SóProvas


ID
3164992
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ciência do Homem-Aranha

Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.

O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza.

Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm² do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm²; segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.

Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).


Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à

Alternativas
Comentários
  • "E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?"

    Pergunta retórica é uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão do individuo sobre determinado assunto.

    Com a utilização da pergunta retórica, o autor objetiva trazer o leitor para o texto.

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    ? E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?

    ? É uma das principais funções de uma pergunta retórica (aquela que não espera uma resposta); ela serve de progressão textual, uma estratégia de interação com o leitor, de aproximação.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • questao certa gabarito letra d de dado

    letra [C]

  • Interlocução: conversa trocada entre duas ou mais pessoas; diálogo; interrupção de um discurso provocada pelo falar de novo interlocutor.

    Em que momento do texto o autor simula um diálogo com o leitor?

    Ao fazer uma pergunta retórica (sem resposta necessária) na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas: E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?

  • Não consigo entender como essa pergunta poderia ser considerada retórica... Até onde sei pergunta retórica é aquela que não tem o objetivo de obter uma resposta, mas sim promover uma reflexão sobre um assunto.

    Ex: "Onde vamos parar com tanta violência?"

    A pergunta da questão só foi colocada ali pois logo em seguida seria explicado o porquê dos pelos humanos não serem tão eficientes como órgãos sensoriais quanto os das aranhas.

  • É necessário entender bem o enunciado: progressão textual- é o processo pelo qual o texto se constrói, com a introdução de informação nova, ligada à informação que já é do conhecimento do leitor ou que lhe é fornecida no próprio texto.

    interlocução-conversa trocada entre duas ou mais pessoas; diálogo.

    Então a pergunta feita no meio do texto é usada como progressão textual "E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?" Letra D