SóProvas


ID
3157564
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural liquefeito, ou GNL, é caracterizado por apresentar

Alternativas
Comentários
  • Esta questão requer conhecimentos sobre as características do gás natural liquefeito (GNL). De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o GNL pode ser definido como: "gás natural submetido a processo de liquefação para estocagem e transporte, passível de regaseificação em unidades próprias."
    Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - O GNL é produzido a partir do processo de liquefação do gás natural. Dessa forma, o gás natural é resfriado, atingindo temperaturas muito baixas, para que possa se liquefazer, passando do estado gasoso para o estado líquido. Sendo assim, ele não reage com um líquido denso para que possa ser mantido no estado líquido.

    B) CORRETA - Para que o gás natural possa se liquefazer, ou seja, passar do estado gasoso para o líquido, é preciso que temperaturas muito baixas, definidas como criogênicas (em torno de - 160 °C), sejam atingidas enquanto que sua pressão permanece próxima à atmosférica. Dessa forma, o volume ocupado pelo gás é muito reduzido quando comparado às condições de temperatura ambiente e pressão atmosférica.

    C) ERRADA - Na realidade, para que o gás natural possa se liquefazer, o que ocorre é a diminuição da temperatura (temperaturas muito baixas precisam ser atingidas), enquanto que a pressão permanece próxima à pressão atmosférica.

    D) ERRADA - O GNL é composto principalmente por metano (CH4), etano (C2H6) e, em menores proporções, o propano (C3H8). Portanto, não tem em sua composição apenas uma mistura de propano e butano.

    E) ERRADA - O GNL tem em sua composição hidrocarbonetos de baixa densidade. Esse gás é liquefeito a partir de um processo que abaixa sua temperatura até que uma temperatura criogênica seja atingida (em torno de - 160 °C).

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte utilizada para a escrita desse comentário: Site da ANP.