SóProvas


ID
3165016
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A hospitalidade pura consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições, antes de saber e indagar o que quer que seja, ainda que seja um nome ou um “documento” de identidade. Mas ela também supõe que se dirija a ele, de maneira singular, chamando-o portanto e reconhecendo-lhe um nome próprio: “Como você se chama?” A hospitalidade consiste em fazer tudo para se dirigir ao outro, em lhe conceder, até mesmo perguntar seu nome, evitando que essa pergunta se torne uma “condição”, um inquérito policial, um fichamento ou um simples controle das fronteiras. Uma arte e uma poética, mas também toda uma política dependem disso, toda uma ética se decide aí.

DERRIDA, J. Papel-máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004 (adaptado).


Associado ao contexto migratório contemporâneo, o conceito de hospitalidade proposto pelo autor impõe a necessidade de

Alternativas
Comentários
  • O conceito de hospitalidade apresentado por Derrida na questão é claramente receptivo à alteridade, ao diferente, "àquele que chega". Hospitalidade seria receber sem qualquer tipo de condição, de qualquer pré-requisito, de qualquer imposição ou exigência além do respeito múto. Não se trata de anulação da diferença (A), nem mesmo cristalização da biografia (B). Tampouco poderia ser a supressão da comunicação (D), exceto aquela destinada a verificar a proveniência tal qual um inquérito policial (E).

    A resposta, portanto, é letra C.
  • Alteridade é a concepção que de que todo ser humano social interage e é interdepende do outro. Pode-se também dizer que é a capacidade de se colocar no lugar do outro nas relações interpessoais.

    Letra C

  • Prova Azul - Questão 50

    Gabarito: C

    Resolução: O filósofo Derrida evoca o exercício de saber acolher (incorporar) o outro (a alteridade) pela hospitalidade e pelo respeito à diversidade que outro revela.

    Curso Objetivo

  • Gabarito: C

    Resolução: Em primeiro olhar, sabe-se que a alteridade parte da concepção de que todo ser humano, em sociedade, interage e, de certo modo, de maneira interdependente em relação ao outro. Entretanto, em que pese a relação de interdependência, em sentido amplo, alteridade é, também, a capacidade de se colocar justamente no lugar do outro em dada relação interpessoal. Desse modo, a questão, ao tratar da hospitalidade em acolher aquele que chega antes mesmo de lhe impor condições, de lhe fazer perguntas, de lhe constranger com interrogatórios, como se fosse um verdadeiro “inquérito policial”, claramente, refere-se ao conceito de incorporação da alteridade. Resultando, assim, o item “c” como resposta correta. (Nacional Online)

  • alteridade

    substantivo feminino

  • Letra C

    Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angustias do outro e tentar pesar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem o respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e mais justa.

  • Letra C

    A alteridade compreende-se como um dos princípios fundamentais para que o Homem na sua vertente social tenha uma relação de interação e dependência com o outro. Dessa maneira, a hospitalidade com os demais seria um exercício de alteridade no contexto migratório.

  • https://www.youtube.com/watch?v=4bM_IzvblZ4&ab_channel=Aulalivre-Enemevestibulares

    boa resolução!

  • Alte = outro

  • Já é a quarta questão, ou a quinta, que vejo cujo gabarito consiste em você saber o significado da palavra "alteridade" - e elas são usualmente difíceis de responder se você não tiver esse pequeno conhecimento.

  • Alteridade do latim alteritas é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e é interdependente do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro. Nesse sentido, resumindo, alteridade=empatia=se colocar no lugar do outro. "A hospitalidade pura consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições, antes de saber e indagar o que quer que seja, ainda que seja um nome ou um “documento” de identidade." OU SEJA, GABARITO C:incorporação da alteridade, pois a hospitalidade provém pelo fato de você se colocar no lugar do outro como se você também fosse um imigrante.

  • Isso, sim, é uma questão de linguagens.

  • A

    anulação da diferença. Na verdade o texto tem uma ideia contrária, devemos acolher antes de impor condições, antes de saber mesmo do nome, antes das diferenças. Ser aberto as diferenças, essa é a filosofia de Derrida.

    B

    cristalização da biografia. Deixar está biografia mais consolidada, sem mudanças, sem coisas novas isso é diferente da ideia do texto

    C

    incorporação da alteridade. Significa que temos que incorporar as diferenças, reconhecer diferenças e mesmo assim ser bons hóspedes para quem é novo, diferente.

    D

    supressão da comunicação. A comunicação é central para lidar com outros, não faz parte da hospitalidade

    E

    verificação da proveniência. O texto deixa claro que verificação não é o mais importante.

    Portanto Letra C