SóProvas


ID
31624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Múltiplos fatores conjugam-se para fazer do Oriente Médio foco
permanente de tensão e de conflitos, cujas repercussões não ficam
restritas à região. No que concerne a esse quadro, que o início do
século XXI não altera em relação ao que o antecedeu, julgue
(C ou E) os itens seguintes.

Nas duas vezes em que atacaram militarmente o Iraque, em 1991 e na atualidade, os EUA encontraram vigorosa resistência da população local, em larga medida incentivada pela reprovação à política de Washington manifestada pelo conjunto dos Estados árabes.

Alternativas
Comentários
  • A primeira invasão do Iraque, promovida pelos EUA no início da década de 90 do séc. XX, contou com grande apoio da população local - pois esta, sendo constituída majoritariamente por xiitas, se ressentia da ditadura do sunita Sadam Hussein e tinha a expectativa de que este fosse ser retirado do poder pelas tropas invasoras - o que por fim não aconteceu.

    Além disso, a Guerra do Golfo de 1991, apesar de liderada pelos EUA, foi promovida por uma coalizão de países no âmbito da ONU e dava prosseguimento a uma decisão do Conselho de Segurança desta instituição, o que gerou uma repercussão muito muito menos negativa dessa invasão quando comparado à segunda invasão ocorrida na década seguinte - que agiu sem apoio do CSNU pois França e Rússia ameaçavam usar o poder de veto. Cabe ressaltar também o fato de não ter havido ocupação posterior do Iraque na primeira invasão, pois, com o objetivo da missão sendo simplesmente libertar o Kwait da dominação imposta pelo Iraque, as tropas da coalizão se retiraram do Iraque quando concluída a missão, inclusive mantendo a estrutura de governo do país (com Sadam Hussein na presidência).