é a região entre os rios Tigre e Eufrates, onde se localizam o Iraque e o Kuwait, que não foram palcos de guerra.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4041253
Banca
TJ-AP
Órgão
TJ-AP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, ocorreu a anexação da Faixa de Gaza, estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio. Os dois estados em conflito ainda hoje por conta disso são:

Alternativas
Comentários
  • Este foi o principal conflito, pois Israel realizou uma grande expansão territorial. Passou a dominar os recursos hídricos da região e dominou militarmente os territórios palestinos ao seu redor. 

    • Anexou as Colinas de Golã, ondes estão as nascentes do Rio Jordão, que desagua no Mar Morto. Elas pertenciam a Síria.
    • Ocupação da Península do Sinai (Egito), Faixa de Gaza e Cisjordânia.

    LETRA C


ID
4060195
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mundo islâmico tem sido alvo de crescente atenção da mídia. Agências de notícias, personagens de filmes e livros têm colocado a doutrina islâmica e seus seguidores em evidência. Sobre essa doutrina, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
4070389
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em maio de 1948, o Estado de Israel foi estabelecido e reconhecido por vários membros da ONU. Desde então a tensão entre árabes e judeus no Oriente Médio explode periodicamente em conflitos armados. Enumere a coluna da direita com a da esquerda:


(1) Segunda Guerra Árabe-Israelense

(2) Guerra dos Seis Dias

(3) Guerra do Yom Kippur



( ) Em 1956, o Egito estatizou a Companhia do Canal de Suez, acabando com o controle de ingleses e franceses. Como Egito e Israel não se entendiam sobre a questão da Faixa de Gaza, França, Inglaterra e Israel invadiram o Egito, gerando este conflito.

( ) Em 1973, Egito e Síria atacaram Israel no Dia do Perdão Judaico por saberem que seu exército participava das celebrações. Conseguiram avançar pelo território israelense até que foram forçados a recuarem para a linha de cessar fogo de 1967.

( ) Temendo a concentração de forças árabes em suas fronteiras, Israel atacou Egito, Jordânia e Síria em 1967. Após combates, houve cessar fogo e o acerto de que Israel controlaria a Faixa de Gaza, parte da península do Sinai, Cisjordânia, Jerusalém e as Colinas de Gola – os chamados territórios ocupados.



Assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
4108846
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”

FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.

Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à

Alternativas

ID
4123093
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas duas últimas décadas do século XX, dois conflitos ocorridos no Oriente Médio repercutiram internacionalmente.
Em 1979, os muçulmanos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Khomeini, organizaram uma república islâmica naquele país. Em 1980, o presidente do Iraque, Saddam Hussein, declarou guerra à República Islâmica do Irã, alegando o perigo do radicalismo dos xiitas. Esse conflito ficou conhecido como “Guerra Irã – Iraque”.
Em 1990, Saddam Hussein invadiu o Kuwait, alegando questões de limites e reivindicando territórios desse país, o que desencadeou a “Guerra do Golfo”.
Interesses estrangeiros também contribuíram para o desenrolar desses conflitos no Oriente Médio. Uma comprovação disso é o fato de

Alternativas

ID
4172116
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Localizada na passagem entre três continentes, a Palestina é o palco de alguns dos principais conflitos do pós Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • questão capciosa...

    em 1993 houve um acordo entre a OLP e o Estado de Israel, porém foi desfeito, foi um fracasso, ou seja, não houve acordo!


ID
4872886
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Israel e Palestina são dois estados em contínuo conflito, originado, entre outros fatores, pela anexação por Israel da chamada Faixa de Gaza, durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. A Faixa de Gaza é

Alternativas
Comentários
  • Faixa de Gaza é o nome que se dá a uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel. Essa fronteira é separada por cercas em decorrência do conflito entre Israel e Palestina que disputam a posse dessa região. O nome Faixa de Gaza decorre da principal cidade da região, Gaza.

  • tbm é um territorio da antiga palestina, que foi dividida em 3 partes.... questao confusa....


