SóProvas


ID
3165031
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os combatentes estava a mais famosa heroína da Independência. Nascida em Feira de Santana, filha de lavradores pobres, Maria Quitéria de Jesus tinha trinta anos quando a Bahia começou a pegar em armas contra os portugueses. Apesar da proibição de mulheres nos batalhões de voluntários, decidiu se alistar às escondidas. Cortou os cabelos, amarrou os seios, vestiu-se de homem e incorporou-se às fileiras brasileiras com o nome de Soldado Medeiros.

GOMES, L. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.


No processo de Independência do Brasil, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a

Alternativas
Comentários
  • A sociedade colonial foi marcada pelo escravismo, autoritarismo e patriarcalismo. Este último pode inclusive ser percebido pela proibição de mulheres nos batalhões. Foi deste modo a rigidez da estrutura social patriarcal que levou Maria Quitéria a precisar se vestir de homem para se alistar nos batalhões que lutaram nas guerras de independência. (Descomplica)

    Alternativa A

    Para o pessoal que marcou a "b", perceba que o comando pede para marcar algo que evidencie o processo de independência, ou seja, alguma estrutura daquela época. Com isso e com com o comentário do descomplica, além do texto da questão, é notório que a entrada de mulheres no exército, de fato, era proibida.

  • Aposto que até vc errou essa na primeira tentativa, pergunta confusa.

  • Letra A

    Para Maria Quitéria poder se alistar no exercito, foi obrigado ela fazer isso as escondidas. Logo, isso deixa claro que na época de Maria Quitéria o machismo imperava no brasil.

  • Cara eu tenho uns monitores e professores de História que contestaram essa questão, segundo eles a alternativa B estaria correta também, o enunciado não especifica o que se pede...

    Discordo do Leandro Alves,

    "...ou seja alguma estrutura daquela época". Discordo, o enunciado não especifica isso não, "o caso mencionado é emblemático porque evidencia a:"

    Rigidez hierarquia da estrutura social, correto, porque a mulher precisou fazer tudo o que fez pra entrar no exército, o que é emblemático no período citado.

    Inserção militar nos ofícios militares, correto porque a mulher não podia participar do exército, mas conseguiu, o que é emblemático no período citado.

    Sinceramente viu, ninguém me deu uma explicação consistente do porquê que a letra B está errada...

  • Muito confusa essa questão, na real tanto essa, quanto a da "expropriação de terras comunais" também de 2019, sério parece que não, mas quando você tá fazendo a prova e se depara com uma questão confusa desse tipo, fica mais difícil entendê-la porque muitas das vezes você está cansado e essa leitura confusa atrapalha muito, o que vai te induzir ao erro e eu mesmo errei essa questão ano passado! só não errei dessa vez porque já sabia... Mas é isso ai, errando e aprendendo!

    Bons estudos e que Deus nos abençoe!!

  • Letra A

    A heroína Maria Quitéria constitui um caso único da história das forças armadas brasileiras, ou seja, alistou-se no exercito e combateu os portugueses na guerra de independência. Todavia, deve-se lembrar que a não participação das mulheres em forças combatentes é uma consequência - salvo poucas exceções registradas pela historia - de uma tradição patriarcal subsistente através dos tempos, e não uma mera decorrência da formação social brasileira.

  • “No período da independência do Brasil, o caso é emblemático, isto é, representa e simboliza a sociedade da época. Assim, o que representa a sociedade nessa época é o que se afirma na letra A.

  • Para resolver essa questão, basta pensarmos que a maioria das mulheres, seja no Brasil, seja no exterior, só começaram a ter seus direitos garantidos e a participar mais ativamente da sociedade no fim da primeira metade do século XX. Portanto, a rigidez hierárquica da estrutura social brasileira, à época, não permitia que mulheres fossem militares.

    GABARITO: "A) rigidez hierárquica da estrutura social."

  • "Apesar da proibição de mulheres nos batalhões de voluntários, decidiu se alistar às escondidas", ou seja, maria quitéria teve que se disfarçar de homem- escondendo os seios, prendendo o cabelo e etc.- para conseguir participar do exército, o que evidencia o caráter PRECONCEITUOSO da época: fator que evidencia a rigidez hierárquica da estrutura social.

  • Gente essa pergunta não tem nada de confusa, ela é até bem direta, prestem atenção ao comando

    letra A

  • por que a letra B esta errada

  • meu deus, me diz que não é só eu que toda vez que vai fazer essa questão marca a letra B

  • o texto evidencia que havia inserção de mulheres? Aí que está colegas, o texto evidencia a dificuldade de uma mulher entrar no serviço militar, veja que para poder participar teve que se vestir como homem. Se houvesse inserção de mulheres o texto demostraria que naquela época mulheres podiam se alistar, o que vemos é totalmente o contrário.

  • "inserção feminina" na vdd, evidencia justamente o oposto

  • A inserção feminina nos ofícios militares só ira acontecer em 1940 na 2 GM com as enfermeiras da FEB.

    O gabarito correto seria A-rigidez hierárquica da estrutura social, pois essa rigidez na estrutura social impedia que mulheres pudesse ocupar cargos de combatente e militares por ser incompatível com a fragilidade feminina.

    O resto não fazia sentido e nem condizia com o texto.

  • não era evidente que uma mulher se alistasse