SóProvas


ID
3167269
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao controle da Administração, julgue os item.

Uma das formas que desencadeiam o controle administrativo e a autotutela são os recursos hierárquicos: o próprio é dirigido à autoridade que praticou o ato; e o impróprio é dirigido à sua chefia imediata.

Alternativas
Comentários
  • O recurso hierárquico próprio é dirigido à autoridade imediatamente superior, no mesmo órgão em que o ato foi praticado.

    O recurso hierárquico impróprio é dirigido à autoridade de outro órgão.

    ERRADO.

  • Recurso hierárquico próprio: é aquele dirigido à autoridade ou ao órgão imediatamente superior

    Recurso hierárquico impróprio é aquele decorrente de controle finalístico e, por isso não é propriamente um recurso hierarquíco. É dirigido à autoridade que NÃO possui posição de superioridade  hierárquica em relação a quem praticou o ato recorrido, mas tão somente a possibilidade de controle em decorrência da vinculação 

    DICA: QUANDO TRATAR-SE DE RECURSO HIERÁRQUICO IMPRÓPRIO VOCÊ LIGA À IDEIA DA DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (criação de entidades - não integra a mesma hierarquia). E QUANDO TRATAR-SE DE RECURSO HIERÁRQUICO PRÓPRIO VOCÊ LIGA À IDEIA DA DESCONCENTRAÇÃO ADMINISTRATIVA (criação de órgão - integra a mesma hierarquia).

  • ***RECURSOS HIERÁRQUICO

    1- Recurso próprio: aquele direcionado para autoridade superior ao órgão. Interposto ainda que não haja previsão legal.

    2- Recurso impróprio: direcionado a autoridade não superior/diferente daquela que proferiu a sentença (ex: delegacia de fiscalização), somente possível se houver previsão legal. Recurso de decisão da Adm. Indireta feita para a Adm. Direta.

    Obs: no direito administrativo é possível a reformatio in pejus

    Obs: os recursos administrativos possuem efeito devolutivo e não suspensivo.

  • Esquematizando...

    Hierárquico próprio: Dirigido à autoridade imediatamente superior

    Dentro da mesma estrutura , mesmo órgão

    Já cobrado em prova: Não precisa de previsão legal

    Impróprio:

    Dirigida à autoridade estranha

    Não é dentro da mesma estrutura.

    PRECISA DE PREVISÃO LEGAL.

    Veja como caiu:

    FCC-DPE-SP-Q46367

    O recurso hierárquico impróprio é o recurso interposto contra a decisão de dirigente de entidade da Administração Indireta, para a autoridade a que está vinculada, na Administração Direta.

    (x) certo

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito Errado.

     

    --- > Recurso hierárquico próprio: dirigido à autoridade superior independe de lei.

    --- > Recurso hierárquico impróprio: dirigido à autoridade superior de outro órgão.

    >Só pode se houver previsão em lei.

  • A palavra autotutela está correta? Pois diz que ela desencadeia o recurso hierárquico, porém, a própria administração ingressa com um recurso contra ela mesmo? Me expliquem, por favor. Entendo que é possível a auto tutela e a administração revogar ou anular seus atos, porém, ela ingressa com recurso contra si? Ou seria o caso de outro órgão ou ente da administração ingressar com um recurso? Obg pela ajuda!

  • A questão indicada está relacionada com o controle da Administração. 

