RESUMO DO DIAGRAMA DE BRÜCKNER
1. O diagrama de massas não é um perfil. A forma do diagrama de massas não tem nenhuma relação com a topografia do terreno.
2. Inclinações muito elevadas das linhas do diagrama indicam grandes movimentos de terras.
3. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de corte (oupredominância de cortes em seções mistas).
4. Todo trecho descendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro (ou predominância de aterros em seções mistas).
5. A diferença de ordenadas entre dois pontos do diagrama mede o volume de terra entre esses pontos.
6. Os pontos extremos do diagrama correspondem aos pontos de passagem (PP).
7. Pontos de máximo correspondem à passagem de corte para aterro.
8. Pontos de mínimo correspondem à passagem de aterro para corte.
9. Qualquer horizontal traçada sobre o diagrama determina trechos de volumes compensados (volume de corte = volume de aterro corrigido). Esta horizontal, por conseguinte, é chamada de linha de compensação (ou linha de terra). A medida do volume é dada pela diferença de ordenadas entre o ponto máximo ou mínimo do trecho compensado e a linha horizontal de compensação.
10. Todas as ondas do diagrama de massas deverão ser cortadas, ou ao menos tangenciadas, por uma única linha de compensação.
11. A posição da onda do diagrama em relação à linha de compensação indica a direção do movimento de terra. Ondas positivas (linha do diagrama acima da linha de compensação) indicam transporte de terra no sentido do estaqueamento da estrada. Ondas negativas indicam transporte no sentido contrário ao estaqueamento da estrada.
12. A área compreendida entre a curva de Brückner e a linha de compensação mede o momento de transporte da distribuição considerada.
13. A distância média de transporte de cada distribuição pode ser considerada como a base de um retângulo de área equivalente à do segmento compensado e de altura igual à máxima ordenada deste segmento.
Revisão sobre o diagrama de Bruckner:
Representação dos volumes acumulados
Diagrama de Brückner - Diagrama de massas NÃO é um perfil – não há nenhuma relação com a topografia.
Pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro.
As linhas ascendentes (subindo) representam os cortes; as linhas descendentes (descendo) representam os aterros.
Onde as linhas sobem e descem para o mesmo nível, quer dizer que os volumes de corte e aterro se compensam, ou seja, não é necessário bota fora nem empréstimo.
O diagramade Bruckner apresenta um avanço em relação ao de Lalanne, ou seja, o primeiro foi desenvolvido a partir do segundo.
A reta horizontal que corta a curva do diagrama na metade da altura de uma "onda" é chamado distância média de transporte (dm)
O MOMENTO DE TRANSPORTE é obtido pelo produto V x dm (representando a área da onda)