SóProvas


ID
3164950
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles. Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um terreno enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente.

Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.

HERINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.


Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na

Alternativas
Comentários
  • Letra B - "perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados"

  • Gabarito: B

    Resolução: No texto de Vitor Heringer, o autor traça com certa dose de ironia uma espécie de gênese do subúrbio. Para isso, cria uma perspectiva de humor ao traçar um cenário composto de traços exagerados, realçando uma origem quase “épica” desses rincões esquecidos no Rio de Janeiro. Notamos esse exagero ou caricatura logo no início quando o narrador descreve “(...) foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes de Getúlio Vargas mandar construir casas poupares”. Nessa mesma perspectiva, o autor configura um cenário deteriorado: o espaço sugerido é resultado de “tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las”. Em outras palavras, a narrativa assume contornos caricatos a fim de matizar e potencializar a decadência desses fragmentos urbanos desconfigurados pelo tempo e pela incapacidade da Administração em prever o crescimento suburbano das grandes cidades. 

    Colégio Nacional

  • Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na

    a) excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.

    Incorreta. Excentricidade é aquilo que desvia do que é comum. Entretanto, o autor diz já no inicio do texto que "Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo". Portanto, não é isso que o autor quer imprimir como característica básica do texto: a excentricidade.

    b) perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.

    Correta. O autor trabalha com a estética grotesca, caricata.

    c) importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.

    Incorreto. O foco do texto não está nos fatos, mas na imagem do local.

    d) diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.

    Incorreto. O foco do texto não se dá pelas pessoas.

    e) experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.

    Incorreta. Não é o sentido estético fundamentado no texto, como quer a questão.

  • Só esclarecendo que a questão pede a "gênese simbólica" da cidade. Gênese simbólica seria como o início/origem daquela cidade, de uma maneira simbólica. Se você entender isso, já fica evidente a resposta: é através de uma perspectiva caricata de uma paisagem deteriorada, que o narrador consegue "imprimir" a origem da cidade de uma maneira figurada ou alegórica.