SóProvas


ID
3160594
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Monte Alto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Chris Bolin, engenheiro de software da Formidable, empresa de Seattle (EUA), criou uma página de internet cujo conteúdo só pode ser lido offline – ou seja, você tem que desconectar sua internet no PC ou celular e só assim a página mostrará o texto.
    Se você ainda não está pronto para desligar sua internet por dois minutos, a gente te ajuda: Veja abaixo o manifesto de Chris Bolin:
    “2017. 2 minutos de leitura.
    Você quer ser produtivo? Basta desligar, pois manter uma conexão constante com a internet é manter uma conexão constante com interrupções, tanto externas como internas.
    As interrupções externas são uma legião e bem documentadas: você tem uma nova mensagem no Gmail, Slack, Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn. Amigos, familiares, colegas de trabalho e spammers: cada um tem acesso direto à sua preciosa atenção.
    Mas são as distrações internas verdadeiramente perniciosas. Você pode silenciar as notificações do Twitter e sair do Slack, mas como você impede sua própria mente de descarrilar sua atenção? Passei horas capturadas em teias da minha própria curiosidade. O mais perigoso é o capricho dividido, a propósito do nada: ‘Eu me pergunto qual é o segundo idioma mais falado?’ Aqueles 500 milissegundos poderiam mudar seu dia, porque nunca é apenas uma pesquisa no Google, apenas um artigo da Wikipédia. A desconexão da internet faz um curto-circuito desses caprichos, permitindo que você se mova sem embaraços.
    Esta página em si é um experimento nesta veia: e se certo conteúdo nos obrigasse a desconectar? E se os leitores tivessem acesso a essa gloriosa atenção que faz devorar um romance por horas de uma forma tão gratificante? E se os criadores pudessem emparelhar isso com o poder dos aparelhos modernos? Nossos telefones e laptops são incríveis plataformas para novos conteúdos – se apenas pudéssemos aproveitar nossa própria atenção.
    O conteúdo offline apenas obrigaria os criadores a pensar de forma diferente. Olhe para esta página: não há um único link, nenhuma oferta de nota de rodapé para distrair os leitores. Quantos bons artigos você deixou a metade da leitura porque você caçou um cintilante link sublinhado? Quando você está offline, aqui é o único lugar em que você pode estar.
    Eu já posso ouvir os gemidos: ‘Mas eu tenho que estar online para o meu trabalho.’ Eu não ligo. Crie tempo. Aposto que o que o torna valioso não é a sua capacidade para o Google, mas a sua capacidade de sintetizar informações. Faça suas pesquisas online, mas crie offline.
    Agora volte para sua internet acessada regularmente. Apenas lembre-se de se dar um presente ocasional de desconexão.”
(https://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br. Adaptado)

Considere as passagens do texto:

•  As interrupções externas são uma legião... (5o parágrafo)
•  Mas são as distrações internas verdadeiramente perniciosas. (6o parágrafo)
•  “Apenas lembre-se de se dar um presente ocasional de desconexão.” (último parágrafo)

Conforme o contexto em que estão empregados, os termos em destaque significam, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? As interrupções externas são uma legião ? o substantivo em destaque marque a ideia de grande quantidade, uma quantidade exacerbada.

    ? Mas são as distrações internas verdadeiramente perniciosas ? o adjetivo em destaque marca aquilo que faz mal; é nocivo, é ruinoso.

    ? ?Apenas lembre-se de se dar um presente ocasional de desconexão.? ? o adjetivo em destaque marca a ideia de algo que acontece por acaso; casual, eventual, ocasionado, incomum.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Acertei, mas pra mim a questão seria passível de recurso. "Ocasional" não é exatamente algo incomum, por exemplo: vc pode comer coxinha uma vez por semana, ou seja, ocasionalmente, e isto não é incomum, visto que tem uma periodicidade. Afirmar que algo ocasional é incomum ou comum é bastante relativo.

    A dica é: sempre tentem ir pela questão menos errada, mas no caso aqui foi tenso

  • ocasional: que acontece por acaso; casual, eventual, ocasionado.

    Semelhantes: inesperado, infrequente, abrupto, acidental, acidentário, adventício, brusco, casual, episódico, extemporâneo, extraordinário, fortuito, impensado, impensável, impremeditado, imprevisível, imprevisto, incalculável, inopinado, repentino, subitâneo, súbito, surpreendente, aleatório, contingente, descontínuo, disperso, duvidável, duvidoso, espaçado, espalhado, esporádico, eventual, faltoso, incerto, indeterminado, instável, intermitente, isolado, passageiro, precário, problemático, suspenso, ventureiro, breve, caduco, descontinuado, efêmero, finito, fugaz, impermanente, inconstante, interino, interrupto, momentâneo, morredouro, mortal, móvel, mutável, perecível,

    provisório, temporário, transitório, volátil

    A banca poderia usar qualquer uma dessas palavras, ai vai me joga um "incomum". Tirou de onde isso?

  • Significado da palavra pernicioso:

    Perniciosas é o plural de perniciosa. O mesmo que: malárias, perigosas, perniciosos, prejudiciais.

    Que prejudica ou causa danos: atitude perniciosa.

    Que é perigoso; em que há perigo: prática perniciosa.

    Ou seja:

    PERNICIOSO = PERIGOSO.

    Fonte: GOOGLE.

  • nao sabia o significado de perniciosa, pensei que era tendenciosa.. errei