SóProvas


ID
3164914
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ed Mort só vai


Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Tenho um escritório numa galeria de Copacabana entre um fliperama e uma loja de carimbos. Dá só para o essencial, um telefone mudo e um cinzeiro. Mas insisto numa mesa e numa cadeira. Apesar do protesto das baratas. Elas não vencerão. Comprei um jogo de máscaras. No meu trabalho o disfarce é essencial. Para escapar dos credores. Outro dia entrei na sala e vi a cara do King Kong andando pelo chão. As baratas estavam roubando as máscaras. Espisoteei meia dúzia. As outras atacaram a mesa. Consegui salvar a minha Bic e o jornal. O jornal era novo, tinha só uma semana. Mas elas levaram a agenda. Saí ganhando. A agenda estava em branco. Meu último caso fora com a funcionária do Erótica, a primeira ótica da cidade com balconista topless. Acabara mal. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta.

VERISSIMO, L. F. Ed Mort: todas as histórias. Porto Alegre: L&PM, 1997 (adaptado).


Nessa crônica, o efeito de humor é basicamente construído por uma

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Importante atentar ao enunciado da questão: "o efeito de humor é basicamente construído por uma".

    ? Ou seja, em qual lugar está o humor dessa crônica tão bem planejada? Nos fatos absurdos que ocorrem, como exemplo as baratas que atacam uma mesa, roubam uma agenda.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A crônica faz parte do gênero narrativo, que narra acontecimentos marcados pela presença temporal com um ou vários personagens na questão. Nessa sub parte, o texto geralmente é curto e cronológico, apresentando fatos corriqueiros do cotidiano.

    Nesse exercício, como o próprio comando da questão fornece que se trata de um texto cronico, bastava ou procurar a característica desse gênero, ou partir para a compreensão.

  • " Vi a cara do King Kong andando pelo chão. As baratas estavam roubando as máscaras. "

  • Letra D

    O efeito do humor é obtido pela concatenação de sequências inusitadas/absurdas/estranhas: baratas roubando objetos, o rosto do King Kong andando pela sala; uma ótica com uma balconista fazendo topless.