SóProvas


ID
3161941
Banca
VUNESP
Órgão
AresPCJ - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

Minhas queridas,

    Mais uma vez nossa amada mamãe foi presa e agora ela e o papai estão na cadeia. Meu coração sangra quando penso nela em alguma cela policial longe de casa, talvez sozinha e sem ninguém com quem conversar, e sem nada para ler. Vinte e quatro horas por dia sentindo falta de suas pequenas. Pode ser que se passem meses e até anos até que vocês a vejam de novo. Por muito tempo talvez vocês vivam como órfãs, sem seu lar e seus pais, sem o amor natural, o afeto e a proteção que a mamãe costumava lhes dar. Agora vocês não vão ter festas de aniversário nem de Natal, nem presentes, nem vestidos novos, nem brinquedos. Ela não estará aí; não terá condições de lhes dar a ajuda e a orientação de que precisam à medida que vão crescendo e novos problemas vão surgindo.
    Não é a primeira vez que a mamãe vai para a cadeia. Em outubro de 1958, apenas quatro meses antes do nosso casamento, ela foi presa com 2000 outras mulheres quando protestavam em Johanesburgo contra os passes de locomoção e ficou duas semanas na prisão. No ano passado ela cumpriu quatro dias, mas agora ela voltou para a cadeia e não sei dizer quanto tempo ficará detida desta vez. Tudo o que desejo que vocês sempre tenham em mente é que temos uma mamãe valente e determinada que ama sua gente com todo o seu coração. Ela abriu mão de prazeres e confortos por uma vida cheia de sacrifício e penúria por causa do profundo amor que ela tem por seu povo e seu país. Quando vocês forem adultas e pensarem detidamente nas experiências desagradáveis que a mamãe atravessou e na obstinação com que ela se aferrou a suas convicções, começarão a compreender a importância da contribuição dela à batalha pela verdade e pela justiça e quanto ela sacrificou de seus interesses pessoais e de sua felicidade.
(Carta de Nelson Mandela a suas filhas Zenani e Zindzi,
em 23 de junho de 1969. Veja, 11 de julho de 2018. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o trecho entre parênteses substitui o destacado, de acordo com a norma-padrão de regência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) ? sem o amor natural, o afeto e a proteção que a mamãe costumava lhes dar. (estava habituada em lhes dar) ? estava habituada a alguma coisa e não "em" (a lhes dar).

    B) ? a ajuda e a orientação de que precisam? (a qual necessitam) ? necessitam DE alguma coisa (de+a= da qual).

    C) ? quando protestavam em Johanesburgo contra os passes de locomoção? (rebelavam-se aos passes de locomoção) ? quem se rebela, rebela-se CONTRA alguém (contra os passes).

    D) ? obstinação com que ela se aferrou a suas convicções? (de que ela se ligou nas suas convicções) ? quem se liga, liga-se a alguma coisa e não "de" (a que se ligou).

    E) ? sem ninguém com quem conversar? (a quem se dirigir) ? correto, dirigir-se a alguma coisa (preposição "a" usada corretamente antes do pronome "quem").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A VUNESP ESTÁ MUDANDO MESMO

  • maluco beleza tem Que escrever a Questão no papel e desenvolver os cenarios senão toma um chapeu

  • A questão requer conhecimento acerca de regência verbal e nominal e o emprego correto da preposição.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O adjetivo “habituada" é regido somente pelas preposições a/com. Na frase desta alternativa, o mais adequado é o emprego da preposição a (habituado a algo ou a alguém) O correto seria: “estava habituada a lhes dar".

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – O verbo “necessitar" é transitivo indireto, regido pela preposição de. O correto seria: “... a ajuda e a orientação da qual necessitam".

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O verbo “rebelar-se" (transitivo indireto pronominal), até pelo seu valor semântico, só é regido pela preposição contra (quem se rebela, rebela-se contra algo ou alguém). O correto seria: “rebelavam-se contra os passes de locomoção".

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O verbo “ligar-se" (transitivo indireto pronominal), no sentido de prender-se, fixar-se, vincular-se, exige as preposições a/com. O correto seria: “...obstinação a que ela se ligou nas suas convicções".

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – A regência do verbo “dirigir-se" (transitivo indireto pronominal) está de acordo com a norma-padrão, sendo regido pela preposição a ou para. O verbo “dirigir-se", no sentido de “comunicar-se", exige as preposições a/para (quem se dirige, dirige-se a/para alguém).

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E).

  • Assinale a alternativa em que o trecho entre parênteses substitui o destacado, de acordo com a norma-padrão de regência.

    (A) … sem o amor natural, o afeto e a proteção que a mamãe costumava lhes dar. (estava habituada em lhes dar) ERRADA ( dar algo a alguém OI = estava habituada a lhes dar )

    (B) … a ajuda e a orientação de que precisam… (a qual necessitam) ERRADA ( necessitam de algo OI = de que necessitam )

    (C) … quando protestavam em Johanesburgo contra os passes de locomoção… (rebelavam-se aos passes de locomoção) ERRADA (rebelam-se contra algo OI = rebelavam-se contra os passes de locomoção)

    (D) … obstinação com que ela se aferrou a suas convicções… (de que ela se ligou nas suas convicções) ERRADA ( ligou-se a algo OI = a que ela se ligou nas suas convicções)

    (E) … sem ninguém com quem conversar… (a quem se dirigir) CORRETA ( dirigir a alguém OI = a quem se dirigir )

    GAB. E