SóProvas


ID
3161959
Banca
VUNESP
Órgão
AresPCJ - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

Espelhos

    Chega um dia na vida de todo homem em que ele se olha no espelho de manhã e tem uma revelação estarrecedora: sua mulher está dormindo com outro! Depois ele olha melhor e vê que não é outro, é ele mesmo, mas por alguma razão inexplicável ele está com 40 anos. Acabou de entrar naquela terra mítica chamada meia-idade, outrora habitada apenas por pessoas estranhas como os pais da gente.
    O espelho nos mostra o nosso contrário, a nossa esquerda na nossa direita, mas este é o limite máximo da sua dissimulação. Fora isso, ele é de uma franqueza brutal e irrecorrível. Vivemos na era das relações públicas, é inadmissível que a nossa própria imagem nos trate com tanta crueza. É inadmissível que alguém lhe diga: “Você tem 40 anos!” (ou 50, ou 60, ou até, meu Deus, mais!) assim na cara, mesmo que quem diga seja sua própria cara. E de manhã, na hora em que, ainda amarrotado pelo sono e antes de botar o rosto que usará durante o dia, você está mais vulnerável.
(Luis Fernando Veríssimo, As mentiras que os homens contam)

Assinale a alternativa em que, com as modificações feitas, os trechos – Chega um dia na vida de todo homem / Vivemos na era das relações públicas / É inadmissível que alguém lhe diga – estão, respectivamente, redigidos de acordo com a norma-padrão de concordância.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Surgem dias na vida de quaisquer homens / vive-se em tempos de relações públicas / não se admite que pessoas lhe digam. ? correto.

    B) Surge dias na vida de quaisquer homens / vivem-se em tempos de relações públicas / não se admitem que pessoas lhe digam. ? o quê surge? Dias; sujeito simples no plural, logo, dias surgem.

    C) Surge dias na vida de qualquer homens / vivem-se em tempos de relações públicas / não se admitem que pessoas lhe diga.

    D) Surgem dias na vida de quaisquer homens / vive-se em tempos de relações públicas / não se admitem que pessoas lhe diga. ? voz passiva sintética com um sujeito paciente oracional, verbo fica no singular (admite-se ISSO/ ISSO não é admitido).

    E) Surgem dias na vida de qualquer homens / vivem-se em tempos de relações públicas / não se admite que pessoas lhe diga. ? o correto é "quaisquer" e "vive-se" (terceira pessoa do singular + índice de indeterminação do sujeito, configura-se um sujeito indeterminado).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Surgem dias na vida de quaisquer homens / vive-se em tempos de relações públicas / não se admite que pessoas lhe digam. → correto.

    SO´ PARA COMPLETAR O SE É INDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO PORTANTO 3a. pessoa do singular ok

  • A) Surgem dias na vida de quaisquer homens / vive-se em tempos de relações públicas / não se admite que pessoas lhe digam. → correto.

    SO´ PARA COMPLETAR O SE É INDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO PORTANTO 3a. pessoa do singular ok

  • Quando o verbo vier acompanhado com o IDS (índice de indeterminação do Sujeito), o verbo ficará na terceira pessoa do Singular.

    *** Vive-se bem.

    *** Não se admite.

    É preciso ter disciplina pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Complementando:

    • VTI, VI ou VL + "se": o verbo sempre ficará na 3a pessoa do singular.

    Ex. Vive-se em tempos de relações públicas. (o verbo viver é intransitivo)

    • Sujeito oracional: pergunta ao verbo "o que é que..." ou "quem é que..."; se a resposta for uma oração (TEM UM VERBO NA RESPOSTA), o verbo sempre ficará na 3a pessoa do singular.

    Ex. Não se admite que pessoas lhe digam.. (O que é que não se admite? Que pessoas lhe digam)

    Gabarito A

    Bons estudos!!