ID
4892692
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a notícia abaixo e complete a lacuna:
Criação do Estado de Israel completou 70 anos em 2018.
Evento alterou o equilíbrio do Oriente Médio e insuflou um conflito com os árabes-palestinos, que perdura ainda hoje
Este é o direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano”. Com essas palavras, o presidente da Agência Judaica para a Palestina, David Ben-Gurion, proclamou a criação do Estado de Israel, em:
(Disponível em: https://g1.globo.com/ Redação Aaptada)

Alternativas
Comentários
  • mds hj é 14 de maio


ID
4895053
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Israel e Palestina são dois estados em contínuo conflito, originado, entre outros fatores, pela anexação por Israel da chamada Faixa de Gaza, durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. A Faixa de Gaza é

Alternativas
Comentários
  • "A Faixa de Gaza é um território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcada pela pobreza e superpopulação, tem 1,7 milhões de habitantes e está lotada de favelas em uma área de menos de 40 km de extensão e outros poucos quilômetros de largura. Quem mora ali tem uma vida de restrições."

    Fonte: G1 - G1 explica: o que é a Faixa de Gaza? <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/g1-explica-o-que-e-faixa-de-gaza.html>

    GABARITO: ALTERNATIVA "D"


ID
4899286
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a notícia abaixo e complete a lacuna:

Criação do Estado de Israel completou 70 anos em 2018.

Evento alterou o equilíbrio do Oriente Médio e insuflou um conflito com os árabes-palestinos, que perdura ainda hoje

Este é o direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano”. Com essas palavras, o presidente da Agência Judaica para a Palestina, David Ben-Gurion, proclamou a criação do Estado de Israel, em:

(Disponível em: https://g1.globo.com/ Redação Aaptada)

Alternativas

ID
4973593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mundo acompanhou apreensivo, neste primeiro semestre de 2003, mais um conflito de grande repercussão: a guerra contra o Iraque, conduzida pelos Estados Unidos da América (EUA), com o apoio do Reino Unido (Inglaterra). Em várias cidades do mundo, multidões foram às ruas protestar contra a guerra e exigir a paz. A Organização das Nações Unidas (ONU) não teve forças para impedir o ataque contra o país até então governado por Saddam Hussein. Relativamente a esses acontecimentos e ao cenário mundial contemporâneo, julgue o item que se segue.


O Oriente Médio é uma região muito importante para a economia mundial devido a suas grandes reservas de petróleo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • ORIENTE MÉDIO é uma designação militar para se referir aos países que estão estrategicamente ao redor do golfo pérsico.

    O que é Golfo Pérsico? em poucas palavras vou descrever como uma rota de transporte utilizada para levar o petróleo para outros países.

    GABARITO: CERTO.

  • Oriente médio tem mais de 60% do pretrólio do mundo

  • Especialmente na Arabia Saudita

  • De 10 paises com reserva de petróleo, 6 é do Oriente Médio


ID
4987465
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a notícia abaixo e complete a lacuna: Criação do Estado de Israel completou 70 anos em 2018.

Evento alterou o equilíbrio do Oriente Médio e insuflou um conflito com os árabes-palestinos, que perdura ainda hoje

Este é o direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano”. Com essas palavras, o presidente da Agência Judaica para a Palestina, David Ben-Gurion, proclamou a criação do Estado de Israel, em:

(Disponível em: https://g1.globo.com/ Redação Aaptada)

Alternativas
Comentários
  • Vale apontar que caso o agente não consiga subtrair a coisa e mesma assim emprega violência ou grave ameaça, responderá em concurso material: tentativa de furto + lesão corporal ou ameaça.

  • Vale apontar que caso o agente não consiga subtrair a coisa e mesma assim emprega violência ou grave ameaça, responderá em concurso material: tentativa de furto + lesão corporal ou ameaça.

  • roubo impróprio


ID
4987747
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Israel e Palestina são dois estados em contínuo conflito, originado, entre outros fatores, pela anexação por Israel da chamada Faixa de Gaza, durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. A Faixa de Gaza é

Alternativas
Comentários
  • Olá !

    Faixa de Gaza é o nome que se dá a uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel.

    Essa fronteira é separada por cercas em decorrência do conflito entre Israel e Palestina que disputam a posse dessa região.

    O nome Faixa de Gaza decorre da principal cidade da região, Gaza.

    • Extensão territorial: 365 km²
    • Número de Habitantes: 1,7 milhões
    • Idioma: Árabe
    • Moeda: Novo Shekel Israelense

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/faixa-de-gaza/ dia 14/02/2021 rumo aos concursos !!


