SóProvas


ID
3163978
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alterações cromossômicas dos autossomos ou dos cromossomos sexuais podem ser verificadas em síndromes malformativas, retardo mental, hipogonadismo e em erros de determinação sexual. Estas podem ser numéricas, por aneuploidia, poliploidia e alterações cromossômicas estruturais. Uma das formas de verificação é através do cariótipo. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. Cariótipo é o conjunto de cromossomos, cujo número e morfologia são característicos de uma espécie ou de seus gametas.
II. Cariótipo é uma fotomicrografia de cromossomos de um indivíduo, recortada e organizada de maneira característica, visando ao diagnóstico de anomalias genéticas relacionadas ao número ou à morfologia de cromossomos.
III.Deleção se refere à adição de parte de um cromossomo resultando em quebras nos cromossomos e subsequente reunião das extremidades quebradas em uma configuração anormal.
IV. Aneuploidia é o tipo mais comum de distúrbio cromossômico, ocorrendo em aproximadamente 4% das gestações.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as afirmativas:

    I. Está correta! O número de cromossomos de fato, caracteriza as espécies. Por exemplo, seres humanos apresentam 46 cromossomos. 

    II - Correto. O cariótipo é o conjunto organizado desses cromossomos pareados, que nos permite perceber alterações estruturais e numéricas. Alterações estruturais, de fato, afetam a morfologia dos cromossomos. 

    III – A deleção se refere à exclusão de parte de um cromossomo, e não à adição. Não necessariamente essa alteração resulta em quebra do cromossomo. 

    IV. Está correta!

    Portanto, alternativa B está correta.

  • Gabarito: letra B.

    III.Deleção se refere à adição de parte de um cromossomo resultando em quebras nos cromossomos e subsequente reunião das extremidades quebradas em uma configuração anormal.

    Deleção

    Corresponde a perda de parte de um cromossomo, em geral envolvendo um ou mais genes(raramente uma parte de um gene). É a perda de sequência(s) nucleotídica(s) pelo genoma de um organismo.

    Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=60&evento=2