-
De acordo com texto, "Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente" e "são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico". Com desta a esses trechos, podemos "testar" as alternativas. Vamos lá:
a) Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.- Não, pois o esterco, por via de regra, são excretas de animais, consequentemente, iria prejudicar mais o problema tratado na questão.
b) Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana. Não, contudo, poderia gerar dúvida. Posto que as concentrações são elevadas no esgoto doméstico, ou seja, precisa de algo novo para lidar com tal situação, investir em mais coleta é importante, no entanto, não iria minimizar o problema.
c) Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões. Não, essa está totalmente equivocada.
d) Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes. Exato! Pois, para essa situação, é preciso uma nova técnica para o tratamento do problema, com o intuito de atenuar a magnificação trófica dos fármacos nas cadeias alimentares, já que, antes de elas chegarem ao curso do rio, receberão o devido tratamento.
e) Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura. Não, bem equivocada essa assertiva, pois o lodo (termo vulgar para designar o sedimento próprio das terras inundadas) não irá diminuir a concentração dos fármacos, não tem ligação com o problema.
Alternativa D
-
Os recursos hídricos contaminados são parte de um dos problemas sérios na poluição da água, pois esse lançamento de compostos não biodegradáveis como metais pesados, plásticos e alguns agrotóxicos tendem a ter uma concentração elevada ao longo das cadeias alimentares. Quando esses compostos ocorrem no ambiente, os organismos absorvem na alimentação, podendo levar a distúrbios metabólicos ou até uma intoxicação nos mais altos níveis tróficos. Esses recursos hídricos contaminados requerem desenvolvimento de tratamento apropriado para descontaminação por serem de difícil remoção. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
A ação que minimizaria esses contaminantes seria:
a) o esterco é uma excreta que pode vir com fármacos residuais veterinários. Incorreta.
b) ampliar a coleta de esgoto não minimiza os contaminantes no solo e água. Incorreta.
c) descartar medicamentos dentro ou fora do prazo de validade em lixões contaminaria o solo com esses fármacos. Incorreta.
d) desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes. Correta.
e) os lodos das estações de tratamento de esgoto podem estar contaminados pelos fármacos. Incorreta.
Gabarito do professor: D.
-
Letra D
Sera necessário encontrar novos processos de solução para os contaminantes dos recursos hídricos, pois os que já existem não está sendo o suficiente...
-
https://www.youtube.com/watch?v=OgvJiPFaNDI
-
qUesTãO rIDiCulAmEnTe fÁCiL
-
A letra B poderia gerar dúvida, no entanto, se AUMENTAR a coleta, não DIMINUIRÁ os fármacos no ambiente, mas iria ocasionar numa MAIOR proporção desses no ambiente.
O descarte dos resíduos é feito no ambiente, a letra B estaria certa se "Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana" Troque Ampliação por inovações de tratamentos.
-
Eu marquei a letra D e vi o povo falando B e não entendi nada kkkkkkkkk o gabarito é D mesmo
Então, eu pensei assim, se é esgoto, água superficial e do subsolo, então não é só o esgoto. E aumentar não vai resolver, você só vai ter uma maior coleta de esgoto, mas vai continuar sem tratamento.
Por isso é necessário introduzir novos métodos para tratar os efluentes como um todo e não somente o esgoto. Outro erro da B é limitar para a zona urbana, sendo que na zona rural pode ocorrer a contaminação dos efluentes, só é menos comum, mas não impossível, o texto não menciona zona urbana, ele diz meio ambiente.