ID
5105647
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 14 de maio de 1948, um dia antes de expirar a autoridade britânica no seu Mandato na Palestina que já se encontrava em guerra civil, o Estado de Israel declarou-se independente. O que se seguiu foi a:

Alternativas

ID
5113615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O conflito entre árabes e judeus é muito antigo, mas se intensificou após a Segunda Guerra Mundial. Diversas iniciativas internacionais foram articuladas, sem sucesso, para levar a paz entre esses povos. Em Israel, as principais causas desse conflito referem-se a

Alternativas
Comentários
  • Após o Holocausto ,o números de Judeus chegando à região cresceu com intuito de fugir da perseguição na Europa .Eles foram influenciados pelo SIONISMO ( o retorno à terra prometida).Mas a terra já sendo ocupada pelos palestino que viviam sob o domínio britânico.

  • GABARITO A .

  • Embora o conflito entre árabes e judeus seja antigo, é menos antigo que se imagina. Na antiguidade e durante a idade média foram capazes de conviver, mesmo sem serem “grandes amigos". Entre os muçulmanos os considerados infiéis eram os cristãos e não os judeus.


    Além disso é preciso lembrar que Maomé construiu a religião islâmica a partir de tradições das tribos árabes, preceitos judaicos e cristãos. A Palestina é, na verdade, a região de origem dos hebreus – mais tarde conhecidos como judeus , por virem essencialmente da Judéia, assim como dos grupos palestinos como Filisteus e Macabeus. O Islã só chegou à região por volta do século IX, quando os hebreus há muito já haviam sido expulsos. A diáspora judaica aconteceu no século I , quando da dominação romana. 

    A origem do conflito, na verdade,  remonta ao século XIX quando nasce o Sionismo, proposto por Theodor Herzl, que defende a volta dos judeus à Palestina e a criação de um Estado socialista na região. 

    A situação piora quando, após a segunda guerra mundial, tropas britânicas se retiram da Palestina e os sabras – judeus palestinos – proclamam a independência de Israel, na medida em que o plano da ONU, de divisão da Palestina em dois Estados, um judeu e um palestino muçulmano, não foi aceito pelos palestinos. Era 14 de maio de 1948 e a ONU aceitou a criação do Estado judaico na Palestina. 

    A partir daí a situação de conflito e tensão é constante. São muitos e, variados, os problemas entre eles. Mas, há um que é o fundamental . Ele está indicado em uma das alternativas. 
    A) CORRETA- A divisão territorial na Palestina e, as terras agregadas à Israel pelas Guerras desde 1948, favorecem Israel que controla as nascentes do Rio Jordão – o único rio perene de uma região cercada por desertos e, os lençóis freáticos. Palestinos muçulmanos não dispõem de suas terras de origem e tem pouco acesso à água. 

    B) INCORRETA - Há sérios conflitos culturais mas a região da Palestina não é produtora de petróleo. 

    C) INCORRETA- Os conflitos religiosos são reais mas a produção industrial das áreas palestinas é muito pequena, e insuficiente até para abastecimento interno. Não há a concorrência proposta na afirmativa. 

    D) INCORRETA- A maior disponibilidade financeira é dos países muçulmanos árabes produtores de petróleo e dos judeus de fora de Israel. Portanto, a possibilidade de conflitos comerciais e financeiros não é determinante na Palestina enquanto tal.

    E) INCORRETA- A disputa por recursos naturais, escassos na região, como a água, é acirrada. Mas, a superioridade bélica de Israel é incontestável. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Uai,. como assim? kkkk então não tem questões religiosas envolvidas, né? Que nível essa prova...


ID
5124724
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Imbé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Qual dos países abaixo NÃO está localizado no continente asiático?

Alternativas
Comentários
  • B: Honduras

  • Honduras esta localizado nas américas, mais precisamente América Central.

  • acho que essa questão não deveria estar aqui, pois é questão de geografia.


ID
5134819
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dos países citados abaixo, assinale aquele que NÃO faz parte do Oriente Médio:

Alternativas
Comentários
  • Cazaquistão não faz parte do Oriente Médio, e sim da Ásia Central.

    O Cazaquistão é um país da Ásia Central e antiga república soviética. Estende-se do Mar Cáspio, a oeste, até as montanhas de Altai, na fronteira leste com a China e a Rússia. Sua maior metrópole, Almaty, é um tradicional centro de comércio, cujos principais monumentos são a Catedral da Ascensão, igreja ortodoxa russa da era czarista, e o Museu Estatal Central do Cazaquistão, que exibe milhares de artefatos cazaques.


