SóProvas


ID
3158851
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão.

    R.A., 67 anos, masculino, hipertenso, portador há 12 anos de diabete tipo 2, em uso de insulina há 15 dias, compareceu, acompanhado pela filha, à unidade de saúde da família para avaliação. No acolhimento, relatou estar com fome e queixou-se de tontura, fraqueza e dor de cabeça. Apresentava-se apreensivo, com sudorese e tremores. Informou, que há cerca de duas horas, sua filha havia administrado a dose de insulina NPH prescrita pelo médico, e que, por estar atrasado, não havia tomado o café da manhã, trazendo consigo um lanche de pão e queijo para comer enquanto aguardava a consulta. Ao aferir seus sinais vitais, o técnico de enfermagem obteve: T = 36,6 ºC; R = 16 respirações por minuto; P = 102 batimentos por minuto e P.A = 142 X 88 mmHg. Durante o atendimento, a filha do usuário informou estar com dúvidas a respeito dos cuidados com a insulina.

Frente aos sinais e sintomas apresentados, o técnico de enfermagem deve solicitar a presença do enfermeiro ou médico, suspeitando tratar-se de um caso de

Alternativas
Comentários
  • Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada da glicose nas células.

     

    Fique atento aos sinais da hipoglicemia, que geralmente acontecem rapidamente:

     

    Tremedeira

    Nervosismo e ansiedade

    Suores e calafrios

    Irritabilidade e impaciência

    Confusão mental e até delírio

    Taquicardia, coração batendo mais rápido que o normal

    Tontura ou vertigem

    Fome e náusea

    Sonolência

    Visão embaçada

    Sensação de formigamento ou dormência nos lábios e na língua

    Dor de cabeça

    Fraqueza e fadiga

    Raiva ou tristeza

    Falta de coordenação motora

    Pesadelos, choro durante o sono

    Convulsões

    Inconsciência

     

     

    https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/hipoglicemia

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre diabetes.

    O paciente em questão apresenta diabete tipo 2, em uso de insulina há 15 dias. No acolhimento, relatou estar com fome e queixou-se de tontura, fraqueza e dor de cabeça. Apresentava-se apreensivo, com sudorese e tremores. Informou que há cerca de duas horas, sua filha havia administrado a dose de insulina NPH prescrita pelo médico, e que, por estar atrasado, não havia tomado o café da manhã. Frente aos sinais e sintomas apresentados, o técnico de enfermagem deve solicitar a presença do enfermeiro ou médico, suspeitando tratar-se de um caso de hipoglicemia (Letra B). O paciente não se alimentou e fez a dose de insulina o que causou uma queda da glicemia quando a insulina alcançou o sua ação.

    A) Incorreto. Na cetoacidose diabética o paciente apresentaria sede excessiva, micção freqüente, náuseas ou vômitos, dor abdominal, dispneia, hálito cetônico e confusão mental. 

    C) Incorreto. Na hiperglicemia o paciente teria se alimentado e não teria feito a dose de insulina, causando o aumento dos níveis de glicose circulante.

    D) Incorreto. Na vasculopatia diabética o paciente apresentaria alterações vasculares que são provocadas pelo longo tempo de diabetes.

    E) Incorreto. Na hipertensão o paciente estaria com níveis elevados de pressão arterial.

    Resposta do Professor: B.