SóProvas


ID
3164929
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Menina

      A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mãe sabia tanto! Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e — Mamãe, o que é desquitada? — atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia — sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz.

                 ÂNGELO, I. Menina. In: A face horrível. São Paulo: Lazuli, 2017.


Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A hesitação da menina em perguntar à mãe o sentido da palavra ?desquitada?, somada ao clima gerado após a pergunta, representa o estigma social em relação à figura da mãe solteira.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • No meu entender essa questão poderia ser anulada, pois não vejo nada de errado com a letra B.

  • Texto interessante. Vamos lá, no próprio comando da questão diz que o texto foi escrito 1960, ou seja, uma época marcada pelo patriarcalismo, não que tenha acabado. "A hesitação da menina em perguntar à mãe o sentido da palavra “desquitada”, somada ao clima gerado após a pergunta, representa o estigma social em relação à figura da mãe solteira." (Descomplica).

    Significado de Desquite:

    JURÍDICO (TERMO): ato jurídico pelo qual se dissolve a sociedade conjugal, com separação de corpos e bens dos cônjuges, sem quebra do vínculo matrimonial.

    Alternativa D

  • Desquite é um termo do direito que era usado para designar as separações matrimoniais antes da instituição do divórcio. Equivale à atual separação, na qual ocorre a separação dos cônjuges e de seus bens, mas não ocorre a dissolução do vínculo matrimonial.

    Interessante (pra não falar besteira) aparecer um termo desses no Enem...

  • Não tinha como eu saber a resposta da questão, considerando que eu não tinha conhecimento do significado da palavra "desquitada". O fato é que as provas do ENEM estão em nível máximo para todas as matérias, então pra tirar o 100% no exame, você não precisa de vida social, bem como não deve possuir uma, já que vai acabar por passar todos os dias trancado em casa, estudando.

    Principalmente em Língua Portuguesa, a melhor forma de se preparar para o ENEM é ler. Ler exaustivamente.

  • Enem inserindo palavras que nem todos conhecem, e nem mesmo é passível de interpretação pelo contexto. Nada de novo sob o sol.

  • O que salva alunos (os que não usam entorpecentes para estudar) é o fato de que a prova de linguagens é a que vale menos pontos. Além do mais, essa questão com certeza foi considerada difícil e acertá-la também não nos daria muitos pontos, devido ao TRI. Possivelmente até o Machadão levaria uns 10 minutos pra responder essa questão.

  • Vocês fazem muito drama só por causa de uma palavrinha desconhecida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • essa foi dificil

  • Minha lógica: o texto fala da perspectiva da menina. Eu até utilizei do título do texto pra marcar a D. Até onde eu consegui interpretar, a D e a E eram as únicas alternativas que diziam sobre a perspectiva de algum personagem do trecho, mas a E me pareceu falar mais sobre a perspectiva da mãe do que da menina realmente. Sendo assim, só me sobrou a D.

    Apesar da alternativa B parecer correta também, não achei que o drama é focado no que a alternativa diz. Na verdade, essa intempestividade que a alternativa fala meio que não ocorre. A mãe na cena reage, vamos dizer, como seria o esperado, tanto que o texto diz que a mãe já sabia o que a menina perguntaria.

  • gente, mesmo eu sabendo o significado da palavra não entendi essa alternativa kkkkkkkkkk tipo??????

  • Mais alguém não entendeu nada após ler o texto?

  • desquitada- mulher separada do casamento, na década de 60 era um tabu, logo, a alternativa que mais se encaixa é a Letra D