SóProvas


ID
3165262
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.

HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de História e Filosofia da Ciência, supl. 4, 1986.


O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?

Alternativas
Comentários
  • A luz é tão onda quanto é partícula, estas se chamam fótons. O que não é verdade é que esses fótons tenham algo a ver com as partículas que compõem o objeto.

  • ah essas questões sempre me pegando

  • Letra C

    Se tem partículas e luz envolvidos juntos, temos Isaac Newton.

  • Textos do ENEM + Minha Dislexia = Minha reprovação.

  • C- O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.

    newton defendeu que a luz era composta de partículas e essa teoria foi aceita por 100 anos mas após estudos de diversos cientistas essa teoria foi invalidada dando lugar a teoria da dualidade da luz, que diz que ora a luz se comporta como partícula( quando incide sobre superfícies), ora como onda (no espaço).

  • Resolução em vídeo boa:

    https://www.youtube.com/watch?v=EBSuvs5nyAg

  • Newton apresentou o modelo corpuscular da luz. O modelo proposto por Newton foi bastante satisfatório, pois conseguiu com satisfação explicar os fenômenos luminosos que até então eram de conhecimento apenas dos cientistas.

    O modelo de Newton considerava que a luz era composta por partículas (ou corpúsculos) que emergiam da fonte de luz. Seu modelo também considerava que a propagação da luz era retilínea pelo fato de as partículas que compõem a luz possuírem massa muito pequena e por se propagarem rapidamente.

    O princípio da independência dos raios de luz foi bem explicado pelo modelo corpuscular da luz. Considerando a existência de corpúsculos de luz, dois raios de luz se cruzam porque dificilmente as partículas de um feixe colidirão com as partículas do outro feixe de luz.

    O modelo corpuscular da luz também explica o modelo da reflexão difusa da luz. Quando as partículas que compõem a luz colidem com uma superfície, elas obedecem às leis da reflexão. No entanto, como a superfície é irregular, as partículas refletidas se propagam em diversas direções, justificando o porquê de a reflexão ser difusa.

    Já em uma superfície coletora opaca ou escura, as partículas de luz não são refletidas nem transmitidas, elas são absorvidas pelo coletor, aquecendo-o. Nesse caso, as partículas de luz, ao colidirem com a superfície não polida da placa coletora, transferem energia para as moléculas da chapa. É por esse motivo que os materiais que refletem bem a luz praticamente não aquecem quando recebem um feixe de luz.

    O modelo corpuscular também explica a refração da luz. Segundo Newton, a mudança na direção de propagação da luz, ou melhor, dos corpúsculos de luz, dava-se pela existência de forças. Na reflexão, os corpúsculos eram repelidos por causa de uma força repulsiva vinda da superfície refletora. Já na refração, esses corpúsculos eram atraídos para dentro do outro meio. Dessa forma, se a direção de incidência fosse oblíqua, a ação da força atrativa aplicada pelo meio sobre os corpúsculos de luz alteraria sua direção de propagação. 

  • Princípio da independência dos raios de luz.

  • Eu só fui pela interpretação, pois ele fala 'Quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala". O comando do enunciado foi "contesta", a única alternativa que tinha algo relacionado era que Newton falava que tinha particulas na luz (a partícula seria a flecha ou bala).

  • Puxa, não prestei atenção à palavra contesta!