SóProvas


ID
3165142
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).


O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Questão que versa sobre respiração celular, vamos lá!

    De acordo com a questão, o DNP captura os H+ que estão nas intermembranas provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória e retornam para a matriz mitocondrial. Com isso, pergunta o motivo do efeito emagrecedor do DNP.

    Sabemos que a respiração celular (produção de energia- ATP) ocorre em 3 fases, quais sejam:

    -Glicólise: processo anaeróbio que ocorre no citosol da célula

    -Ciclo de Krebs ou do Ácido Cítrico: processo aeróbio que ocorre na matriz mitocondrial

    -Cadeia Respiratória ou transportadora de e-: processo aeróbio que ocorre nas cristas mitocondriais

    Portanto, se o DNP faz com que retorne os H+ para a matriz mitocondrial, irá prejudicar o bombeamento dos H+ pela proteína ATP-sintase que bombeia os H+ do espaço entre as membranas mitocondriais externa e interna para a matriz mitocondrial (interior da mitocondria). Lembrem-se que no transporte dos e- que os H+ são bombeados da matriz e vão para o local que irá realizar a ATP-sintase (espaço entre as membranas mitocondriais externa e interna) e que no processo da ATP-sintase que há a maior produção de ATP para a célula.

    Resumindo: se o DNP rouba o H+ e passa ele de volta para matriz mitocondrial, irá faltar H+ para passar pela ATP-sintase e isso irá prejudicar a produção de energia.

    Alternativa E

  • O ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular e ocorre na matriz mitocondrial. É constituído por oito etapas, e cada etapa é catalisada por uma enzima específica. Nesse ciclo, ocorre a oxidação do acetil-CoA e são produzidos 2 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 e 1 GTP. O ciclo de Krebs é uma reação catabólica que conserva parte da energia livre na forma de coenzimas, e esse ciclo pode ser desviado em várias direções metabólicas, dependendo da condição do organismo. Como colocado na questão, os prótons H+ não passarem pelo transporte enzimático altera a concentração na cadeia respiratória e haverá uma diminuição na produção de ATP. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) há uma alteração na cadeira respiratória, não uma obstrução. Incorreta.
    b) o bloqueio não ocorre, apenas uma alteração nas reações. Incorreta.
    c) a produção de acetil-CoA não é impactada. Incorreta.
    d) a glicólise é a etapa anterior ao ciclo de Krebs. Incorreta.
    e) redução da produção de ATP, resultando em maior gasto celular de nutrientes. Correta.

    Gabarito do professor: E.
  • ótimo esclarecimento sobre o assunto. obrigada

  • Por que a redução da produção de energia influência no emagrecimento?

  • Letra E

    Se a célula fica sem ATP, ela vai buscar mais nutrientes...

  • A alternativa diz que o descopador irá consumir outros nutrientes e um deles é o lipídio, que são as gorduras e assim, a pessoa emagrece.

    Ao invés de produzir ATP para energia da célula, irá usar a energia dos outros nutrientes.

    Portanto, a redução de ATP é prejudicial para a respiração celular, logo torna-se perigoso o uso do deste descopador.

  • E)

    O ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular e ocorre na matriz mitocondrial. É constituído por oito etapas, e cada etapa é catalisada por uma enzima específica. Nesse ciclo, ocorre a oxidação do acetil-CoA e são produzidos 2 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 e 1 GTP. O ciclo de Krebs é uma reação catabólica que conserva parte da energia livre na forma de coenzimas, e esse ciclo pode ser desviado em várias direções metabólicas, dependendo da condição do organismo. Como colocado na questão, os prótons H+ não passarem pelo transporte enzimático altera a concentração na cadeia respiratória e haverá uma diminuição na produção de ATP. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

  • Os desacopladores, ao desfazer o gradiente de prótons, diminuem a sua passagem pela enzima ATPsintese. Isso reduz a produção de ATP por molécula de glicose consumida. Com isso, na tentativa de produzir mais ATP haverá maior consumo de moléculas orgânicas.

    Letra E

  • Por que esta questão está no assunto ''introdução ao metabolismo energético'' se é necessário mais que isto para responder?

  • Essa questão foi umas das mais difíceis do caderno de natureza. Se você errou essa, pode se considerar sortudo, uma vez que o TRI iria cair matando em você.

  • A energia é armazenada nas formas de glicerídeos, como os triglicerídeos, a gordura, com a baixa produção desses estoques, haverá uma influência no emagrecimento.

    Fonte: lukas ptta' ☕

  • Se os prótons H+ não passam pelo transporte enzimático, isso altera a concentração na cadeia respiratória e ocorrerá uma diminuição na produção de ATP.

  • Ainda bem que eu não acertei véi, só to focando nas facéis e pronto
  • https://www.youtube.com/watch?v=9th1JCSLBGM

    Melhor resolução em vídeo