ID
5157370
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir de 2011, uma série de protestos violentos abalou o Mundo Árabe, numa conjuntura que ficou conhecida como Primavera Árabe, gerando profundas repercussões no campo internacional. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e marque a que NÃO indica um governante que acabou derrubado nessa conjuntura.

Alternativas
Comentários
  • A Primavera Árabe foi uma onda de revoltas que aconteceu em países do oriente médio em 2011. Não se relacionou com a questão da geopolítica do petróleo, como costumam ser as questões na região. Ao menos não diretamente. Os governos dos Estados no Oriente Médio, com exceções como Israel, não são democráticos strictu sensu. Há eleições para os poderes executivo e legislativo mas, a participação popular através do voto não tem garantido a lógica democrática. Mesmo no Irã.
    O movimento que ficou conhecido como “primavera árabe" nasceu das demandas de camadas médias urbanas que não se sentem representadas nem pelos projetos autoritários e tampouco pelos partidos que defendem uma política baseada em ortodoxia religiosa. Além disso, os lucros advindos das vendas de petróleo e gás não significaram melhoria das condições econômicas para a população em geral, ou abertura de mercado de trabalho para camadas médias mais educadas. Um dos efeitos dos movimentos foi a queda de vários líderes autoritários do poder.

    Entre as alternativas apresentadas uma está INCORRETA. Ou seja, nomeia um líder que não foi tirado do poder. 
    A) INCORRETA – Em 23 de abril de 2011, cerca de quatro meses após o início dos protestos no pais, o presidente Abdullah Saleh concordou em deixar o poder, após 32 anos no cargo. 
    B) CORRETA – Bashar Al Assad ainda está no poder na Síria, apesar dos 10 anos de guerra civil no país, que começou na época da Primavera Árabe, face à ação da oposição que pretendia tirar Assad do poder. 
    C) INCORRETA – Hosni Mubarak foi retirado do poder no Egito e faleceu na prisão 
    D) INCORRETA- Muammar Kadafi, da Líbia, foi retirado do poder e morto pelos revoltosos. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Na Líbia e na Síria eclodiram guerras civis. No primeiro caso durou em torno de seis meses, o ditador foi capturado pelos rebeldes e linchado. No segundo a guerra civil estende-se até hoje. Já dura mais 5 anos e é o maior conflito civil contemporâneo.

    LETRA B


ID
5209876
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Lavrinhas - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca dos conflitos históricos no Oriente Médio assinale a alternativa incorreta:

A _____________ foi um conflito nacionalista contra a colonização inglesa. Marcada por duas fases, a revolta começou com greves e protestos e, posteriormente, se tornou um violento movimento de resistência.

O _______________________ iniciou após a independência de Israel.

A _____________________ foi resultado do aumento da tensão no Oriente Médio. O conflito começou após um ataque de Israel que destruiu boa parte do arsenal bélico do Egito, Jordânia, Iraque e Síria.

Alternativas

ID
5278249
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2010 a humanidade assistiu perplexa a explosão de levantes populares que se iniciaram na África e se espalharam pelos países vizinhos e pelo Oriente Médio. Como a imprensa denominou esses levantes?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C : PRIMAVERA ÁRABE

  • É importante caracterizar a primavera árabe: Foram movimentos populares, espontâneos, sem a participação de partidos (nas ditaduras são em geral proibidos) e a população conseguiu se organizar através de mensagens de celular e mídias sociais.

    LETRA C


ID
5302816
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Regimes não democráticos, ou seja, ditatoriais ainda são uma realidade no mundo. Porém, cada vez mais são observados movimentos de resistência e luta para romper com tais sistemas e restaurar a democracia. Em 2010 um movimento popular de resistência ao governo ditatorial ocorreu no Oriente Médio e norte do continente africano. Este protesto ficou conhecido como:

Alternativas

ID
5358223
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tudo indica que o que foi dito em relação ao século XX – “uma era dos extremos” – também se aplica às duas primeiras décadas do século XXI. As mudanças se processam com extrema rapidez e convivem com um extraordinário avanço científico e com exemplos dramáticos de intolerância, desigualdade e fanatismo.

Relativamente ao cenário mundial da atualidade, julgue o item.

