-
Prova Azul - Questão 52
Gabarito: A
Resolução: O tráfico de escravos africanos e seu escambo por aguardente, tabaco e tecidos baratos representam o aspecto mais visível do intercâmbio entre África e América do Sul, no Período Colonial. Entretanto, não se deve esquecer o comércio de produtos nativos, originários de ambos os lados do oceano, cujo conhecimento modificou ou enriqueceu os hábitos alimentares da duas regiões.
Curso Objetivo
-
Gabarito: A
Resolução: O trecho do texto “Escravidão, farinha e tráfico atlântico (...)” — escrito por Nielson Rosa Bezerra — destaca uma das principais consequências do processo de Expansão Marítima e colonização da América a partir dos séculos XV e XVI: a disseminação de hábitos alimentares e produtos até então regionalizados, restritos a determinados continentes, para outros. Neste caso, o historiador cita o processamento da mandioca, atividade originária dos nativos americanos que foi aperfeiçoada durante a colonização e depois disseminada por outros continentes. Esta modificação não significa necessariamente uma “ampliação dos saberes autóctones”, conforme escrito no item C. Deste modo, a resposta da questão é o item A, “difusão de hábitos alimentares”. (Nacional Online)
-
-
Por que não é a C?
-
Letra A
Ao longo do processo de colonização portuguesa, o comércio tornou o Atlântico um espaço de conexões entre Europa, América e África. A chegada da farinha de mandioca, através do comércio transatlântico, aos mercados africanos, exemplifica que as relaçoes estabelecidas permitiram a difusão de hábitos alimentares.
-
A letra C tá certa, houve a ampliação dos saberes autóctones, mas não é sobre isso que o enunciado está perguntando, "Considerando a formação do espaço atlântico, esse produto exemplifica historicamente a"
Com a formação do espaço atlântico criou-se a difusão de hábitos alimentares, pois o texto diz: "ao longo do processo de colonização portuguesa, a produção de farinha foi aperfeiçoada e ampliada, tornando-se lugar-comum em todo o território da colônia portuguesa na América"
Então, os saberes autóctones já foram difundidos e incorporados por outras culturas, o TRANSATLÂNTICO disseminou os hábitos DO TERRÓRIO, que já não era só dos nativos. Letra A é a resposta.
Cuidado com as alternativas que estão corretas, mas não é resposta buscada!
-
Por que não pode ser a letra C?
Veja bem: o texto inicia falando acerca dos autóctones. Mas, devemos nos atentar à conjunção "entretanto", na qual dar início a uma ideia adversativa. Isso está exposto nesse trecho: "Entretanto, ao longo do processo de colonização portuguesa, a produção de farinha foi aperfeiçoada e ampliada". Assim, fica evidente que o 'foco' da questão é a difusão dos hábitos alimentares; o que fica mais confirmado através das palavras-chave: consolidação, diferentes conexões, aperfeiçoada e ampliada, atravessou.
DICA:
Na hora da leitura e interpretação, preste atenção nas conjunções!
-
quanto esforço pra tentar explicar o porquê do gabarito. Pode ate funcionar depois que todo mundo já sabe a resposta "certa", mas antes disso é só chute pq obviamente tem possibilidade de duplo gabarito nessa questão.
-
Fiquei em dúvida entre a C e a A
Mas lembrei que... (depois de errar kkkkk)
ampliação dos saberes autóctones= significa ampliação dos saberes dos nativos. Nesse texto, não temos a ampliação dos saberes deles de forma literal, temos a ampliação da atividade realizada por eles que foi modificada ao longo do tempo. Claro que essa atividade provém de um saber, mas como o Enem é literal/gramatical no sentido da palavra, ampliar significa "tornar(-se) vasto ou mais vasto".
os saberes dos nativos não se tornaram mais vastos somente porque houve uma difusão da atividade deles de forma modificada.
-
Tudo porque eu não sei o que é "Autóctones", é de matar essas questões