SóProvas


ID
3163267
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Foi muito popular, no passado, a ideia de uma origem ligada às guerras, que conduziriam a capturas maciças de prisioneiros, transformados, então, em escravos. Em outras palavras, a oferta de escravos teria precedido e até suscitado a procura. Isto é falso. No passado micenico, homérico e do início da época Arcaica, houve grandes batalhas e foram feitos muitos prisioneiros. Por que, então, em certas circunstâncias, se preferia massacrar os homens aprisionados, conservando as mulheres, mais facilmente controláveis? É quando existe uma procura suficiente que se torna lógica a transformação sistemática de prisioneiros em escravos. Se as guerras podem explicar a intensificação do escravismo já existente, não esclarecem sua origem como modo de produção dominante”.
CARDOSO, Ciro F. Trabalho Compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1991.

A leitura do fragmento desse texto possibilita algumas conclusões quanto às condições necessárias para a busca de escravizados no mundo grego da Antiguidade. Sobre essas condições, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Mesmo existindo escravidão no mundo antigo, ainda havia trabalho assalariado e os profissionais liberais, uma classe média assalariada.

  • Gabarito D

    Sem chover no molhado do que o Luís Henrique já disse, as camadas médias e profissionais liberais no mundo antigo eram representados por pequenos comerciantes, pedreiros ou empreiteiros, mercenários que atuavam na proteção de caravanas, ferreiros e armeiros... Deu pra entender, né?!

    Nem mesmo no auge do escravismo na Roma Antiga o trabalho livre foi substituído. Pelo contrário! A demanda por trabalho livre sempre existiu, pois profissões que requerem algum ofício (conhecimento técnico) para exercê-la estavam nas mãos de trabalhadores livres. Mesmo os escravos que a exerciam acabavam por comprar sua liberdade. Há relatos de escravos com dotes culinários na Roma Antiga que compravam sua liberdade cozinhando para fora no pouco tempo livre que tinham.