    • Controle da Administração:

    Segundo Mazza (2013), o controle administrativo fundamenta-se no poder de autotutela que a Administração exerce sobre os seus atos. O objetivo do controle administrativo é confirmar, corrigir ou alterar os comportamentos administrativos. 
    Meios de controle administrativo: a supervisão ministerial - entidades descentralizadas - e o controle hierárquico - típico dos órgãos da Administração direta. 
    • Recurso hierárquico próprio e impróprio:

    Conforme indicado por Mazza (2013), o recurso hierárquico PRÓPRIO pode ser entendido como o recurso endereçado à AUTORIDADE SUPERIOR a que praticou o ato. O respectivo recurso não precisa de previsão legal para ser interposto. No que se refere ao recurso hierárquico IMPRÓPRIO cabe informar que é dirigido à autoridade que NÃO OCUPA POSIÇÃO DE SUPERIORIDADE hierárquica em relação a autoridade que praticou o ato. O recurso hierárquico impróprio depende de previsão legal para ser interposto. 
    Referência:

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: ERRADO, uma vez que o recurso hierárquico PRÓPRIO é aquele endereçado à autoridade SUPERIOR a que praticou o ato. 
  • PRÓPRIO: Quando o recurso segue a linha hierarquica do próprio órgão onde o mesmo corre;

    IMPRÓPRIO: Quando o recurso é enviado a outro órgão; 

    Lembrando que nesse último caso é preciso o regimento de lei;

  • Þ  Recursos hierárquicos próprios: são aqueles dirigidos a autoridades ou órgãos imediatamente superiores aos responsáveis pelo ato.

    Þ Recursos hierárquicos impróprios: são aqueles endereçados a autoridades ou órgãos que não são hierarquicamente superiores àqueles responsáveis pela edição do ato ou decisão que se deseja impugnar. Por não ser decorrente de hierarquia, o recurso impróprio só é cabível se previsto expressamente em lei.

    GAB: ERRADO

  • Banca terrível

  • PRÓPRIO – Autoridade SUPERIOR – Mesmo órgão – Independe de lei.

    IMPRÓPRIO – NÃO OCUPA POSIÇÃO DE SUPERIORIDADE hierárquica em relação à autoridade que praticou o ato– Outro órgão – Depende de lei.

  • →  Recurso hierárquico

    ·      Próprio: a parte dirige à autoridade ou instância superior do mesmo órgão administrativo, pleiteando revisão do ato ocorrido.

    ·      Impróprio: é um recurso dirigido à órgão que não tem relação de hierarquia (por isso alguns doutrinadores não o reconhecem como recurso hierárquico).

    Errada

  • GABARITO: ERRADO

    Recurso hierárquico próprio: A autoridade superior estiver dentro do mesmo órgão mesma estrutura da autoridade que proferiu a decisão.

    Recurso hierárquico impróprio: A autoridade superior estiver em outra estrutura da Administração.

  • Reconsideração de ato - para autoridade que praticou o ato. Recurso hierárquico próprio - para autoridade superior a que praticou o ato. Recurso hierárquico impróprio - para autoridade sem vínculo hierárquico.
  • Recurso nunca será para a mesma autoridade que praticou o ato!! Para a mesma autoridade, será RECONSIDERAÇÃO.

  • Errado.

    Complementando os colegas:

    Pedido de Reconsideração: solicitação de reexame dirigida à mesma autoridade que praticou o ato.

  • Próprio = mesmo órgão

    impróprio = órgãos diferentes

  • - Recurso hierárquico próprio é dirigido à autoridade imediatamente superior, no mesmo órgão ou PJ em que o ato foi praticado.

    • dispensa previsão legal ou regulamentar expresso, pois deriva do poder hierárquico.

     

     - Recurso hierárquico impróprio é dirigido à autoridade de outro órgão ou autoridade sem hierarquia, não integrados na mesma hierarquia daquele que proferiu o ato.  (A nomenclatura é justificada em virtude de não haver hierarquia propriamente dita, apenas uma vinculação )

    •  a admissibilidade desse recurso depende de lei expressa, pois, nesse caso, não há relação de hierarquia.
  • Recurso hierárquico

    ·      Próprio: a parte dirige à autoridade ou instância superior do mesmo órgão administrativo, pleiteando revisão do ato ocorrido.

    ·      Impróprio: é um recurso dirigido à órgão que não tem relação de hierarquia (por isso alguns doutrinadores não o reconhecem como recurso hierárquico).