-
GABARITO: LETRA A
A) Confirma-se, com a experiência dessa ONG, o que quaisquer cidadãos das grandes cidades já constataram. ? correto.
B) Fazem 28 anos que já acontece toda semana reuniões de um grupo de pessoas da ONG Anjos da Noite. ? verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado (= faz 28 anos...).
C ) Aplacar as carências dos moradores de rua põem-se como incumbência importante dos voluntários. ? o quê se põe como incumbência? Aplacar as carências dos moradores de rua (= sujeito oracional, concordância no singular ? põe-se).
D) Para os voluntários, não se tratam de ações de caridade, mas de exercício responsável de ações cidadãs. ? verbo transitivo indireto + índice de indeterminação do sujeito (= sujeito indeterminado, o correto é a terceira pessoa do singular ? trata-se de).
E) Forma-se filas do pessoal carente querendo receber alimentos que os voluntários lhe fornece. ? quem oferece? Os voluntários (= sujeito simples com núcleo no plural, o correto é "fornecem").
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva A
Confirma-se, com a experiência dessa ONG, o que quaisquer cidadãos das grandes cidades já constataram.
Forma S.V.c
-
ALTERNATIVA A: OPÇÃO CORRETA. Todos os termos sublinhados concordam quanto às regras de concordância verbal: Confirma-se (verbo no singular), com a experiência dessa ONG, o (sujeito no singular) que quaisquer cidadãos (sujeito no plural) das grandes cidades já constataram (verbo no plural).
ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: o sujeito e o verbo concordam em número e pessoa: 1. “Fazem (verbo “fazer”, na indicação de tempo passado, é impessoal e fica sempre no singular, o sujeito é inexistente) 28 anos que já 2. acontece (verbo “acontecer” concorda em número e pessoa com o sujeito) toda semana reuniões (sujeito do verbo “acontecer”)
ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: o sujeito oracional exige verbo no singular, “Aplacar as carências dos moradores de rua (ISTO – sujeito) põem-se como incumbência (...)”, ou seja, ISTO (“aplacar as carências...) põe-se como...
ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: o verbo “tratar-se DE” (transitivo indireto) vêm sempre no singular: “Para os voluntários, não se tratam de ações de caridade”, ressalte-se que “ações de caridade” é objeto indireto, sendo o sujeito, nesse caso, indeterminado.
ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O verbo “formar” (transitivo direto) está na voz passiva pronominal, sendo o SE pronome apassivador, o sujeito é “filas”, dái o certo ser “Formam-se filas”, “Filas são formadas”; 2. O sujeito e o verbo devem concordar em número e pessoa: “que os voluntários (sujeito no plural) lhe fornece (verbo no singular)”, ou seja, o correto é “que os voluntário lhe fornecem”.
Resposta: A
-
Na letra E há 2 erros:
Formam-se filas.....voluntários lhe fornecem.
-
A LETRA A TAMBÉM E SUJEITO ORACIONAL????
-
FAZ no sentido de tempo transcorrido é impessoal!
-
O VERBO acompanhado com o "Se" (Índice de Indeterminação do Sujeito) fica na terceira pessoal do Singular.
É preciso ter disciplina pois haverá dias que não estaremos motivados.
-
Com relação a letra A
Se tiver errada por gentileza, peço que me corrijam, para que possamos ajudar aqueles que não entenderam também...
Confirma-se, com a experiência dessa ONG, o que quaisquer cidadãos das grandes cidades já constataram.
O verbo é Confirma-se, Quem Confirmou? Alguém. Para mim é uma oração sem sujeito, o verbo é verbo transitivo direto, por isso o verbo permanece no sigular. Será isso?
-
Entendo que a A está correta pelo fato de ser um sujeito oracional, logo o verbo da primeira oração fica no singular.
Confirma-se o que? ISSO.