SóProvas


ID
3164905
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

HELOÍSA: Faz versos?

PINOTE: Sendo preciso... Quadrinhas... Acrósticos... Sonetos... Reclames.

HELOÍSA: Futuristas?

PINOTE: Não senhora! Eu já fui futurista. Cheguei a acreditar na independência... Mas foi uma tragédia! Começaram a me tratar de maluco. A me olhar de esguelha. A não me receber mais. As crianças choravam em casa. Tenho três filhos. No jornal também não pagavam, devido à crise. Precisei viver de bicos. Ah! Reneguei tudo. Arranjei aquele instrumento (Mostra a faca) e fiquei passadista.

ANDRADE, O. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.


O fragmento da peça teatral de Oswald de Andrade ironiza a reação da sociedade brasileira dos anos 1930 diante de determinada vanguarda europeia. Nessa visão, atribui-se ao público leitor uma postura

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    PINOTE: Sendo preciso... Quadrinhas... Acrósticos... Sonetos... Reclames.

    HELOÍSA: Futuristas?

    PINOTE: Não senhora! Eu já fui futurista. Cheguei a acreditar na independência... Mas foi uma tragédia! 

    ? Através das falas, podemos observar que Pinote tinha uma perspectiva inovadora, mas, devido a seu público, deixou de adotar essa perspectiva, pois foi taxado como maluco, seu público era conservador e não aceitava uma perspectiva futurista.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • passadista

    relativo ao passado ou ao passadismo.

    que ou quem venera o passado.

    O personagem, quando era adepto do futurismo, recebeu críticas por parte da população brasileira. Já quando se tornou passadista, começou a vender sua arte. Assim, podemos interpretar que a sociedade era bastante conservadora.

  • Letra B

    O publico demonstra seu conservadorismo ao reagir negativamente à expressão futurista e pretender retornar a estilos passadistas.

  • Pinote diz que ser futurista foi uma tragédia. Isso só nos leva a uma opção nas alternativas: letra B. Já que por seu público ser conservador, não funcionou.

  • vê-se que o público é conservador porque ele voltou a fazer formas consagradas como sonetos. o conservadorismo, em todas as instâncias detesta quebras bruscas de padrões