SóProvas


ID
3165154
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).


Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

Alternativas
Comentários
  • Questão tranquila, dá para levá-la por eliminação.

    a) impedir a penetração do parasita pela pele. Não, pois a vacina não impede que as cercárias penetrem na pele do indivíduo.

    b) eliminar o caramujo para que não haja contágio. Absurda, pois as vacinas, aplicadas em humanos, não irão matar os caramujos.

    c) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado. Não, já que a vacina irá impedir que a doença manifeste os sintomas no indivíduo, além da assertiva ser muito restritiva, cuidado com isso.

    d) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo. Não, mas poderia gerar dúvidas, o motivo de estar errada é que o organismo poderá sim ser infectado pelas cercárias, pois ela passará pela pele, contudo, como já dito, a vacina irá gerar a memória imunológica contra o esquistossomo e eliminá-lo antes dos sintomas aparecerem.

    e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas. Exato! Bem de acordo com o que expliquei nas assertivas anteriores.

    Alternativa E

  • A doença esquistossomose necessita de um caramujo aquático como hospedeiro intermediário que é contaminado por larvas miracídios, dentro do caramujo os miracídios se reproduzem em larvas contaminantes cercárias que voltam à água ate encontrar um organismo humano, e pelas fezes, liberam ovos contaminados novamente na água. Esse ciclo precisa ser combatido com o tratamento de água e esgoto, mas ainda assim a doença é disseminada, por falta de saneamento básico em alguns locais. A vacina, que é uma imunização artificial, possui a função de estimular a produção de anticorpos, então essa vacina teria a capacidade de eliminar o parasita (esquistossomo) assim que ele entra no organismo, ou seja, a manifestação dos sintomas não chegaria a ocorrer. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) a penetração do parasita ocorre mesmo com a vacina no organismo. Incorreta.
    b) a vacina não elimina o caramujo. Incorreta.
    c) o esquistossomo seria eliminado assim que entrasse no organismo. Incorreta.
    d) o contato com o organismo ocorre pois a vacina atua na produção de anticorpos, internamente. Incorreta.
    e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas. Correta.

    Gabarito do professor: E.
  • A vacina, que é uma imunização artificial, possui a função de estimular a produção de anticorpos, então essa vacina teria a capacidade de eliminar o parasita (esquistossomo) assim que ele entra no organismo, ou seja, a manifestação dos sintomas não chegaria a ocorrer.

  • Letra E

    Após tomar a vacina, mesmo que o esquistossomo entre no organismo, a resposta será tão rápida que a pessoa não irá nem se quer sentir os sintomas da doença.

    -O objetivo da vacina será combater a doença antes da manifestação dos sintomas...

    A vacina contra esquistossomose permitiria o combate ao verme pelas defesas do corpo antes mesmo da manifestação dos sintomas da doença. Isto ocorre pois a vacina é um método de imunização ativa e permite a memória imunológica, no caso, a partir do reconhecimento das proteínas do verme utilizadas para produção de vacinas.

  •  doença esquistossomose necessita de um caramujo aquático como hospedeiro intermediário que é contaminado por larvas miracídios, dentro do caramujo os miracídios se reproduzem em larvas contaminantes cercárias que voltam à água ate encontrar um organismo humano, e pelas fezes, liberam ovos contaminados novamente na água. Esse ciclo precisa ser combatido com o tratamento de água e esgoto, mas ainda assim a doença é disseminada, por falta de saneamento básico em alguns locais. A vacina, que é uma imunização artificial, possui a função de estimular a produção de anticorpos, então essa vacina teria a capacidade de eliminar o parasita (esquistossomo) assim que ele entra no organismo, ou seja, a manifestação dos sintomas não chegaria a ocorrer. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas:

    a) a penetração do parasita ocorre mesmo com a vacina no organismo. Incorreta.

    b) a vacina não elimina o caramujo. Incorreta.

    c) o esquistossomo seria eliminado assim que entrasse no organismo. Incorreta.

    d) o contato com o organismo ocorre pois a vacina atua na produção de anticorpos, internamente. Incorreta.

    e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas. Correta.

    Gabarito do professor: E.

    Processo do ciclo da esquistossomose em imagem:https://prnt.sc/uv3n1h

  • Se pensar em covid fica fácil.

  •  [E]

    A vantagem da vacina, em relação ao tratamento convencional, é a eliminação do esquistossomo no interior do organismo, antes da manifestação dos sintomas. A vacina deverá induzir o organismo humano a produzir anticorpos específicos para neutralizar as larvas cercarias.