SóProvas


ID
31675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito da política externa argentina na primeira década do século XXI, julgue (C ou E) os itens seguintes.

No governo de Nestor Kirshner, a política externa argentina tem sido subordinada à necessidade de se restabelecerem condições para a retomada do equilíbrio econômico, o que explica a prioridade conferida às relações com os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o alinhamento com as políticas preconizadas pelos organismos econômicos multilaterais.

Alternativas
Comentários
  • A OCDE é o organismo que congrega os países ricos. A Argentina de Kirshner busca, na verdade, a aproximação com países do continente e países em desenvolvimento.
  • So para dizer que o primeiro nome da atual presidente da Argentina é Cristina.
  • O referido “realismo periférico”, como nomearam alguns analistas o paradigma da política extena argentina dos anos 90 e que dura até 2003 (outros, como o professor Amado Cervo prefere chamar este de “paradigma normal”), privilegiava as relações com os países mais desenvolvidos (como os membros da OCDE) e especialmente com os EUA, além de procurar seguir com esmero as orientações dos organismos econômicos internacionais (principalmente as do FMI).

    Após a crise argentina de 2002 e a eleição de Néstor Kirchner em 2003, este país abandona o referido paradigma e procura firmar um chamado “novo pacto”, que seria “não com o capital financeiro internacional, mas com o setor produtivo nacional”. É importante extrair desse discurso a nova forma de comandar a política econômica argentina e que trouxe consigo uma relação mais conflituosa entre o país e os organismos econômicos mundiais.

    Na política externa, esse novo paradigma se reflete em abandono daquela relação de alinhamento inequívoco com os EUA e numa maior aproximação para com outros países – inclusive com seus vizinhos sul-americanos, em especial com a Venezuela.

  • Parabéns pelo comentário, colega.