SóProvas


ID
3167260
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à organização administrativa do Estado, julgue o item.

A desconcentração funcional consiste na distribuição de diferentes funções entre entes e órgãos, observando um critério de especialização.

Alternativas
Comentários
  • DescOncentração ADM-> Técnica de criação de órgão público

    Dentro da PJ, sem criação de nova PJ, com relação de hierarquia e subordinação.

  • A desconcentração funcional consiste na distribuição de diferentes funções entre entes e órgãos, observando um critério de especialização.

    Acho que erro pode ser a palavra em destaque.

  • Na verdade assemelha-se a desconcentração Material ou temática.. grifei algumas palavras chave..

    Espécies de desconcentração:

    desconcentração territorial ou geográfica:

    é aquela em que as competências são divididas delimitando as regiões onde cada órgão pode atuar. A característica fundamental dessa espécie de desconcentração é que cada órgão público detém as mesmas atribuições materiais dos demais, variando somente o âmbito geográfico de sua atuação. Exemplos: Subprefeituras e Delegacias de Polícia;

    desconcentração material ou temática:

    é a distribuição de competências mediante a especialização de cada órgão em determinado assunto. Exemplo: Ministérios da União;

    desconcentração hierárquica ou funcional:

    utiliza como critério para repartição de competências a relação de subordinação entre os diversos órgãos. Exemplo: tribunais administrativos em relação aos órgãos de primeira instância.

    Fonte Mazza, 2018.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • DESCONCENTRAÇÃO: entre órgãos, dentro da mesma pessoa jurídica.

  • GABARITO: ERRADO

    Desconcentração hierárquica ou funcional: utiliza como critério para repartição de competências a relação de subordinação entre os diversos órgãos.

  • Se obobserva o CRITERIO DE ESPECIALIZAÇÃO, então é desconcentração material ou temática e não Funcional, como diz a questão.

  • Gabarito Errado.

    Existem três formas distintas de desconcentração:

    em razão da matéria: Ministério da Edução, da Saúde, da Previdência, etc.;

    por hierarquia (ou grau): ministérios, superintendências, delegacias, etc.;

    ✓ territorial ou geográfica: Superintendência Regional do INSS do Norte, Superintendência Regional do INSS do Nordeste, etc. 

    Fonte: Professor Herbert Almeida.

    Graça e Paz

    Ainda que a figueira não floresça, todavia me alegrarei.

  • A desconcentração funcional consiste na distribuição de diferentes funções entre entes e órgãos, observando um critério de especialização. Resposta: Errado.

  • A questão indicada está relacionada com a organização administrativa do Estado. 

    • Desconcentração: 

    A desconcentração está relacionada com a distribuição interna de competências - dentro da mesma pessoa jurídica (DI PIETRO, 2018). Conforme indicado por Rossi (2020), a desconcentração pode ser territorial ou geográfica, material ou temática e hierárquica ou funcional.
    - Territorial ou GEOGRÁFICA: acontece quando as competências são repartidas entre as REGIÕES onde cada órgão poderá atuar. Exemplos: Subprefeituras e Delegacias de Polícia. 
    - Material ou TEMÁTICA: quando a repartição de competências ocorre em razão da ESPECIALIZAÇÃO de cada órgão sobre certo assunto. Exemplos: Ministérios da União. 
    - Hierárquica ou FUNCIONAL: "utiliza como critério para distribuição de competência a relação de subordinação entre um órgão e outro. Exemplo: tribunais administrativos em relação aos órgãos de primeira instância" (ROSSI, 2020). 
    • Descentralização:

    A descentralização pode ocorrer em duas modalidades - política e administrativa. A descentralização política é aquela em que as atribuições do ente descentralizado não decorrem do ente estatal. A descentralização administrativa, por sua vez, é aquela em que as atribuições dos entes descentralizados decorrem do poder central. 
    • Descentralização administrativa:

    - Territorial ou geográfica;

    - Por serviços, funcional ou técnica: "o ente político cria uma pessoa jurídica de direito público ou  privado e a ela atribui a titularidade e a execução de determinado serviço público. É o caso das autarquias, fundações governamentais, sociedades de economia mista, empresas públicas e consórcios públicos" (DI PIETRO, 2018). 
    - Por colaboração. 
    Referências: 

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
    ROSSI, Licínia. Manual de Direito Administrativo. 6 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.  

