Antes de explicar a questão, alguns conceitos interessantes:
Reprodução Assistida: é o nome dado a tratamentos que podem ajudar você a engravidar sem ter relações sexuais.
A questão trata sobre fertilização não assistida.
Reprodução NÃO assistida: métodos naturais de engravidar. Por relações sexuais.
O encontro com o espermatozóide houve a fecundação, se tudo ocorrer normalmente e as divisões celulares se iniciarem para formar um novo organismo, então ocorreu a fertilização. Ou seja, a fertilização é quando o óvulo se torna capaz de gerar uma vida e isso só acontece após a fecundação.
Sobre as assertivas:
I. Penetração do espermatozoide na zona pelúcida através da digestão da matriz extracelular por uma hialuronidase de membrana. A penetração do espermatozoide depende da liberação de anticorpos policlonais (denominada reação policlonal). Em seguida, o espermatozoide se liga a outra proteína da zona, e à medida que a zona pelúcida é digerida, o espermatozoide nada através do oócito. ERRADO. A primeira camada do ovócito que o espermatozoide degrada é a corona radiada que é rica em ácido hialurônico. A proteína usada é a enzima hialuronidade.
II. Fusão da membrana do espermatozoide e do óvulo. Uma cascata de sinalização desencadeada por Ca++. CERTO. Um influxo de Ca2+ provoca a fusão da membrana externa do acrossomo com a membrana plasmática do espermatozoide em vários pontos. Nesses locais, as membranas rompem-se, liberando as enzimas do acrossomo. A hialuronidase, por exemplo, degrada o ácido hialurônico, um glicosaminoglicano da matriz extracelular da corona radiata.
III. Todo o espermatozoide penetra no oócito durante a fusão. O flagelo e a mitocôndria se desintegram, de forma que a maior parte do DNA mitocondrial das células vem da mãe. CERTO. Todo o espermatozoide penetra. Depois será degradado a calda, membrana e mitocôndrias. Quando a degradação não ocorre, pode acontecer anomalias.
IV. Uma vez dentro do oócito, ocorre a denaturação do DNA do espermatozoide. Uma membrana, denominada pró-núcleo, se forma ao redor do DNA do espermatozoide, à medida que o oócito recém-ativado completa a segunda divisão meiótica.ERRADO, A onda de Ca2+ promovida pela entrada do espermatozoide resulta na ativação da enzima CAM-quinase II e na consequente degradação da ciclina do MPF. Assim, o oócito completa a segunda meiose, transformando-se em óvulo e liberando o segundo corpúsculo polar. Os núcleos dos gametas são denominados pronúcleos. Com a substituição das protaminas pelas histonas acumuladas no citoplasma do oócito, o material genético do espermatozoide descondensa-se. Os envoltórios nucleares desintegram-se, e os cromossomos pareiam-se. Tem-se uma célula diploide, o zigoto. Acredito que o erro da frase está na formação da membrana pró-nucleo. Não há formação de membrana.