SóProvas


ID
3161767
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

    Há 28 anos um grupo de pessoas se reúne semanalmente na sede da ONG (organização não governamental) Anjos da Noite, em um sobrado no bairro de Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. Os voluntários dedicam-se a aplacar as carências dos moradores de rua. Além de entregar cobertores e roupas, o grupo tem como principal incumbência a distribuição de refeições. Aos sábados, os colaboradores se organizam para preparar 200 quilos de comida. A distribuição de 800 marmitas tem início ao cair da noite. Anteriormente, os voluntários rodavam quatro horas pelas ruas da região central até entregar a última quentinha. Hoje, o trabalho é feito em menos de uma hora. Basta estacionar o carro, e um grupo de pessoas carentes faz fila para ganhar o alimento.
    A experiência dos Anjos da Noite confirma a percepção que tem qualquer cidadão dos maiores centros urbanos brasileiros: o número de pessoas que vivem nas ruas elevou-se, e muito, nos últimos anos. As estatísticas são esporádicas e, por isso, não é fácil saber com exatidão a proporção desse crescimento.
(Giovanni Magliano. A rua como único refúgio. Veja, 6.12.2017. Adaptado)

A frase redigida segundo os princípios da norma-padrão de concordância é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Confirma-se, com a experiência dessa ONG, o que quaisquer cidadãos das grandes cidades já constataram. ? correto.

    B) Fazem 28 anos que já acontece toda semana reuniões de um grupo de pessoas da ONG Anjos da Noite. ? verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado (= faz 28 anos...).

    C ) Aplacar as carências dos moradores de rua põem-se como incumbência importante dos voluntários. ? o quê se põe como incumbência? Aplacar as carências dos moradores de rua (= sujeito oracional, concordância no singular ? põe-se).

    D) Para os voluntários, não se tratam de ações de caridade, mas de exercício responsável de ações cidadãs. ? verbo transitivo indireto + índice de indeterminação do sujeito (= sujeito indeterminado, o correto é a terceira pessoa do singular ? trata-se de).

    E) Forma-se filas do pessoal carente querendo receber alimentos que os voluntários lhe fornece. ? quem oferece? Os voluntários (= sujeito simples com núcleo no plural, o correto é "fornecem").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    Confirma-se, com a experiência dessa ONG, o que quaisquer cidadãos das grandes cidades já constataram.

    Forma S.V.c

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO CORRETA. Todos os termos sublinhados concordam quanto às regras de concordância verbal: Confirma-se (verbo no singular), com a experiência dessa ONG, o (sujeito no singular) que quaisquer cidadãos (sujeito no plural) das grandes cidades já constataram (verbo no plural).

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: o sujeito e o verbo concordam em número e pessoa: 1. “Fazem (verbo “fazer”, na indicação de tempo passado, é impessoal e fica sempre no singular, o sujeito é inexistente) 28 anos que já 2. acontece (verbo “acontecer” concorda em número e pessoa com o sujeito) toda semana reuniões (sujeito do verbo “acontecer”)

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: o sujeito oracional exige verbo no singular, “Aplacar as carências dos moradores de rua (ISTO – sujeito) põem-se como incumbência (...)”, ou seja, ISTO (“aplacar as carências...) põe-se como...

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: o verbo “tratar-se DE” (transitivo indireto) vêm sempre no singular: “Para os voluntários, não se tratam de ações de caridade”, ressalte-se que “ações de caridade” é objeto indireto, sendo o sujeito, nesse caso, indeterminado.

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O verbo “formar” (transitivo direto) está na voz passiva pronominal, sendo o SE pronome apassivador, o sujeito é “filas”, dái o certo ser “Formam-se filas”, “Filas são formadas”; 2. O sujeito e o verbo devem concordar em número e pessoa: “que os voluntários (sujeito no plural) lhe fornece (verbo no singular)”, ou seja, o correto é “que os voluntário lhe fornecem”.

    Resposta: A

  • Na letra E há 2 erros:

    Formam-se filas.....voluntários lhe fornecem.

  • A LETRA A TAMBÉM E SUJEITO ORACIONAL????

  • FAZ no sentido de tempo transcorrido é impessoal!

  • O VERBO acompanhado com o "Se" (Índice de Indeterminação do Sujeito) fica na terceira pessoal do Singular.

    É preciso ter disciplina pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Com relação a letra A

    Se tiver errada por gentileza, peço que me corrijam, para que possamos ajudar aqueles que não entenderam também...

    Confirma-se, com a experiência dessa ONG, o que quaisquer cidadãos das grandes cidades já constataram.

    O verbo é Confirma-se, Quem Confirmou? Alguém. Para mim é uma oração sem sujeito, o verbo é verbo transitivo direto, por isso o verbo permanece no sigular. Será isso?

  • Entendo que a A está correta pelo fato de ser um sujeito oracional, logo o verbo da primeira oração fica no singular.

    Confirma-se o que? ISSO.