    Gabarito: ERRADO, uma vez que a descentralização que pode ser funcional. A desconcentração TEMÁTICA está relacionada com a especialização de cada órgão. 
  • Entre órgãos somente.

  • ERRADO

    Descentralização - Entes;

    Desconcentração - Órgãos.

  • ITEM - ERRADO - O correto seria desconcentração material ou temática.

     

    A doutrina classifica as desconcentrações em diversas espécies segundo o critério empregado para repartir as competências entre diversos órgãos públicos: 

     

    a) desconcentração territorial ou geográfica: é aquela em que as competências são divididas delimitando as regiões onde cada órgão pode atuar. A característica fundamental dessa espécie de desconcentração é que cada órgão público detém as mesmas atribuições materiais dos demais, variando somente o âmbito geográfico de sua atuação. Exemplos: Subprefeituras e Delegacias de Polícia; 

     

    b) desconcentração material ou temática: é a distribuição de competências mediante a especialização de cada órgão em determinado assunto. Exemplo: Ministérios da União; 

     

    c) desconcentração hierárquica ou funcional: utiliza como critério para repartição de competências a relação de subordinação entre os diversos órgãos. Exemplo: tribunais administrativos em relação aos órgãos de primeira instância.

     

    FONTE: Mazza, Alexandre Manual de direito administrativo / Alexandre Mazza. – 9. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019. 1. Direito administrativo 2. Direito administrativo - Brasil I. Título.

  • A DESCONCENTRAÇÃO FUNCIONAL também denominada HIERÁRQUICA é baseada em um escalonamento vertical. Aqui exite uma relação de hierarquia entre os envolvidos.

  • ERRADO

    Não há desconcentração funcional, mas sim descentralização funcional:

    Também tendo como sinônimos: legal/por serviços/técnica/por outorga: ocorre quando o Poder Público cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado e a ela atribui a titularidade e a execução de determinado serviço público.

    Está errada porque a questão traz o conceito de desconcentração temática, que ocorre quando a repartição de competências é em razão da ESPECIALIZAÇÃO de cada órgão sobre determinado assunto. Ex.: Ministérios da União.

  • Gab. E

    Questão com reescrita correta: A desconcentração material ou temática consiste na distribuição de diferentes funções entre órgãos, observando um critério de especialização.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Explicação:

    Há dois erros na questão:

    1 - é a desconcentração material/temática que distribui competências mediante a especialização do órgão.

    2 - a desconcentração pressupõe a distribuição interna de competência de uma única pessoa, ou seja, a distribuição de competência não é entre entes.

    QUESTÃO: A desconcentração funcional consiste na distribuição de diferentes funções entre entes e órgãos, observando um critério de especialização.

  • Apenas entre os órgãos

  • DESCONCENTRAÇÃO

    ➥ Está sempre referida a uma só pessoa. Ou seja, é competência de um único órgão. Logo, ao repartir competências a uma mesma Pessoa Jurídica, caracteriza-se um evento denominado desconcentração administrativa.

     Em outras palavras, é a distribuição de competências entre órgãos dentro da mesma pessoa jurídica, a fim de permitir o mais adequado e racional desempenho das atividades estatais.

    [...]

    RESUMINDO

    Originárias da própria administração pública. 

    A administração pública desmembra seus órgãos. 

    O vínculo de hierarquia permanece. 

    [...]

    QUESTÕES DE FIXAÇÃO

    A existência de órgãos públicos que realizem atribuições predeterminadas, originárias da própria administração pública, caracteriza um processo de desconcentração administrativa. CERTO ☑

    Na desconcentração, há divisão de competências dentro da estrutura da entidade pública com atribuição para desempenhar determinada função. CERTO ☑

    A distribuição de competências entre os órgãos de uma mesma pessoa jurídica denomina-se desconcentração, podendo ocorrer em razão da matéria, da hierarquia ou por critério territorial. CERTO ☑

    Desconcentração administrativa consiste na distribuição do exercício das funções administrativas entre uma mesma pessoa jurídica. CERTO ☑

    [...]

    ☛ PRA FIXAR!

    DescOncentração -> Órgão (sem PJ)

    DescOncentração cria ÓrgãosADMDireta

    - União.

    - Estados.

    -Distrito Federal.

    -Municípios.

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Continuei sem entender.

  • Ignorei completamente a palavra "entes " passou batida.

  • NÃO É CORRETO dizer que "A desconcentração funcional consiste na distribuição de diferentes funções entre entes e órgãos, observando um critério de especialização."