SóProvas


ID
3165058
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.

The English Enlightenment, p. 1-3, apud MARTINS, R. A. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 169 (adaptado).


Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:

Alternativas
Comentários
  • Isaac Newton é considerado por muitos cientistas como um dos maiores cientistas de todos os tempos por ter compreendido leis e o funcionamento mecânico de corpos, como no caso exposto. Muito de suas descobertas se deve, para além de seu gênio, ao método aplicado. O que Newton fez diante do "mistério da maçã" foi propor hipóteses explicativas. Este é o método da ciência moderna, pois a partir das hipóteses formuladas, um cientista conduz testes a fim de confirmar ou negar suas hipóteses. No caso de Newton, sua hipótese o levou a conceber o conceito de gravidade e revolucionar o conhecimento físico e astrofísico.
    A resposta, portanto, é letra C.
    A letra A está errada, pois teses são concepções posteriores às hipóteses. Teses, são hipóteses testadas e defendidas por algum cientista. O filósofo Karl Popper dizia que toda tese deve ser FALSEADA (e não falsificada), o que significa ser testada novamente, dessa vez pela comunidade científica, para confirmar sua validade. Trata-se de um método de validação coletivo da ciência moderna.
    A letra B está errada, pois, ao contrário, o método newtoniano e da ciência moderna se baseia na observação.
    A letra D está errada, pois a contemplação da natureza, embora não tenha sido eliminada pela ciência moderna, não é seu fundamento. Para provar sua hipótese, Newton conduziria diversos experimentos em laboratório, ou seja, em ambiente controlado, não observando a natureza. Esse ambiente controlado, o laboratório, é, assim como a formulação de hipóteses, uma dimensão fundamental da ciência moderna.
    A letra E está errada, pois a universalização de conclusões é o oposto da ciência moderna que procura as leis específicas dos fenômenos para poder expandir o seu conhecimento sobre o todo.
  • No texto observamos a descrição no processo de produção de uma conclusão inicial que é consequência da observação de um fenômeno natural. No método científico, essa etapa é conhecida como a formulação da hipótese que fundamentará as experiências. Se confirmadas, as hipóteses passam por generalização e se transformam em leis. Se negadas, o cientista volta etapas no método. (Descomplica)

    Alternativa C

  • "Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra” é um palpite, uma hipótese, que no método científico é uma dimensão fundamental da ciência moderna

  • Letra C

    Hipótese: Proposição provisória e antecipada usada como demonstração de ações ou fenômenos da natureza, podendo ser comprovada pela suposição ou pela experiência.

  • Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs

    Criou uma hipótese..

  • A

    Falsificação de teses. A tese é uma hipótese testada e defendida por um cientista, ou seja, a falsificação da tese não é uma dimensão fundamental da ciência moderna, mas sim faz parte do processo da ciência moderna

    B

    Negação da observação. Pelo contrario a observação faz parte da ciência moderna.

    C

    Proposição de hipóteses. "Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”

    D

    Contemplação da natureza. Não faz parte da dimensão fundamental, pois a ciência moderna ver como melhor a observação em ambientes controlados, laboratórios, como uma dimensão fundamental e não a natureza por ser um ambiente tido como caótico.

    E

    Universalização de conclusões. A ciência moderna nunca universaliza conclusões, mas sim sempre tende a visar a especificação dos casos.

  • Essa não precisa nem ler o enunciado.