Ao ser desbancado de sua posição de fonte geradora de energia, o petróleo acabou por propiciar algo até então inimaginável: a plena estabilidade política do Oriente Médio, com o fim dos conflitos na região e a resolução do histórico problema palestino.

Alternativas
Comentários
  •  fim dos conflitos na região? Oi? rs

    Gaba ERRADO!

  • os conflitos se intensificaram. o que à torna errada !

  • KKKKKKKKKKKKKK

    OS CONFLITOS NAQUELA REGIÃO É INFINITA

  • A questão: Fim dos Conflitos

    A realidade: Faixa de Gaza


ID
5366995
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução no . 181, determinando a partilha da Palestina em dois Estados, um judaico e outro árabe, que deveriam estar ligados por uma união econômica.

(Márcio Scalercio. Oriente Médio: uma análise reveladora sobre dois povos condenados a conviver)

A Resolução 181 manifestou-se favorável a que Jerusalém:

Alternativas

ID
5381269
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho da entrevista que a jornalista Betty Milan realizou com a cientista social francesa Juliette Minus, pesquisadora especialista da condição feminina no mundo muçulmano.

Betty Milan: (no Islã) Em que condições o homem pode repudiar a mulher com que se casou?
Juliette Minus: Em quaisquer condições. Por ser estéril, por não ter filhos homens, por não cozinhar bem, ter mau humor, enfim, por qualquer coisa. E o homem não tem que prestar contas a ninguém. Basta usar a fórmula do repúdio, com ou sem testemunha, e o que resta à mulher é ir embora.
MILAN, Betty. As mulheres do véu. Folha de São Paulo, 06 jan. 2002, Caderno Mais, p. 14 – 15.

Normalmente, a muçulmana repudiada volta para a casa dos pais ou do irmão mais velho sem ficar necessariamente estigmatizada socialmente, recuperando inclusive seu dote e podendo se casar novamente depois de três meses. Porém, fica privada de levar seus filhos. Tal situação se justifica em termos religiosos e sociais pelo fato de que no Islã

Alternativas

ID
5389639
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a Revolução Iraniana de 1979 e suas consequências.

I - A revolução iniciou como um amplo movimento de contestação à monarquia do xá Reza Pahlevi e acabou cooptada por setores islâmicos radicais, representados pelo aiatolá Khomeini, que se tornaria Líder Supremo do país.
II - A República Islâmica, fundada após a vitória da revolução, logo entrou em uma longa guerra contra a União Soviética e foi finalmente derrotada em 1989.
III- Um grupo de jovens radicais islâmicos, em novembro de 1979, iniciou uma longa tomada de reféns na embaixada norte-americana do país, em retaliação ao apoio dos Estados Unidos ao xá deposto que duraria até 1981.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5395561
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A África Mediterrânea está localizada no norte do continente africano e possui características naturais e sociais semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o islamismo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o país da região cuja religião predominante é o judaísmo.

Alternativas

ID
5409823
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fundamentalismo islâmico é um fenômeno originado como consequência das mudanças geopolíticas ocorridas após as duas guerras mundiais e devido à política externa adotada pelos EUA e pela URSS durante a Guerra Fria. Assinale a opção cujo evento descrito NÃO se relaciona com o fundamentalismo islâmico.

Alternativas

ID
5574838
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A constante instabilidade política e econômica de diversos países do Oriente Médio faz com que a Região esteja constantemente nas manchetes dos principais sites de notícias do mundo. Sua localização geográfica é estratégica, pois a Região está situada na confluência dos continentes:


I. Americano.

II. Asiático.

III. Africano.

IV. Europeu.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5579047
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto sobre a dinâmica demográfica dos refugiados:

Na África e no Oriente Médio, Estados divididos em grupos religiosos e étnicos rivais sediam disputas com o objetivo frequente de subjugar, expulsar ou exterminar os adversários, motivando a migração forçada. O Oriente Médio, alvo de disputas geopolíticas e invasões externas nas últimas décadas, é origem de grande parte dos atuais conflitos e, consequentemente, dos refugiados. A ONU estimou existirem 16,7 milhões de refugiados internacionais no final de 2013 (7,2% dos migrantes).

Disponível em: http://panoramainternacional.fee.tche.br/ article/migracao-internacional-contemporanea-principais-processos/. Acesso em: 31 out. 2021.


