SóProvas


ID
3164980
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O computador, dando prioridade à busca pela própria felicidade, parou de trabalhar para os humanos”. É assim que termina o conto O dia em que um computador escreveu um conto, escrito por uma inteligência artificial com a ajuda de cientistas humanos.

Os cientistas selecionaram palavras e frases que seriam usadas na narrativa, e definiram um roteiro geral da história, que serviria como guia para a inteligência artificial. A partir daí, o computador criou o texto combinando as frases e seguindo as diretrizes que os cientistas impuseram. Os juízes não sabem quais textos são escritos por humanos e quais são feitos por computadores, o que mostra que o conto estava bem escrito. O dia só não passou para as próximas etapas porque, de acordo com os juízes, os personagens não foram muito bem descritos, embora o texto estivesse estruturalmente impecável.

A ideia dos cientistas é continuar desenvolvendo a criatividade da IA para que ela se pareça cada vez mais com a humana. Simular esse tipo de resposta é difícil, porque o computador precisa ter, primeiro, um banco de dados vasto vinculado a uma programação específica para cada tipo de projeto — escrita, pintura, música, desenho e por aí vai.

D’ANGELO, H. Disponível em: https://super.abril.com.br. Acesso em: 5 dez. 2018.


O êxito e as limitações da tecnologia utilizada na composição do conto evidenciam a

Alternativas
Comentários
  • Letra D - diferença entre a estrutura e a criatividade da linguagem humana.

  • Questão interpretativa

    Gabarito: D

    Resolução: De acordo com o texto, a produção literária por um computador consegue alcançar êxito no aspecto estrutural da escrita, mas mostra deficiência na questão da criatividade, aquém da capacidade linguística humana.

    Colégio Nacional

  • Apesar dos avanços da tecnologia a máquina ainda não consegue produzir contos com o nível de criatividade da mente humana. Portanto, existe diferenças entre a estrutura e criatividade da linguagem humana em relação a Inteligência Artificial.

  • de acordo com os juízes, os personagens não foram muito bem descritos (limitação da IA), embora o texto estivesse estruturalmente impecável (êxito da IA).

    a inteligência artificial é capaz de escrever um texto bem estruturado, considerando as regras do idioma, etc., mas não é capaz de ser criativa, o que é necessário para descrever personagens.

  • Letra D

    Na composição do conto, percebem-se o êxito no quesito estrutura e a limitação da máquina no quesito coletividade. Isso demonstra que esses aspectos cognitivos (estruturas e criatividade) operam de modo diferente.