SóProvas


ID
3160810
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Serrana - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

É preciso preocupar-se menos

    É muito comum que, ao longo do dia, as pessoas fiquem preocupadas demais com coisas que não podem ser mudadas e dependem de fatores externos e variáveis que não podem ser controlados – como o clima, o estado de saúde de algum parente ou o trânsito. Pior ainda: algumas pessoas ficam remoendo coisas do passado que trazem dor, pensando em situações e pessoas, o que só traz sofrimento.
    Quem tem esse tipo de atitude geralmente fica pensando e reclamando das situações, mesmo sabendo que não pode fazer nada em relação a esses “problemas”. Isso faz com que uma quantidade enorme de energia seja gasta, sendo que poderia ser melhor aplicada em situações que realmente dependem de decisão ou ação pessoal.

(<https://www.sbi.com.br> Acesso em 20.11.2018. Adaptado)

Na frase do 1o parágrafo – É muito comum que, ao longo do dia, as pessoas fiquem preocupadas... – a palavra destacada tem sentido contrário de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ?  ? É muito comum que, ao longo do dia, as pessoas fiquem preocupadas... ?

    ? Queremos o antônimo da palavra em destaque, o contrário (=algo "raro" é algo que não é comum, incomum, temos aqui a nossa resposta).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O vocábulo “comum” está associado à ideia de “frequência”. Trata-se de algo que ocorre normalmente, corriqueiramente. O antônimo, portanto, está na letra E – raro.

    Resposta: E

  • A PALAVRA "ABRANGE" NÃO DEIXA ESSA COMO ÚNICA CARACTERÍSTICA