SóProvas


ID
3163264
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao preparar uma aula para o 7ª ano do Ensino Fundamental sobre as sociedades africanas do eixo transaariano, entre os séculos X e XII, NÃO se inclui entre as premissas que o professor deve considerar:

Alternativas
Comentários
  • Tratar da região transaariana na África significa, de forma especial, tratar das rotas comerciais da região. O Saara não foi uma barreira intransponível para os povos africanos. Desde 4000 a.C., os egípcios usavam uma rota que ligava o vale do Nilo ao porto de Elim, no Mar Vermelho onde adquiriam produtos como incenso e lápis-lázuli vindos da Arábia e da Ásia. Outra rota, mais distante, ligava o Egito ao rio Níger, cortando o deserto de leste a oeste, de onde vinha a goma-arábica usada na mumificação.
    Pede-se que seja apontada a alternativa que indica uma afirmativa incorreta. .É um raciocínio inverso ao mais comum em questões de múltipla atenção. A alternativa que contém a afirmativa falsa responde corretamente a questão. 
    A) CORRETA – Havia no continente africano sociedades tribais nas quais as relações de parentesco eram a base da estrutura sócio política. No entanto, também havia Estados e Impérios, como o poderoso Reino de Mali. Além disso, não é possível apontar comunidades humanas como “socialmente atrasados", por terem sido constituídas “sob a égide das linhagens familiares". A afirmativa é histórica e sociologicamente incorreta. Portanto, é essa alternativa que responde a questão proposta. 
    B) INCORRETA- O Reino de Mali era, sem a menor dúvida, o maior e mais importante estado da região. Por isso tinha um papel preponderante nas rotas do comércio transaariano, sendo que o comércio e a extração de ouro foram responsáveis pela riqueza do Mali. O reino de Mali, do povo malinqué, nasceu a partir da expansão do pequeno reino chamado Cangaba. 
    C) INCORRETA- A expansão árabe levou à expansão da cultura muçulmana no Norte da África. O islamismo foi estendido pelo Sudão, pelo Saara e pelo litoral leste. Assim, o processo histórico da região leva a um amálgama entre os preceitos do Islã e as tradições de povos multiétnicos e multiculturais .
    D) INCORRETA- O comércio transaariano, em suas diversas rotas, ligava as várias praças mercantis com as zonas de abastecimento, as minas de sal do Deserto do Saara, as regiões auríferas do Sael e as áreas de extração de pimenta e noz-de-cola das florestas tropicais.
    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito A

    Essa questão tá dada, nem precisa explicar que uma sociedade patrilinear ou matrilinear não está fadada ao atraso. Até porque este conceito de atrasado ou avançado cabe muito mais aos estágios do capitalismo do que a sociedades tradicionais.

    Dito isso fica a recomendação do livro: História geral da África. No tomo III África do século VII ao XI, capítulo 11 tem um texto sobre eixo transaariano por Tadeusz Lewicki.