SóProvas


ID
3165034
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.

SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.


A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Resolução: A questão trata do processo de desconcentração espacial da atividade industrial, verificado após a Revolução Técnico-Científica-Informacional na década de 1970. A indústria busca os chamados Novos Fatores Locacionais, como mão-de-obra barata e incentivos fiscais. Não se deve confundir desconcentração com descentralização. Entre as alternativas, a resposta correta é a letra D, pois relaciona a tendência espacial com a lógica de concentração econômica, como ocorre nas grandes corporações empresariais, que se difundem por diversos países, com rígido controle gerencial, tecnológico e financeiro. (Nacional Online)

  • Letra D

    O texto traz a ideia da descentralização industrial feita de forma desigual, assimétrica, quando comparado os países do leste asiático e os países latino-americanos. O comando da questão pede a complementaridade entre essa dispersão espacial e outro aspecto geográfico. Essa dispersão, como o texto diz, é acompanhada da concentração econômica, que gera a assimetria das relações de poder, consequente da distribuição da produção internacional.

  • Gabarito D

    " Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000."

  • Letra D

    O processo de dispersão espacial da indústria mundial direcionou os fluxos de produção e investimentos para mercados com maior produtivo e mão de obra mais disciplinada, como a China e a Coreia do Sul, na Ásia, numa escala muito superior ao que ocorreu, por exemplo, em Brasil e México, na América Latina, demonstrando, claramente, o aspecto de concentração.

  • Por que não poderia ser a letra C?

  • usei o raciocínio lógico e conhecimento de mundo para responder, o texto já mostra a dispersão espacial e todos sabemos que os países citados tem concentração econômica desiguais.