Tratar da região transaariana na África significa, de forma especial, tratar das rotas comerciais da região. O Saara não foi uma barreira intransponível para os povos africanos. Desde 4000 a.C., os egípcios usavam uma rota que ligava o vale do Nilo ao porto de Elim, no Mar Vermelho onde adquiriam produtos como incenso e lápis-lázuli vindos da Arábia e da Ásia. Outra rota, mais distante, ligava o Egito ao rio Níger, cortando o deserto de leste a oeste, de onde vinha a goma-arábica usada na mumificação.
Pede-se que seja apontada a alternativa que indica uma afirmativa incorreta. .É um raciocínio inverso ao mais comum em questões de múltipla atenção. A alternativa que contém a afirmativa falsa responde corretamente a questão.
A) CORRETA – Havia no continente africano sociedades tribais nas quais as relações de parentesco eram a base da estrutura sócio política. No entanto, também havia Estados e Impérios, como o poderoso Reino de Mali. Além disso, não é possível apontar comunidades humanas como “socialmente atrasados", por terem sido constituídas “sob a égide das linhagens familiares". A afirmativa é histórica e sociologicamente incorreta. Portanto, é essa alternativa que responde a questão proposta.
B) INCORRETA- O Reino de Mali era, sem a menor dúvida, o maior e mais importante estado da região. Por isso tinha um papel preponderante nas rotas do comércio transaariano, sendo que o comércio e a extração de ouro foram responsáveis pela riqueza do Mali. O reino de Mali, do povo malinqué, nasceu a partir da expansão do pequeno reino chamado Cangaba.
C) INCORRETA- A expansão árabe levou à expansão da cultura muçulmana no Norte da África. O islamismo foi estendido pelo Sudão, pelo Saara e pelo litoral leste. Assim, o processo histórico da região leva a um amálgama entre os preceitos do Islã e as tradições de povos multiétnicos e multiculturais .
D) INCORRETA- O comércio transaariano, em suas diversas rotas, ligava as várias praças mercantis com as zonas de abastecimento, as minas de sal do Deserto do Saara, as regiões auríferas do Sael e as áreas de extração de pimenta e noz-de-cola das florestas tropicais.
Gabarito do professor: Letra A.