SóProvas


ID
3157912
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O princípio orçamentário da legalidade apresenta o mesmo fundamento do princípio da legalidade aplicado à administração pública, segundo o qual cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer

Alternativas
Comentários
  • "(...) para Hely Lopes Meirelles: 'Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza.'"

    Fonte:

  • Letra E

    Princípio da Legalidade

    -> Uma das finalidades -> Agir contra as ingerências do Poder Estatal na vida dos particulares.

    Administração

    -> Deve fazer ou deixar de fazer o que a lei determina ou autoriza.

    -> Não havendo previsão em lei, a Administração fica inerte.

    Particular

    -> Autonomia de Vontade

    -> Pode fazer tudo que a lei não proíba.

    "Que a Força esteja com você!" - Yoda

  • Lembrem-se que a autoridade administrativa está sempre SUBORDINADA à lei.

  • A atuação administrativa se limita á vontade legal= vontade do povo, manifestada por meio de seus representantes .

    MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO .MATHEUS CARVALHO.

  • A questão indicada está relacionada com os princípios.

    • Princípio da legalidade:

    - Esfera pública (subordinação à lei):

    Conforme indicado por Matheus Carvalho (2015) o administrador público apenas pode atuar de acordo com a determinação da lei. "A atuação administrativa se limita à vontade legal = vontade do povo, manifestada por meio de seus representantes".
    - Esfera privada (autonomia privada):

    Segundo Matheus Carvalho (2015) na esfera privada vige a autonomia privada, ou seja, não se exige previsão legal como requisito para atuação dos cidadãos em geral. Assim, "no que tange à atuação do direito privado, aos particulares, tudo que não está proibido, está juridicamente permitido". O princípio indicado é o da não contradição a lei. 

    • Princípios orçamentários (Artigo TCM/SP)

    Para TCM/SP (2019) o princípio orçamentário da legalidade apresenta o mesmo fundamento do princípio da legalidade aplicado à administração pública. Cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer apenas aquilo que a lei expressamente autorizar - se subordina à lei. No art. 37 da CF/88 é indicado o princípio da legalidade e no art. 165 da CF/88 é estabelecida a necessidade de formalização legal de leis orçamentárias.
    CF/88: art. 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais. 

    A) ERRADO, o administrador público, o chefe do Executivo têm uma atuação administrativa limitada à vontade da lei - só pode fazer o que for permitido por lei. 

    B) ERRADO, com relação as regras de planejamento orçamentário, a CF/88 estabelece a necessidade de formalização legal de leis orçamentárias, nos termos do art. 165. No enunciado da questão foi questionado o fundamento do princípio da legalidade aplica na esfera pública, que pode ser entendido como a atuação administrativa limitada à vontade legal - de acordo com a determinação da lei. 
    C) ERRADO, uma vez que na esfera pública, o princípio da legalidade indica que cabe ao administrador público atuar de acordo com a determinação da lei.
    D) ERRADO, já que o particular pode fazer tudo o que não estiver proibido - princípio da legalidade na esfera privada. 

    E) CERTO, pois na esfera pública só pode fazer o que a lei autoriza, "a atuação administrativa se limita à vontade legal" (CARVALHO, 2015). 

    Referências:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 
    Disponível em: Escola de Contas - TCM/SP. Princípios Orçamentários. 18 fev. 2019. 

    Gabarito: E
  • GABARITO: E

    Princípio da legalidade: Representa a subordinação da Administração Pública à vontade popular, isto é, o exercício da função administrativa não pode ser pautado pela vontade da Administração ou dos agentes públicos, a Administração Pública só pode praticar as condutas autorizadas em lei. Portanto, é o mais importante princípio específico do Direito Administrativo. Dele derivam vários outros, como finalidade, razoabilidade, isonomia e proporcionalidade.

  • Princípio da Legalidade - O Administrador só pode agir de acordo com a lei.

  • LEGALIDADE NO SENTIDO AMPLO.

  • Principio da legalidade estrita, o servidor só faz aquilo que a lei expressamente autoriza artigo 37 CF:

    Principio da legalidade ampla, é o que discorre que, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não em virtude de lei artigo 5º CF.

  • LEGALIDADE: fazer tudo que a lei me diz o que eu devo fazer

    que se aplica em toda em qualquer situação

  • LEGALIDADE ESTRITA --- Administração Pública (Mero gestor da coisa alheia // Poder-dever de agir) - faz tudo o que lei MANDAR;

    LEGALIDADE AMPLA --- Particular (Tudo o que a lei NÃO proibir)

  • Aprofundando...

    Administração age em Stricto Sensu (sentido limitado a lei)

    Particular age em Lato Sensu (Sentido amplo, pode fazer tudo, que a lei não o proíba)

  • O princípios da administração pública está vinculado na lei .

    Legalidade amplo. Resposta letra E.

  • Gabarito:E

    Dicas de Princípios Administrativos:

    1- Podem ser explícitos ou implícitos;

    2- Explícitos estão na constituição federal. São eles: LIMPE (Legalidade - Executar meus atos com base na lei, isto é, o agente público fazer tudo conforme Lei; Impessoalidade - Tratar todos de forma igual e vedado a auto promoção e agentes públicos; Moralidade - Executar os atos com base no decoro, fé e honestidade; Publicidade - Divulgar todos os atos da administração público, exceto segurança do estado e da sociedade por meio da imprensa oficial; Eficiência - buscar os melhores resultados com o melhor custo x beneficio e é o único não originário)

    3- Implícitos são as doutrinas aplicadas. São eles: autotutela (a administração pode gerenciar e anular e revogar os seus atos), razoabilidade/proporcionalidade (utilizar a boa razão, bom senso, medida justa (meios e fins), tutela (a administração direta pode averiguar se a administração indireta está fazendo as coisas corretamente).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Questão: E

    ▶️Administração pública: Só poderá fazer aquilo que a lei autoriza.

    ▶️Particular ou administrado: Poderá fazer tudo o que a lei não proíba.

  • Gab e! legalidade