No Oriente Médio, a partir da década de 2010, registra-se o maior deslocamento de refugiados com origem na 

Alternativas

ID
5604859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A guerra no Iêmen, que teve início em conflitos e contradições políticos e econômicos que eclodiram após a Primavera Árabe, constitui verdadeiro desastre humanitário. Com posição estratégica no estreito de Bab al-Mandab, que liga o mar Vermelho ao golfo de Áden, região por onde passam importantes petroleiros no mundo, o conflito parece distante de um fim.


Em relação a esse tema, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Em 1967, a parte sul do Iémen, uma antiga colónia britânica, tornou-se um Estado comunista. As posições revolucionárias do governo do Iémen do Sul causaram seu isolamento dentro da Península Arábica.

    Wikipédia


ID
5604880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com início em março de 2011, a guerra na Síria encontra-se em seu décimo ano. Inserida no contexto da Primavera Árabe, a busca por reformas democráticas acabou por transformar o conflito nesse país em um dos mais atrozes da história recente.


A respeito desse conflito, julgue os itens subsecutivos.

I O presidente Bashar Al-Assad buscava desenvolver o país a partir de uma estratégia para torná-lo uma plataforma logística para pipelines e gasodutos.

II A aliança da Rússia com Bashar Al-Assad deriva do interesse econômico de rivalizar a logística de hidrocarbonetos com as monarquias do Golfo Pérsico.

III A Turquia, país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), frequentemente, realiza operações militares contra os curdos, os quais são apoiados pelos Estados Unidos da América (EUA).

IV Mesmo em campos apostos, a Rússia e os EUA lutam contra o Estado Islâmico.


Assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Resumo breve:

    2011: durante a Primavera Árabe, manifestantes contrários ao regime de Assad são reprimidos e tem início a Guerra Civil na Síria.

    2012: com o caos instalado no país, aumenta a presença de grupos islâmicos radicais como al-Qaeda e Estado Islâmico.

    2013: com a intensificação da guerra, começam as notícias sobre ataques químicos contra a população civil, com o ocidente culpando o governo sírio, que por sua vez, culpa os rebeldes.

    2014: o Estado Islâmico se fortalece e ocupa diversas cidades sírias. Em resposta, Estados Unidos e Rússia bombardeiam o país. Os russos, em apoio ao regime de Assad e os americanos, contra ele.

    2015: apesar dos bombardeios, o Estado Islâmico promove decapitações e assassinatos em massa nas cidades ocupadas. Os refugiados de guerra aumentam e a crise se torna um problema mundial.

    2016: com o apoio russo, o governo sírio consegue retomar e controlar várias cidades e pontos estratégicos do país.

    2017: com o Estado Islâmico praticamente derrotado, Bashar al-Assad ganha força para se manter no poder, mas as negociações de paz não avançam e a Guerra da Síria se torna mais complexa, com a presença de forças turcas, iranianas e israelenses na região.

    2018: Neste ano foi registrado o menor número de mortos desde o início da Guerra na Síria, sendo contabilizados cerca de 20 mil mortos. Este também foi o ano que, com a ajuda de seus aliados Irã e Rússia, o presidente Bashar Al-Assad reconquistou feudos jihaditas.

  • Sobre a Guerra na Síria julgamos os itens a seguir.

    I - A localização estratégica do território sírio o torno propício para a localização de dutos de transporte de hidrocarbonetos entre regiões produtoras como o Irã e Iraque e zonas de grande consumo como o sul do Mar Mediterrâneo.
    II - A Rússia já vinha se situando no cenário global desde o início da década passada como grande fornecedor de energia para o mercado global e dado o seu gigantesco poderio militar herdado da antiga União Soviética a participação no conflito ao lado de seus tradicionais aliados sírios não causou espanto na comunidade internacional.
    III - Os curdos são considerados na Turquia como grupo independentista com tendências a ações violentas em território turco e dada sua longa linha de fronteira com a Síria e a grande população curda em ambos os lados da ligação entre os dois países a atuação turca ocorre por meios militares. Já o posicionamento dos curdos da Síria como pró Estados Unidos ocorre por desavenças históricas entre este grupo e o governo Sírio.
    IV - O Estado Islâmico pretendia criar um novo território com partes de países como a Síria, Iraque e Irã o que é considerado como inaceitável por ambas as potências nucleares globais.  

    GABARITO DO PROFESSOR: E